Cometi coisas absurdas e nojentas na infância

Feita por >caio · 18 jul 2023 Traumas

Olá, sou Caio e tenho 19 anos. Meus pais sempre foram rígidos e sempre fui mantido em casa, eu era uma criança quieta. Desde os meus 11 anos tive contato com pornografia e se tornou um vício durante toda minha infância e pré adolescência, e nessa mesma época, entre meus 11/12 anos conheci um homem adulto nas redes sociais e ele ficava conversando sobre sexo e me pedia fotos nus e eu como era criança fazia tudo que ele pedia.. Voltando ao vício em pornografia, nesse período eu vi todos os tipos de conteúdos possíveis, desde incesto a abuso sexual, na minha cabeça tudo aquilo era normal. Eu tenho um primo que é 6 anos mais novo que eu e nessa época eu ficava me insinuando pra ele, pedia pra ele tocar nas minhas partes íntimas como eu via nos vídeos (nunca ocorreu penetração), isso ocorreu algumas vezes. A última vez eu tinha entre 14/15 anos e ele 9 anos. Eu tava tão consumido pela pornografia que com 13/14 anos ficava me exibindo pelado pro meu avô e outros membros masculinos da família e na minha cabeça não tinha nada de errado, aliás eu via isso nos vídeos. Foi quando fui crescendo que comecei a entender a gravidade de tudo isso, então a culpa e a repulsa tomou conta de mim mesmo, não consigo me olhar no espelho até hoje com nojo de mim mesmo. A culpa é tão grande que entrei em um quadro depressivo e tentei tirar minha vida algumas vezes. Minha cabeça tá tão acabada, odeio lembrar da minha infância e pré adolescência pq eu era uma pessoa nojenta e isso dói tanto, lembrar de todas essas coisas. Fico me perguntando se essas coisas afetaram meu primo, se posso ser um motivo de algum trauma dele, hoje em dia ele tem 12 anos, acho que ele se lembra dessas coisas mas nunca demonstrou me odiar ou algo do gênero, mas eu me odeio tanto. Não sei se consigo carregar essa culpa mais.

A melhor resposta 19 JUL 2023

Querido Caio, às vezes ante uma criação muito rígida, a pessoa pode desenvolver uma válvula de escape a toda essa repressão, geralmente algo "proibido". Se perdoe, não se julgue mais.
Vc reconhece hj o que houve como inadequado e é isso q importa.
Uma criança ou adolescente é um ser em desenvolvimento e por isso não avalia as coisas como um adulto é capaz de avaliar, assim como vc faz hoje.
Siga em frente, se ame. Não seja tão rígido com vc como seus pais foram.
Hoje vc pode construir uma nova história.
Recomendo tb Psicoterapia, vai te ajudar mto nesse processo!
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

20 JUL 2023

Olá Caio.
É importante que você perceba que a pornografia interferiu, negativamente, na sua vida.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar sentimentos de nojo e culpa.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

20 JUL 2023

Caio, você era criança, foi crescendo com referências não saudáveis, pais repressores, muita proibição e curiosidades...Não se chicoteie absurdamente por coisas que foram acontecendo e você não soube barrar. Aconteceram. E se você sente culpa, repulsa é sinal de que é um neurótico comum e não um ser que quer seguir nisso, que sente prazer nisso, justamente por isso temos a chamada consciência. Quantas coisas terríveis desde a criação do mundo todos já fizeram, mas a diferença é que uns escolhem o caminho certo e outros infelizmente optam pelo erro. Você está escolhendo sair disso. Eu te ajudo, ressignificando tudo que passou e fazendo diferente, buscando pensar em projetos, propósitos de vida, olhando pra frente, sabendo do que você mas que isso não te determina, isso faz parte de você mas não é você , você é mais, e pode viver muito e fazendo coisas incríveis, tendo relacionamento com pessoas saudáveis também,formando tua familia, fazendo cursos. Não se penalize pelo passado, já foi, a culpa vem com essa função, mas pegue a força, e até uma raiva que deve ter de si e coloque nos teus projetos de vida. Verá que isso tudo vai perder força e não vai mais te causar dor.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 JUL 2023

Olá Caio,
Agradeço a entrega sobre seus vícios comportamentais desde os seus 11 anos de idade. Toda essa fixação em pornografia denota o quanto você está comprometido com essa alternativa em função de seu imaginário ter se deslocado para esse campo. Faço ideia do quanto perturbador foi e continua sendo pra você. Realmente se tornou um peso, ou seja, lhe causou um imenso prejuízo emocional, inclusive porque você relata que projetou para seu primo parte desses ranços comportamentais. Acredito que você necessite de uma imersão urgente em seus conteúdos afetivos- emocionais. Isto pode ser feito através de seu atendimento psicoterapêutico, alinhado também a uma avaliação médica, seja de um psiquiatra ou de um neurologista, para surgir um diagnóstico mais preciso. A enorme culpa que você descreve sentir é fruto de todo o desvio instalado, resultado do trauma estabelecido.
Agende um horário comigo o mais breve possível. Invista em você e no seu bem estar emocional.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

19 JUL 2023

Olá Caio, espero que esteja tudo bem com você!

É interessante que você possa elaborar de maneira adequada toda essa época que você teve contato excessivo com pornografia, e que teve tais comportamentos. Embora possam ser lembranças confusas, que te trazem sofrimento, é importante que você possa se estabilizar em relação a elas, para seguir com sua vida da melhor maneira. Você precisa estar bem, consciente, lúcido em suas ações e intenções, para você desenvolver seus projetos pessoais e ir atrás daquilo que você deseja para si. É importante mencionar que você teve contato com pornografia em uma época que você deveria estar desenvolvendo outras habilidades e aptidões, e isso pode estar diretamente relacionado com essas práticas que relata. Devemos entender que o conteúdo desses filmes não encontra nenhum respaldo na realidade. Como na época você não tinha capacidade de discernir, isso acabou interferindo em um desenvolvimento natural de sua sexualidade, pautada em experiências e frustrações com pessoas reais. Até isso deve ser revisto dentro de sua trajetória. De imediato, é indicado que você cesse por completo o consumo desse tipo de conteúdo, e comece a trabalhar sua mudança pessoal. Um profissional de Psicologia é muito indicado em seu caso, e pode te auxiliar bastante dentro de um processo de psicoterapia. Busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia assim que possível. Você pode iniciar um novo momento de sua vida, e essa parece ser uma boa hora para isso, mas primeiro você precisa lidar com essas questões que estão te causando dor e sofrimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

19 JUL 2023

Olá Caio! Obrigado por escrever. Certamente você precisa da ajuda de um de nós, psicólogos, para elaborar melhor entendimento das etapas evolutivas da vida. De certa forma, quando criança, você agia conforme os estímulos a que era exposto naquela época. De certa forma você era outra pessoa.
Você precisa falar sobre tua história, refletir, organizar entendimento e encaminhamentos válidos para seu tempo atual, sem ser culpabilizado por si mesmo, com base no entendimento de hoje, mas por atos da criança que você foi.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.