Estou na dúvida entre meu ex e meu atual. O que fazer?

Feita por >Patrícia · 8 fev 2018 Terapia de casal

Olá, Boa Noite.

Estou aqui precisando de uma super ajuda de vocês, pois não sei o que fazer e nem como agir e isso está me deixando maluca e muito triste.

Meu atual namorado não me trata muito bem, não me trata como eu deveria ser tratada, ele é grosso comigo algumas vezes, já tentou me trair inúmeras vezes, faz de tudo para eu me sentir mal quando a culpa é dele.

Eu quase vivo um relacionamento abuso (ou vivo e não sei).

Ele tem uns momentos super fofos, as vezes me trata muito bem, nos damos super bem como companheiros, gostamos das mesmas coisas, saímos nos divertimos, rimos e nos damos muito bem, mas algumas vezes ele surta e faz o que eu escrevi ali em cima ou coisas piores.

Meu ex veio atrás de mim a alguns meses atras e quer voltar, ficamos noivos.

Namoramos 1 ano por ai e ele me trata super bem, me da um conforto total. Mas eu não sei o que fazer, porque eu tenho medo de perder meu atual mesmo ele fazendo as coisas que faz comigo, eu gosto dele e não estou pronta para vê-lo com outra pessoa.

O que eu faço? Preciso muito de ouvir outras pessoas de conselho de outras pessoas fora minha família.

A melhor resposta 11 FEV 2018

Olá Patrícia, seu relato ficou um tanto confuso, iniciou falando de um relacionamento abusivo, que o ex veio atrás de você e que noivou e que está num relacionamento ótimo com ele, mas depois disse que ele faz "coisas" com você. Bom, vou tentar tecer algumas considerações.

Nenhum relacionamento abuso é saudável, isso é fato, mas nem sempre as pessoas percebem quando estão em um. Relacionamento abusivo é basicamente uma situação onde um quer controlar a vida do outro, priva o outro de várias coisas (até básicas, como amigos, por exemplo), e a pessoa vai cada vez mais se submentendo. Além disso, existe o tratamento. Se é uma pessoa ríspida, que não passa afeto, cuidado, ou que agride (verbal ou fisicamente). E mesmo quando descobrem que estão num relacionamento abusivo a maioria não quer sair, fica esperando que o parceiro mude. Nem todas as pessoas mudam, mas você pode mudar e você pode escolher o que é bom para sua vida, por mais doloroso que seja. Lembre-se, nem sempre aquilo que queremos é o melhor para nós, daí a maturidade par saber escolher. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 FEV 2018

Você disse que o seu ex te trata super bem, mas porque ele se tornou ex? O seu atual tem um comportamento abusivo com você. Acho que você deveria procurar uma terapia para aprender a se relacionar melhor com você mesma é só depois disso é que deverá procurar se relacionar com alguém. Para ser feliz você deve antes de mais nada gostar de si mesma.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro