Atualmente estou muito triste com minha vida

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 16 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 22 anos e atualmente estou muito triste com minha vida, não sei como dar o meu melhor a cada dia que passa, tenho muito medo do futuro, medo de não realizar os meus sonhos, as vezes não sei por onde começar, não consigo viver um dia de cada vez e aproveitar cada dia que passa, tenho medo do tempo passar e eu não ter nada na vida. Estou fazendo faculdade de psicologia mas as vezes sinto que não sou capaz.Eu não tenho amigos, ninguém se interessa por mim, minhas relações amorosas nunca dão certo, parece que sou invisível para as pessoas que eu não faço diferença nenhuma na vida delas. Porque será que isso acontece.

A melhor resposta 20 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JUN 2021

Oi Luana Lopes
Tudo isso que voce sente é profundamente verdadeiro e só depende de uma única coisa:
Voce ser voce mesma, voce dar atenção a ti mesma, voce amar a si mesma
Quem é voce? Qual a tua identidade? Qual o teu propósito de vida?
Quais os teus talentos?
Voce veio através dos teus pais, mas não é deles. A vida que está em ti mesma te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce escolher e se responsabilizar por cada escolha feita. Assim estará gerando a tua realidade de acordo com as tuas escolhas.
Então, a Vida que voce é, é uma força, uma energia a ser utilizada para teu bem.
Coisa diferente é o sistema onde voce se desenvolveu: um ambiente com muitas determinações, valores, crenças... um determinismo de coisas que voce aprendeu sobre como deveria ser e fazer, desenvolveu um sistema de avaliação que ficou gravado e que se chama ego... cada vez que transgride algum ensinamento que este meio te deu, desencadeia o sentimento de culpa para te levar e te segurar no cabresto.
Precisa diferenciar estas duas realidades presentes dentro de ti...
Hoje estás triste, deprimida, frustrada porque está longe de ti mesma... precisa se autenticar segundo a tua verdadeira identidade.
Dar o melhor de si é ser voce mesma, satisfazer a ti mesma e não ao sistema aos outros, à opinião dos outros.
Sim, pode ser sim que por causa das experiências passadas, dos traumas sofridos tu amente esteja submersa nessa passado... precisa liberar esta energia emocional presa a estas experiências para que possas viver o teu momento presente.
Estás fazendo Psicologia... então comece um trabalho sério contigo mesma para conhecer a si mesma, para resolver os teus conflitos se depois queres ajudar os outros... não conseguirá ajudar os outros se antes não resolver a ti mesma.
Psicoterapia exige vida e alma limpa para poder ajudar os outros... não te teorias e conhecimento intelectual.
Faça Psicoterapia que recobrará a ti mesma, tua estima, tua alegria, tua luz, transformará teu maior sofrimento em tua maior força.

5826 respostas

17 JUN 2021

Olá Luana! Grato por escrever. Suponho que você frequenta várias vezes, esse espaço, a partir do nome. O futuro resulta da adequada associação do ontem com o hoje. Faça com dedicação, profundidade, ética, alegria, persistência as coisas do hoje. Certamente no futuro você colherá isso.
Uma observação importante: quando você diz que não tem amigos, que ninguém se interessa por você, será muito importante ponderar, conforme segue:
- Para eu ter amigo, preciso agir como amigo;
- Para que se interessem por mim, preciso persistir no interesse pelas pessoas, com açoes de abertura, compreensão e e acolhimento.
Muito provavelmente você está imatura, agindo com sensações de insegurança, medo, raiva, decepção, dentre outros estados mentais, de forma a transparecer aos outros isso.
Agir como amigo por dez anos, certamente constrói amizades.
Será muito interessante, enriquecedor e gratificante, poder refletir com você essas questões. Você pode ser uma potencial amiga!
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica. Poderá ser possível refletir inclusive
sobre sua real conexão com a Psicologia.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice do mundo - Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto par a a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)