Ausência de emoções e indiferença a tudo

Feita por >Gustavo Moraes · 5 set 2016 Psicologia clínica

Não tenho mais vontade de fazer quase nada. Sempre que tenho que fazer algo sinto uma espécie de cansaço enorme e tudo que passa pela minha cabeça é ficar deitado, mesmo em atividades prazerosas, como sair com os amigos, por exemplo.

Mas isso até então não era um grande problema, pois eu sempre me obrigava a realizar tais atividades. Porém, recentemente percebi que não sinto mais nada por ninguém, não me sinto mais próximo a ninguém, principalmente ninguém da minha família, e o pior, passando por isso percebi que sempre fui assim, coisas como amor e felicidade sempre foram apenas conceitos, pois nunca os senti de verdade.

Não tenho mais vontade nem mesmo de ter uma relação com alguma mulher. Antigamente me enganava achando que tinha amado algumas mulheres que passaram pela minha vida, mas hoje percebo que era apenas uma simulação. Sempre fui vazio e a única coisa que talvez tenha sentido de verdade é raiva, apenas isso. Estou me sentido péssimo de verdade, pois percebi o quanto que sou vazio emocionalmente. Não consigo amar e nem sentir emoções de verdade por ninguém nem nada. Suicídio é algo que passa constantemente na minha cabeça, pois pra mim a vida não vale a pena. Sempre sinto aquela sensação de algo faltando que não sei o que é. E o tédio é constante na minha vida, às vezes sinto tanto tédio que começo a salivar de tanta ansiedade por não ter algo que consiga me entreter de verdade. Ninguém nem desconfia que sou assim, pois sempre finjo ser uma pessoa normal. Alguém, por favor, poderia me dizer que tipo de doença possuo e me ajudar de alguma forma?

A melhor resposta 6 SET 2016

Gustavo boa noite.Acredito no seu sofrimento, ele é consequencia de uma causa a ser investigada. Esse quadro que se apresenta é característico dos transtornos do humor. Aconselho-o a buscar ajuda psiquiatrica e paralelamente ajuda psicológica para lhe ajudar a se fortalecer e fazer essas descobertas. Existem infinitas possibilidades para te tirar desse sofrimento, que não seja o suicídio, acredite.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

9 SET 2016

Olá, Gustavo na terapia comportamental é possível que você identifique quais comportamentos estão provocando essa ausência de emoção e indiferença a tudo. No geral, a falta de qualidade nas relações interpessoais levam a este sentimentos. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

7 SET 2016

Gustavo, é muito possível que você sinta mais prazer e reaprenda a dar sentido para a sua vida, mas para isso acontecer mais rápido precisará procurar por ajuda profissional. Inicie psicoterapia e procure também por um psiquiatra. Pelo seu relato você vem enfrentando situações difíceis e de baixa energia já há algum tempo, com a terapia você poderá discutir sobre o como lidar com suas emoções e com esta raiva que vem sentido, a se conhecer melhor e a partir daí adotar posturas que estejam mais alinhadas com seus interesses. Boa sorte no seu tratamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

6 SET 2016

Boa tarde Gustavo, pelo seu relato, este sentimento de vazio, falta de prazer ou motivação, entre outros sinais e sintomas relatados por vc, podem estar relacionados a processos bioquímicos e psíquicos que juntos, desencadeiam o que chamamos de Transtornos de Humor, o mais conhecido deles é a depressão. Para identificação e diagnóstico adequado, indicação terapêutica para melhora destes sentimentos que estão assolando vc neste momento, seria importante que vc procurasse auxílio, o quanto antes, visto que sozinho é muito difícil, penoso, sair deste quadro. Procure auxílio. Existem dois profissionais que podem lhe auxiliar, que é o psicólogo e o psiquiatra. E que juntos na verdade, poderão atuar de maneira a melhorar significativamente estes sintomas.
Vc não está sozinho!
Embora pareça ser muito difícil sair desta condição, acredite, é possível!
Faça inicialmente uma avaliação com um psiquiatra a fim de que ele possa atuar nos processos bioquímicos que o estão acometendo. E na sequencia, busque um psicólogo para dividir suas angústias.
Não deixe para amanhã! Vc não está sozinho!

Fico a disposição, abraços.

Ana Isasmendi

Ana Lucia Isasmendi Psicólogo em Porto Alegre

11 respostas

6 SET 2016

Gustavo, busque ajuda de um profissional. Tenho certeza que te ajudará a explorar e fortalecer sua auto estima, auto conhecimento e bem-estar!!!!
Procure um Psicólogo!!!

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

6 SET 2016

Bom dia, Gustavo!!!
Sentir tristeza, angústia, cansaço , vontade de terminar com tudo, são sentimentos que te causam dor e necessitam ser trabalhados, Sugiro que você procure um psiquiatra para tratar os sintomas e um psicólogo para descobrir a origem dos mesmos para que você aprenda a lidar com suas emoções.
Espero ter ajudado.
Daniela Regina Poles Ribeiro.

Psicóloga Daniela Poles Ribeiro Psicólogo em Tatuí

10 respostas

6 SET 2016

Concordo com o que os meus colegas responderam. Você precisa de ajuda imediatamente. Não espere mais para procurar socorro. Existem tratamentos para seu caso e você não é essa pessoa insensível como pensa ser, pois esta sofrendo muito. Divida com alguém da família o que está sentindo. Espero ter te ajudado. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

6 SET 2016

Gustavo, a maioria de nós aprende desde tenra infância que de nada vale prestar atenção aos sentimentos e, pelo contrário, que isto nos causa dor. Assim, nos acostumamos a ignorar nossos proprios sentimentos, de modo que podemos chegar ao ponto de não conseguir identificá-los. Em uma fase inicial, a consulta a um médico psiquiatra pode sem dúvida ajudá-lo, bem como um processo de psicoterapia, conjugada ou não ao treino de mindfulness, para que você possa desenvolver suas habilidades inatas, que já existem em você, de regulação das emoções, das quais você irá sem dúvida se dando conta. Coloco-me à disposição. Abraços, tudo de bom.

Ana Caner Psicólogo em São Paulo

6 respostas

6 SET 2016

gustavo procure com URGENCIA uma psicologa, ok? vc vai se sentir muito bem....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

6 SET 2016

Olá Gustavo, este vazio, tristeza e pensamentos de suicídios são sim característicos de alguns transtornos de humor ou personalidade, porém a única pessoa que estará apto a te diagnosticar é o médico psiquiatra.
Se tiver disponibilidade procure agendar o quanto antes uma consulta para avaliação - talvez seja necessário neste momento o suporte medicamentoso para que não tenha tantos prejuízos emocionais e sociais em sua vida.
É de extrema importância que você realize também acompanhamento psicológico, que possibilitará o fortalecimento emocional, resgate do que parece perdido e explorar e preencher este vazio que há tanto tempo carrega consigo.
Sei que neste momento a morte parece ser a única solução para cessar com este sofrimento, mas confie, existe infinitas possibilidades para que sinta-se melhor - não deixe de procurar ajuda o quanto antes.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo