Fiz coisas que me arrependi na infância

Feita por >PP · 11 mai 2022 Traumas

Quando eu tinha por volta dos 9, 10 anos fiquei um tempo sozinha em casa pois meus pais saiam para trabalhar.
Eu fiz coisas que hoje me arrependo amargamente, brincadeiras que não deveria para idade com a vizinha "brincadeira de médico" isso faz uns 17 anos atrás, até então não me lembrava de nada, e de uns tempo pra cá vem essas memórias mto fortes, um medo absurdo de alguém descobrir uma vergonha de tudo oq fiz. Hoje em dia já não tenho contato com essa pessoa. Fiz algo que abomino, muito nojo. Não consigo esquecer e tenho medo dela também não ter esquecido.

A melhor resposta 13 MAI 2022

Oi PP,
Quando era criança, assim como a vida é, não tinha maldades, tudo era permitido, não tinha vergonha, as coisas eram naturais, ficar nu ou vestido era a mesma coisa. Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo eram e são experiências que se pode fazer; com o livre arbítrio, cada um deixa de fazer ou continua fazendo de acordo com aquilo que internamente se permitia fazer. Na verdade, não há nenhum Deus castigador, punitivo que condena atitudes, ações; também não há nenhum Deus gratificador, que salva, que premia por coisas realizadas. Só há consequências, resultados das nossas escolhas e decisões; só há aprendizagens, colhemos o que plantamos.
Porém, o sistema (de ensino, religião, costumes, valores, cultura, crenças) foi restringindo esta liberdade, foi proibindo, colocando limites e inventaram o céu e o inferno, o castigo através do medo, como forma de dominar as pessoas. E aí, o que era puro se tornou pecaminoso, proibido...
Tudo o que fez, ficou gravado no seu emocional, provavelmente se sentindo culpada por ter feito coisas que hoje se arrepende. Mas sente culpa por força da lei moral colocada pelo sistema e não pelo que fizeram mesmo.
Agora, as coisas voltam à sua lembrança para ser curado, ressignificado e entendido; tem que lavar a sua alma, corrigir o entendimento do acontecido.
Pode fazer isso através da Psicoterapia para corrigir esta informação, se livrar da culpa.
A possibilidade de viver bem o tempo presente é solucionar, fazer as pazes com o seu passado.
Abraços.

5817 respostas

12 MAI 2022

Olá, PP
Tente não carregar a culpa que sente por algo que fez no passado, pois você não tinha a consciência que tem hoje. Se o sofrimento pela lembrança do que fez estiver muito pesado para você, sugiro que procure um profissional para auxiliá-lo. Fico à disposição.
Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

12 MAI 2022

Olá PP.
É normal crianças da mesma idade fazerem descobertas e trocas de carinho similares a essas que citou. Experiências como a sua podem estar presentes na vida de muitas pessoas. A culpa e medo surgem pela cobrança da cultura social, da família, da religião. Esses fatores e também a personalidade podem ter contribuído para que hoje sinta-se muito culpada e envergonhada. Procure um psicólogo para falar sobre esse fato e ressignificar essas experiências e focar a energia para os fatos atuais e mais funcionais.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 MAI 2022

Olá PP! Obrigado por se manifestar. Uma grande parte das crianças e adolescentes - para dar melhor esclarecimento - mais da metade, experimenta algum tipo de experiência dessa natureza. Faz parte do exercício de compreensão do corpo, do desenvolvimento, da sexualidade. Cada qual vivencia uma circunstância e um significado. Muito provavelmente sua vizinha viveu mais de uma experiência dessa natureza, entendeu como aprendizado, ou nem se lembra - menores de quatro anos, ou abalados pelo acontecido, costumam não se lembrar.
Será bom você poder conversar com pessoa amadurecida, de profunda confiança, ética, sensata, com abertura menta, para refletir sobre isso. O psicólogo, como cientista da área - comprometido com o código de ética, acostumado a demandas assemelhadas, é o mais indicado e seguro.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, lideres religiosos, são muito falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações e criadouros dos mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

12 MAI 2022

Olá
Para perdoamos nossos erros, precisamos compreender as condições que estávamos naquele momento. E principalmente reconhecer que não faríamos aquilo novamente. Carregar essa culpa por algo que não é possível ser desfeito pode ser uma tortura enorme. Por isso acredito que um profissional possa te ajudar a tornar esse gosto menos amargo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha