Por que não consigo fazer amizades?

Feita por >Sofia · 9 jun 2022 Habilidades sociais

Eu sou uma pessoa que não consegue dar a opinião por vergonha ou medo dos julgamento das pessoas. Acredito que seja pela amizade que tive alguns anos atrás, fazia me sentir mal, inferior, minhas opiniões não importavam, me excluindo sempre que é possível...
Eu me sinto uma idiota por não ter percebido antes, talvez poderia ter sido uma garota mais sociável, certo?
Fiz uma amizade recentemente, ela é uma pessoa legal. A única coisa que eu não entendo é que as pessoas começaram a perceber a minha existência só por causa dessa amizade. Elas sempre me param e perguntam "Você viu ela?" , "você não é a garota que anda com a ***" , "você é nova?", eu meio que não tenho reação, pois estou naquele ambiente a muitos meses e as pessoas que pessoas que perguntam fica no mesmo o ambiente que eu!!!!
As pessoas só vão perceber a minha existência se eu tiver acompanhada?:(

Sei lá, eu não entendo amizades ou talvez elas não foram feitas para mim...

A melhor resposta 11 JUN 2022

Sofia,
Antes dos amigos existe você. Você deve ser a sua melhor amiga; deve ter a coragem de ser você mesma, de ter o seu ponto de vista e de ser respeitada. A vida te deu a liberdade para poder se manifestar e colocar a sua visão das coisas. Podem os outros não concordarem, mas você tem o direito de se manifestar.
Você é dona da sua vida e pode gostar de quem você quiser, estar com quem você quiser, porém é uma conquista de espaço.
Você não veio aqui para mendigar aceitação; veio aqui para se realizar e ser feliz. Se você tem o poder de concretizar a tua realidade, como você age? Medrosamente? Esperando a aceitação dos outros? Faça Psicoterapia para mudar esta postura, para ser uma mulher de valor, para ser o que você quer, para resolver bloqueios, medos, emoções que te limitam.
Abraços

5830 respostas

10 JUN 2022

Sofia, quando somos tímidas é comum que passemos despercebidas, pois todo o esforço para não sermos julgadas faz também com que não sejamos notadas. Para ser vista, é preciso se colocar, dar sua opinião, e isso é o saudável. Assim como é necessário para se estabelecer vínculos como amizade. Timidez é diferente de introversão. Timidez é justamente o problema que você relatou, sobre deixar de falar por ter medo de julgamentos. Com certeza tem uma pessoa com ideias incríveis aí! Faça terapia para que você possa colocar seu potencial no mundo. Estou aqui se quiser minha ajuda.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

10 JUN 2022

Olá Sofia! (Sabedoria). Obrigado por escrever. Todas essas coisas de interação apresentam seu centro em nós. Você precisa, antes de ser amiga dos outros, ser amiga de si mesma. Cabe observar que antes, muito antes dos amigos, aparecem os conhecidos os colegas. Conhecidos são milhares, colegas são centenas, amigos são um, dois, talvez três, após anos de cultivo.
Teus sentimentos te fazem ler, interpretar, agir, posicionar-se diante das pessoas, das trocas, por esses sentimentos, não pela realidade.
Será muito interessante você fortalecer a autoestima, delimitar a identidade, para que possa viver a naturalidade a espontaneidade, através da assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes e mais frequentes do que parece. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" não são religiosos - querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, mantenha distanciamento, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.