Porquê não consigo demonstrar demonstrar afeto? Carinho?

Feita por >Cartolouco · 22 jul 2022 Terapia familiar

Desde criança não consigo abraçar, não consigo dizer que amo, na verdade,meus pais nunca disseram que me ama, diziam que gostavam de mim, mas entendo que era a forma deles de dizer alguma coisa, até porque a vida deles não foi nada fácil. Com o tempo eu cresci sozinha, nunca gostei de ter amizades, quando alguém tenta ficar grudado ou perto demais, me sinto sufocada, bate um desespero às vezes nessas situações, ou quando alguem tenta mandar em mim ou dar ordens, me sinto muito nervosa o estresse bate 100% e sufocada. Tenho 23 anos e sou casada. E até hoje sou assim, e penso nisso todos os porque parece que tô presa em alguma coisa. E mesmo não demonstrando tenho um medo imenso, de acontecer alguma coisa com meus pais, porque tenho minha forma de demonstrar e a mais perceptível à eles é me preocupando. Queria saber porque me sinto assim, minha infância foi muito difícil, família da minha mãe sempre me humilhou, me excluiu, e eu morava com eles e minha mãe, e com o tempo descobri que minha avó não gostava da própria filha, um filho indejado, e descontava em mim, minha mãe sabia , mas era o único lugar que tínhamos pra ficar . Hoje fico feliz por ela ter construído uma família e nunca mais ter passado nada de ruim. Meu pai sempre foi um homem bom, dele só tenho boas lembranças, um pai presente, e que tinha a forma dele de demonstrar.

A melhor resposta 26 JUL 2022

Olá Cartolouco ;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação. Realmente temos pensamentos que precisam ser questionados em um diálogo interno.
E isso nos leva a algumas reflexões: sobre si mesma, sobre nossas relações, sobre o que queremos.

Nosso modo de ser, estar e se relacionar com o mundo vai se delineando ao longo de nossa vida e histórias. Vamos aprendendo a interagir com esse ambiente, a buscar maneiras de ser aceita e se sentir pertencente, encontrar modos de atender nossas necessidades. Faz parte do viver.

Ao nos tornarmos adultas, nos inserimos em relações que nos solicitam amadurecermos nossos padrões de ação a fim de alcançarmos nossa plenitude, nossos objetivos de vida, a construção de sonhos.

A partir das nossas histórias de vida, de situações e convívios que mantemos ao longo de nosso desenvolvimento, vamos construindo mecanismos de ação e defesa "padronizados" que demonstram quem somos. Fazemos, nesse momento, o melhor que podemos com aquilo que temos. Ao mesmo tempo, vamos aprendendo e apreendendo valores, condutas, direcionamentos nesse processo. Isso delineia o modo de ser e estar em relação a si mesma e ao mundo. Isso de algum modo direciona o modo como você se vê, o modo como sente, a maneira como se expressa, aquilo que aceita. Enfim, constrói sua autoestima.

Autoestima nada mais é do que o modo como nos percebemos, nos tratamos, nos relacionamos. O que muitas vezes acontece é que não aprendemos a olhar com maturidade para isso. Precisamos desenvolver uma interação mais saudável e funcional consigo mesma. E nesse pacote entra observar, interagir e direcionar pensamentos, que nada mais são do que uma extensão de si mesma. E isso reflete em tudo: pensamentos geram emoções e, a partir delas, nossas ações. Como estão seus resultados? como está o seu sentir em relação a si? Como você se percebe no mundo?

A meu ver, sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Talvez você possa fazer algo a respeito através de posicionamentos e escolhas diferentes. Um processo de terapia com uma psicóloga pode ampliar sua consciência, trazer mais clareza a seus pensamentos e emoções a respeito, gerar mais segurança na tomada de decisões e interações consigo mesma e com o mundo.
Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

25 JUL 2022

Olá
O fato de não demonstrar afeto, não significa que não os tenha. Talvez não conseguiu aprender, ou por conta das situações que viveu não consegue demonstrar o afeto que gostaria. Há situações na vida de uma pessoa que a faz ir perdendo habilidades, e no seu caso pode ter perdido a habilidade de demonstrar afetos. Você pode treinar sua afetividade e a demonstração dela, vai começando aos poucos fazendo o mínimo e com o tempo aumentando sua forma de demonstrar afeto, pode começar com pessoas que sente maior facilidade e intimidade e ampliar para outros que tem menos facilidade, mas gostaria de dizer o que sente, além de abraçar. A psicoterapia pode te ajudar a ir construindo este caminho.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 JUL 2022

Olá, Cartolouco. - Te cumprimento assim em razão do nome utilizado nesta postagem.

