Casamento feliz e paixão pela ex é possível?

Feita por >Thor · 13 jul 2022 Terapia de casal

Sou casado a vários anos, tenho um casamento feliz, não de fachada, filhos, estabilidade e companheirismo. Todavia, sou amigo nas redes sociais de uma grande paixão antiga.. Mi já primeira namorada. Sempre que ela está sozinha, nós reaproximamos, mas sem intimidade,.sem sexo, sem beijo, sem toque, no máximo almoçamos juntos e conversamos muito pela rede social. O problema é que com os passar dos dias, eu me envolvo, completamente com ela, fico ansioso, a espera de suas mensagens. De querer conversar, está perto. Um sentimento como inexplicável, sem malícia, apenas sinto prazer em ouvir sua voz através de textos. Como retromencionado, não sou infeliz, amo minha esposa, meus filhos, a vida que construirmos ao longo dessa maís de duas décadas e não entendo o porque me sinto assim. Mais tenho intenção nenhuma de me separar, nem tampouco de têla como amante. Então não entendo o quão forte é o que sinto quando voltamos a conversar todo dia. No momento estou cogitando fortalecimento espiritual, porque como posso amar uma.pessoa a qual quero morrer ao seu lado e de tempos em tempos sentir um prazer imensurável de conversar com outra

A melhor resposta 15 JUL 2022

Olá Thor.
O amor que você nutri por essa amizade é fantasioso e pode atrapalhar seu casamento.
Se nunca houve maior intimidade e convívio conjugal é fantasia pensar em algo além.
Sugiro que reflita sobre o assunto, fantasias costumam se desfazer com pouco contato mais sério, quando ambos assumem responsabilidades.
A espiritualidade vai acalmar seu coração e ajudá-lo a pensar melhor.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

7 AGO 2022

Thor,
com martelo e tudo?
Nada demais em conversar com a tua primeira namorada. Há ligações, conexões que são de almas, não de corpos; são mais profundas do que contato corpo a corpo; é amor incondicional. E, não tente prostituir este amor porque vai estragar tudo. Se for tua alma gêmea não tem que ter ela, necessariamente junto, pois o convívio diário pode obscurecer o que sente.
Teu desafio de dia a dia é com a tua esposa. Com essa é pegar pra capar mesmo, não tem nhe, nhe, nhe.
É com esta que vai exercitar teu poder de diálogo, de comunicação, de expressão de sentimentos e pensamentos.
Com esta, vai viver intensamente, vai exercitar tua sexualidade, teu prazer de viver, construir um mundo, uma relação, uma família que valha a pena, que os filhos tenham orgulho de ter um pai assim, que a tua esposa tenha orgulho de ter um marido assim.
Thor, faça Psicoterapia de autenticação para se fortalecer, para saber quem realmente é, para entender o que está acontecendo na tua vida e saber usufruir destas relações que podem ser relações divinas.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida e até mesmo a profissão, permanecendo baseado onde outros te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda gradativa. Não perca esta oportunidade, não se deixe levar pelo que te foi ensinado, recupere a tua inteligência natural.
Abraços.

5830 respostas

15 JUL 2022

Olá Thor,
Você parece já ter pensando bastante sobre esse assunto e deseja continuar seu casamento. Pode ser que isso o que sente pela sua antiga namorada seja apenas a sensação te não ter dado certo, de algo não concluído. Seria interessante se você pensasse qual o custo de você continuar com essas conversas e encontros com a antiga namorada, para você, para sua saúde mental, para ela e também para sua esposa. E caso o conflito seja muito difícil de administrar sozinho, sugiro que faça terapia para melhor tentar compreender esses sentimentos. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

15 JUL 2022

Bom dia Thor.

Todos os relacionamentos afetivos nos deixam marcas, fica claro até aqui seu amor pela sua esposa e família, entretanto essa pessoa do passado vem reavivando sua memoria afetiva, talvez por um término ruim, ou somente por terem tido um relacionamento saudável, (é difícil definir sem conhecimento de causa), mas isso não faz de você uma pessoa ruim e tampouco irresponsável, não se culpe tanto por isso, pois a culpa pode te levar a lugares não muito agradáveis.

Caso deseje saber mais sobre essas memorias fico a sua disposição, creio que durante um processo psicoterapêutico é possível descobrir qual o real sentimento seu por essa pessoa.

Atenciosamente

Claudio Benhame
CRP 06/161840
(11) 9 9773 4847

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

14 JUL 2022

Olá Thor.
O ser humano tende a ser bastante vulnerável, cuidar desta vulnerabilidade é importante para evitar as armadilhas da vida.
Se não tem intensões com esta outra pessoa, fica aqui algumas perguntas:
Qual o risco que você corre mantendo estas conversar? (pessoal e conjugal).
Imagino que conhece o ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Neste caso, se expondo a esta situação por mais tempo, o que acha que pode acontecer?
Qual a sua intenção em continuar com este comportamento? Até aonde pretende chegar?
O que te motiva a continuar falando com ela? O que você pensa que poderia acontecer se parasse de falar com ela?
Espero que estas perguntas te ajude a tomar uma decisão.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 JUL 2022

Olá Thor! Obrigado por escrever. Pelo relatado, você com uma vinculação satisfatória de duas décadas, vivencia uma energia especial por pessoa antiga, reflete algo que acontece na vida das pessoas, com regularidade. A questão será saber dar a dimensão adequada a cada coisa, com respeito a si mesmo, a sua esposa, assim como respeito para com a outra pessoa. Não há nada de errado em gostar de forma especial de alguém, desde que se seja coerente com os próprios sentimentos e com a pessoa com a qual se divide vida comum.
Poderá ser enriquecedor você aprofundar reflexão sobre tuas vivências internas, com a assessoria científica de um psicólogo. Faça para tua esposa e tua amiga, cada qual em seu papel, o que você gostaria que sua esposa fizesse, caso estivesse no seu lugar.
Abraços virtuais (A covid e a dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional