Ausência da vontade de paquerar.

Feita por >Lucas · 13 ago 2024 Abordagem psicológica

Tenho 24 anos e não gosto de conhecer novas pessoas, paquerar, render assunto. Nunca namorei e não tenho vontade mas sei algo que está me bloqueando de me relacionar.

A melhor resposta 15 AGO 2024

Entender que há algo bloqueando suas interações sociais já é um passo importante na sua jornada. Às vezes, esse bloqueio pode estar relacionado a experiências anteriores, expectativas ou mesmo a crenças que foram sendo construídas ao longo do tempo. A psicologia nos ensina que esses bloqueios podem ser explorados e, com o tempo, superados. Ao dar atenção a esses sentimentos, você está demonstrando um desejo de mudança, o que é fundamental para iniciar esse processo.

É normal que o medo ou a ansiedade em relação a novas conexões possam surgir, mas saiba que isso pode ser trabalhado com paciência e acolhimento. A terapia é um caminho para investigar mais a fundo o que está acontecendo com você, permitindo que você se compreenda melhor e explore novas possibilidades de se relacionar. Mesmo que o desejo de namorar não esteja presente agora, entender as raízes desses sentimentos pode abrir novas portas para conexões mais leves e satisfatórias no futuro.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis

38 respostas

7 SET 2024

Se isso não fosse um problema pra você, não teria vindo aqui falar. Entre em contato comigo pra entender essa dificuldade aí de se relacionar..talvez tenha passado por questões assim em família, não tenha boas referências, é preciso investigar. Entender melhor teu funcionamento mental a partir dos teus traços de caráter (observo seu corpo físico e te trago as respostas). Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

6 SET 2024

Olá Lucas.
É importante investigar nesse caso o motivo desse bloqueio. É necessário compreender algumas coisas no seu processo, como: o que está te tirando a vontade de conhecer outras pessoas, os medos, ansiedades e inseguranças possivelmente envolvidos nesse processo para você, possíveis traumas e outros aspectos. Acima de tudo, seria interessante pensarmos na vida que você gostaria de levar, e pensar o que está te impedindo de alcançá-la. Se você sente que algo está te bloqueando, pode ser que exista em você a vontade de se relacionar, só temos que investigar o que faz com que ela não se manifeste.. Conte comigo para te auxiliar neste processo!

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

6 respostas

3 SET 2024

oi Lucas, entendo que estás passando por uma fase em que te sentes bloqueado em relação a relacionamentos e a interação social. É muito positivo que você percebeu esses sentimentos.
Na Terapia Cognitiva Comportamental, podemos trabalhar juntos para entender melhor o que pode estar por trás dessa falta de vontade de conhecer novas pessoas e namorar. Muitas vezes, esses sentimentos podem estar associados a pensamentos automáticos ou crenças centrais que tens sobre ti mesmo, os outros, ou sobre relacionamentos em geral.
Podemos começar por explorar algumas perguntas, como:
Que pensamentos passam pela tua cabeça quando pensas em conhecer novas pessoas ou em paquerar?
Existe algum receio ou ansiedade associado a essas situações?
Como te sentes em relação a ti mesmo em contextos sociais?
Ao identificar esses pensamentos e crenças, podemos começar a trabalhar neles, desafiando-os e substituindo-os por perspectivas mais realistas e úteis. Também podemos utilizar técnicas comportamentais, como a exposição gradual, para te ajudar a sentir-te mais confortável em situações sociais, se for algo que queiras trabalhar.
Lembra-te, o objetivo aqui não é forçar-te a namorar ou a socializar mais, mas sim a entender e a superar o que possa estar causando este bloqueio, para que possas tomar decisões mais conscientes sobre as tuas relações no futuro.
Se estiveres disposto, podemos começar a explorar estas questões juntos.
Abraço
Jane

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú

26 respostas

2 SET 2024

Oi Lucas! Quem bom nos trouxe a sua pergunta.
Como psicóloga, meu papel é te ajudar a refletir sobre as suas experiências e sentimentos.
Entendo que essa situação pode ser angustiante e frustrante para você. Cada pessoa tenha seu próprio ritmo e diferentes níveis de interesse em relacionamentos e interações sociais. Não há uma regra, não há algo errado em não sentir vontade de namorar ou paquerar. Importante é entender o que pode estar por trás desse sentimento, especialmente se você sente que algo está te bloqueando.
Podemos explorar juntos suas experiências passadas, seus sentimentos e possíveis medos ou preocupações que possam estar influenciando sua atitude atual. Este processo de autoconhecimento pode te ajudar a identificar e superar possíveis bloqueios, além de te dar mais clareza sobre suas necessidades e desejos.
Lembre-se de que o mais importante é respeitar seu próprio tempo e espaço, e que não há uma maneira 'certa' ou 'errada' de viver suas relações interpessoais.
Conte comigo!

Daniela Garcia Glezer Psicólogo em São Paulo

9 respostas

23 AGO 2024

Entendo como você se sente. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e suas próprias preferências quando se trata de relacionamentos e socialização. Não há nada de errado em não ter vontade de namorar ou conhecer novas pessoas, mas é importante refletir sobre o que pode estar te bloqueando.
conversar com um psicólogo pode ser uma opção? Eu posso te ajudar a explorar esses sentimentos e entender melhor o que está acontecendo. Às vezes, falar sobre isso com alguém pode trazer novas perspectivas e ajudar a encontrar um caminho que te faça sentir mais confortável.
Se preferir, podemos conversar mais sobre isso aqui. O que você acha que pode estar te bloqueando?

Mateus Mercês Guimarães Psicólogo em Salvador

2 respostas

21 AGO 2024

Olá Lucas, é compreensível que você esteja se sentindo confuso e até preocupado com essa falta de vontade de se relacionar e se envolver com novas pessoas. É importante reconhecer que cada pessoa tem seu próprio ritmo e maneira de se relacionar, e o que você está vivenciando pode ser uma manifestação de algo mais profundo, como medo de rejeição, ansiedade social ou experiências passadas que podem ter deixado marcas.
Não há nada de errado em não querer se relacionar no momento, mas se isso te causa desconforto ou a sensação de que algo está te bloqueando, pode ser útil explorar essas emoções em um espaço seguro, como em terapia. Através do processo terapêutico, você pode entender melhor esses sentimentos e identificar o que está por trás deles. Isso pode te ajudar a encontrar mais clareza sobre o que deseja para si mesmo e como lidar com possíveis bloqueios.

Jéssica Alhadeff Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

18 AGO 2024

Oi Lucas, se você acredita que algo pode está te bloqueando, é interessante se aprofundar mais sobre isso, como estão seus exames? Podem ser fatores hormonais também, pode ter relação com sua rotina, hormônios ou um bloqueio referente a algo que já ocorreu. Espero ter ajudado.

Lenilton Almeida Psicólogo em Salvador

4 respostas

15 AGO 2024

Olá Lucas, espero que esteja tudo bem com você.

Se você já sabe o que pode estar te bloqueando em relação a conhecer novas pessoas e paquerar com elas, então isso é muito bom, pois você já sabe o ponto inicial para começar seu processo de psicoterapia. Não deixe que esse bloqueio te prive de vivenciar a vida em toda sua amplitude, de ter suas experiências, de aprender e crescer com elas. Muitas vezes é normal que precisemos de ajuda para superar alguns pontos que são difíceis para nós, e tudo bem quanto a isso. Mas, não podemos paralisar diante deles, devemos buscar ajudar e auxilio nesses casos. Através de um processo de psicoterapia você terá a oportunidade de se conhecer melhor, para lidar com esse bloqueio, criando as melhores estratégias para superá-lo. O profissional de psicologia é o mais indicado nesse caso, e deve te ajudar muito neste momento em que está vivendo. Se houver uma oportunidade, busque esse profissional e inicie seu processo de psicoterapia. Tenho certeza que isso te dará mais tranquilidade para realizar suas escolhas, ter suas vivências, e buscar o que precisa para se sentir mais integrado com sua vida, e com aquilo que deseja para si.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

15 AGO 2024

Olá, Lucas !

Acredito que hoje em dia existe uma pressão muito grande por ser desejado e se sentir desejado, isso cria muitos conflitos em nós quando não alcançamos essas coisas. Você mesmo já percebeu que existe um bloqueio em você, é importante análise qual e as razões que fazem ele existir. Seria interessante você buscar uma ajuda.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

14 AGO 2024

Olá Lucas, a ausência de vontade de paquerar ou se relacionar pode estar ligada a uma variedade de fatores, como experiências passadas, medo de rejeição, inseguranças, ou até mesmo uma personalidade mais introvertida. É possível que haja um bloqueio emocional ou uma questão subjacente que dificulta o envolvimento com novas pessoas.

Reconhecer esse sentimento é um passo importante. A psicoterapia pode ajudar a explorar essas questões em profundidade, proporcionando um espaço seguro para entender o que pode estar influenciando essa falta de interesse em relacionamentos. Juntos, podemos trabalhar para identificar e superar possíveis bloqueios, abrindo caminho para novas experiências e conexões, se esse for o seu desejo.

l Manoela Miranda l Psicólogo em Recife

4 respostas

14 AGO 2024

Lucas,
Se percebe que algo te bloqueia, precisa resolver, sanear, curar tua dependência.
Faça Psicoterapia para avaliar e resolver o que não te permite ser a pessoa que quer ser.
Abraços

6351 respostas

14 AGO 2024

Olá, Lucas, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Então, Lucas, partamos do que você já sabe, sua impressão será fundamental para que possamos iniciar o processo de esclarecimento e conscientização de seu atual bloqueio afetivo.

Lucas, fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

286 respostas

14 AGO 2024

Bom dia, Lucas! Grato por se colocar. Ausência de vontade de paquerar pessoas, em determinados panoramas de vida e idade, podem acontecer. A questão é que se precisa paquerar em outras frentes de vida. Por exemplo, paquerar um livro para ler, uma faculdade para cursar, um esporte para praticar, uma turma de colegas e conhecidos para ficar juntos, um grupo de teatro amador, a construção de uma casa, ou algum feito socialmente legítimo, motivador para você, com o devido tempero ético.
Caso essa outra dimensão da paquera com a vida não esteja acontecendo, sugiro que procure por um de nós, psicólogos.
Atenciosamente,

9311 respostas

14 AGO 2024

Olá Lucas,

Talvez vc seja um perfil introvertido que, de forma geral, se sente confortável em estar sozinho e curtir o próprio mundo. Porem, como vc mesmo mencionou, em determinada medida, é importante manter contato com o mundo externo e ter relacionamentos saudáveis. Sempre respeitando as características e necessidades de cada um. Talvez, vc já esteja em um bom momento para iniciar um processo psicoterapêutico, pois vc já identifica a necessidade de mudança. Agora é importante saber se vc tem recursos motivacionais para encarar as suas sombras inconscientes em busca destas mudanças. Faça terapia se achar que o momento é adequado.
Respeitosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

14 AGO 2024

Olá Lucas. As suas vivências sociais e vínculos amorosos estão relacionadas ao seu mundo interior, sua história de vida, seus sentimentos. Em base a isso pode ser que existam bloqueios. Sugiro fazer uma terapia para você entender a causa, autoconhecimento, auto estima e assim abrir-se naturalmente ao externo. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

234 respostas

14 AGO 2024

Boa noite! Espero que esteja bem no momento
dessa mensagem. Quando nos relacionamos com alguém existem vários fatores contribuintes principalmente relacionado com o desejo sexual ou trocas afetivas, que vão desde a cultura, hormônios, questões físicas, emocionais, de insegurança, nutricionais, dentre outras. O que é de mais valia seria compreender o quanto isso tem te incomodado e interferindo no seu dia a dia, identificar crenças enraizadas que podem estar mantendo esse padrão de comportamento.

Myrlla Marcelly De Barros Psicólogo em Teresina