Li o que escreveste com muita atenção.
Fiquei pensando como atualmente você tem lidado com esta questão.
Aparentemente, há questões relacionadas a experiência com seus pais que podem ser tratadas...
Contudo, detendo-me a sua pergunta inicial, existiriam diversas explicações para esta indisponibilidade...uma delas, é que talvez você não tenha "aprendido" me baseando pelo que escreveste...no entanto, você é capaz de detectar, sentir quando isso vem do outro...as vezes é tão forte que te sufoca...talvez assuste, você se sente desesperada...

Cada pessoa na vivencia de suas experiências, termina por seguir algum direcionamento.
Entendo perfeitamente que buscas explicações...
Creio que a psicoterapia te ajudaria e muito em seu processo de autodescobrimento...

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

24 JUL 2022

Oi..... Bom Dia!
Qual a referência de vida que voce tem? Teus pais não te amavam, apenas gostavam, masnão recebeu demonstrações de afeto e amor... logicamente agora voce também não consegue abraçar... não consegue ter amizades demonstrar afeto e amor.
Tudo o que está enfrentando é sintoma de que voce não se conhece, não sabe quem é, não sabe da sua verdadeira identidade, desconhece seu objetivo de vida, está se colocando como vítima da situação, está vivendo na queixa, não está se responsabilizando pela própria construção.
Enquanto continuar vivendo neste clima, só vai colher tristeza, sofrimento, rancor, azedume, inconformação.
Voce não soube identificar os desafios que a vida te deu, as mensagens práticas que recebeu através da vida do dia a dia.
Precisa acordar, precisa promover a expansão da tua consciência, do por que estamos aqui.
Faça Psicoterapia, seja dona da sua vida, dona das tuas emoções e não escrava e iludida.
Voce pode, a vida te deu a liberdade e o livre-arbítrio.
Abraços

5817 respostas

23 JUL 2022

Olá Cartolouco.
Faça terapia para entender o seu comportamento.
Sim. Para algumas pessoas a forma como viveram e até mesmo por questões genéticas o relacionamento social se torna bem difícil e quando os outros se aproximam além de certo limite essa proximidade causa muita ansiedade, receber ordens ou imaginar que pode perder o controle sobre si mesmo ou sobre os outros também pode desencadear ataques de ansiedade e sensação de sufocamento. Estar preso nestes pensamentos negativos causa ataques de Ansiedade e gasto de energia que poderia ser usada em outras áreas da vida como o lazer, espiritualidade, estudos, artes entre outras que poderiam contribuir para que entre em contato com você mesmo, com a sua identidade, com os seus desejos e aceitá-los. Na medida em que aprender a se expor a sua interação com os outros poderá se tornar uma aventura prazeirosa. Você precisa aprender a se prevenir para controlar a Ansiedade.
Fico à disposição para desenvolver esses conteúdos durante a terapia.
Maria Nair de Castilho
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

23 JUL 2022

Bom dia, Cartolouco!
Segundo seu relato a dificuldade em demonstrar e receber afeto está relacionado aos vínculos familiares. Sua insegurança e ansiedade pode estar relacionado com a questão de se sentir aceita. Sugiro que busque um profissional que se identifique para que possa reconhecer os seus sentimentos e trabalhar o autoconhecimento, pois com certeza ajudará melhorar suas relações interpessoais.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

23 JUL 2022

Olá
Imagino que seja difícil construir relações de intimidade e confiança a partir do seu histórico. Afinal, demonstrar afetos passa por um filtro de confiança: será que é seguro que essa pessoa conheça minhas "vulnerabilidades"? Se alguém que deveria me passar segurança, no passado me humilhou, imagina uma pessoa que conheço a menos tempo, não é mesmo?
Essas ideias que construímos ao longo da vida são apoiadas nos significados de nossa história. Não temos como apagar o passado ou fingir que ele não existiu, só nos é possível pensar o que fazemos com o que fazem de nós. Para isso, te sugiro abordar esse assunto num processo de terapia, assim será possível provocar algumas mudanças.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

23 JUL 2022

Olá, Cartolouco.
Você mesmo diz que sua vida não foi fácil e que você foi humilhado e excluído dentre outras questões. Necessário entender mais da sua história vida oara compreender mais do seu padrão e sua personalidade. Sempre é possível mudar, ressignificar algumas coisas é transformar. O processo Psicoterapêutico poderá te ajudar a enxergar algumas coisas que talvez sozinho não consiga. Quando nos permitimos, nos conhecemos, aceitamos é quando podemos mudar. Como transformar o que não sabe, não enxerga e não entende?
Abraços , Patrícia Dragone, Psicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador