Amizade

Feita por >Mm · 24 jun 2020 Habilidades sociais

Conheci uma menina no Twitter, as vezes a gente conversava, em pouco tempo me apeguei a ela, só que eu vi que ela parou de me seguir, perguntei porque ela tinha parado de me seguir, se ela tinha ficado chateada comigo ou algo do tipo, ela disse que tinha parado de me seguir pq ela não via minhas postagens e que tinha parado de seguir muita gente por causa disso. Aí marquei ela em uma postagem e ela ignorou, mas aí eu vi que outra amiga dela também havia marcado ela e ignorou ela também, depois eu comentei uma postagem dela ela me ignorou, mas também ignorou um amigo dela também. Eu gosto muito da amizade dela, mas eu não gosto de ficar mendigando amizade de ninguém, acontece que há uns anos atrás eu tive outra amiga que eu a amava como irmã e deixei de procurar ela porque eu achava que ela não queria minha amizade também, eu não quero que mais uma amizade termine assim

A melhor resposta 28 JUN 2020

Boa tarde Mm, não se culpe ou pense que as pessoas não querem sua amizade, pense e reflita os seres humanos são complexos, ela pode está em um momento delicado da vida, tem problemas ou apenas quer fazer outra coisa, há pessoas que não consegue se expressar, falar com os amigos, contar seu problema, também não podemos esquecer que, tem amizades que são como as estações, sem percebemos acaba simplesmente, amigos que parece que foi Deus que enviou para a nossa vida, é como um irmão, uma irmã.

Todos nós já tivemos um amigo que sumiu sem deixar qualquer explicação, ou amigos de muitos anos, eu mesma tenho uma amiga que somos como irmãs, são 30 anos de amizade, mas também tenho outra amiga que nunca mais entrou em contato comigo, sumiu, tenho amigos também como as estações, amigos vem e vão, passam pela minha vida e deixa boas lembranças e eu também deixo boas lembranças na vida deles, mas te digo uma coisa, só fica na nossa vida o "amigo ou amiga" que é realmente para ficar, e assim é a vida.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

26 JUN 2020

Olá Mm! Pelo seu relato, me parece que a questão não é somente você, mas sim essa menina, que parece não dar muita atenção às amizades, gosta apenas de ter atenção para si. É importante você entender que uma amizade depende de duas pessoas se dedicando a ela, então se uma das partes se dedica mais que a outra, há um desequilíbrio, esta amizade não depende só de você. No caso dessa menina que ignora suas tentativas de interação, vale pensar se de fato vocês tem uma amizade, se não é só você que está tentando mantê-la e a menina não tem a mesma consideração por você. Em relação a segunda parte, em que você diz que deixou de procurar uma outra amiga por achar que ela não queria sua amizade, nisto sim você tem controle. Afinal, nesta segunda situação, foi você quem deixou de procurá-la por julgamentos que você fez sobre o que ela achava de você. Nós temos controle sobre aquilo que fazemos, então se você não deseja perder uma amizade porque achou que a outra pessoa não gostava de você, cabe a você tentar entender de onde vem essa sensação, por que alguém não gostaria de você etc, fazer esta autoanálise e, futuramente, não parar de falar com alguém sem antes ter certeza de que a pessoa não gosta de você. No caso da menina do Twitter, a situação é diferente, ela que parece não dar tanta atenção, então não se culpe por isso, dê menos atenção a ela e foque em quem realmente conversa com você, te dá atenção, conversa, te marca nos posts. Um abraço!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

25 JUN 2020

Olá Mm! Grato por participar. Você não cita com que frequência vocês têm encontros e convivências reais. Amizade está entre as coisas mais nobres e mais interessantes que uma pessoa pode construir, mas é difícil de construir, demora anos, às vezes décadas, aplica-se a duas ou três pessoas concomitantes. Colegas já são mais (aqueles que fazemos algo em comum), conhecidos são todos os que temos referências de algo que os identifique. Essa diferenciação foi feita, para situar se estamos falando do mesmo entendimento de amizade. Pessoas são reais, completas, plenas, com cheiro, gestos, olhares em todos os ângulos que a vista alcança. Interações virtuais são pobres, distantes, limitadas. Não baseie sua vida e construção de vínculos nesse caminho; ele gera a sensação de suprir os vínculos, mas depois se revela insuficiente. Amizade somente se constrói com flexibilidade, esforço , tolerância, reciprocidade. Precisamos lutar pelas pessoas que valem à pena. A pessoa mais importante, que vale mesmo à pena, acima de todas as outras, é você. Não que você seja melhor do que os outros. É porque quem te acompanha o tempo todo, vinte e quatro horas por dia, é você mesmo, com raciocínio, memória, história e sentidos humanos. Valorize-se, valorize ao outro, respeite a si, respeite aos outros, lute pelas amizades que quer, até certo ponto. Certamente assim agindo, você colherá uma parte dos frutos que plantou. Plante o bem, a ética, o esforço, a boa vontade. Mais alguns detalhes: as pessoas apresentam tempos evolutivos internos diferentes, assim como têm realidade psicológica que diverge dos outros. Coloque-se no lugar delas. Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.