Ajudei uma pessoa a trair a namorada

Feita por >Anomimato · 2 mai 2023 Abordagem psicológica

conheci um menino quando tinha 12 anos e ele 16, nós primeiros três meses era bom. Mas com um tempo ele mandava eu me matar, me auto-mutilar, dizia que eu era um verme, um lixo, falava sobre meus corpo, e dizia muitas outras coisas terríveis. Ele ameaçava espalhar fotos intimas minhas também. Isso durou até meus quinze anos. Nesse período ele começou a namorar, e eu doente por ele, cometi o maior erro da minha vida, fiquei com ele enquanto ele namorava (hoje ele está casado com essa menina, nunca fiquei com ele quando estava casado) essa menina andava comigo na escola, quando começou a namorar ele, ela olhou pra mim e riu de mim, em tom de deboche mesmo. Eu as vezes cantava com minhas amigas em tom de deboche "mon mon mon" imitando uma vaca, fazendo referência aos chifres dela. Isso de eu ficar com ele enquanto ele estava namorando durou mais de um ano. Nesse tempo ele continuava me ameaçando, e dizendo coisas terríveis pra mim. Fora os primeiros três meses, o resto dos anos que fiquei com ele, foram assim, com xingamentos e ameaças. Eu me sinto horrível por ter ficado com ele enquanto ele namorava, por tudo que eu fiz nesse período que ele namorava. A consciência pesa muito, principalmente pq eu assumo a culpa. Eu sabia que ficar com ele enquanto ele estava comprometido era errado, e mesmo assim continuei fazendo. Sei que o importante é o agora, mas não consigo deixar de pensar nisso. Me sinto uma pessoa ruim por ter cometido esse erro. É a coisa que eu mais me arrependo de ter feito. As coisas acabaram pouco tempo depois de eu completar quinze anos, depois disso eu nunca mais tive contato com ele, e nem quero. Mas esse erro vem pesando na minha consciência, hoje tenho 20 anos mas ainda me sinto um lixo por ter feito isso.

A melhor resposta 3 MAI 2023

Olá, obrigado por compartilhar conosco o seu relato. Eu entendo o seu sentimento de arrependimento, mas na vida todos cometemos erros. Lembre-se que você ainda era bastante imatura quando isso aconteceu, com pouca vivência na vida. Além do mais na adolescência é comum muitas decisões impensadas e inconsequentes, faz parte do processo de descoberta e desenvolvimento. O importante é refletir e avaliar suas atitudes. Se o que você fez para você é errado então é se concentrar no presente para não repetir mais isso. Não temos como mudar o passado, mas podemos aprender com ele, evoluir através de nossas experiências e amadurecer para não repetir decisões que tragam sofrimento. Precisamos deixar o passado lá e olhar para frente, com essa noção de que aprendemos algo com nossas escolhas. Espero que pense sobre isso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 MAI 2023

Ola, entendo como deve ser dificil lidar com a culpa, mas compreenda que você era muita nova, com pouca experiencia e foi chantageada por alguém que você amava. você não é um que cometeu, e sim uma pessoa que cometeu um erro diante de um cenário complicado, mas que cresceu , amadureceu e não quer mais fazer denovo a mesma atitude. Caso esteja dificil livrar-se desta culpa sozinha, procure ajuda de um profissional da saude mental. Beijos

Vanessa de Cássia da Silva Psicólogo em Arujá

5 respostas

3 MAI 2023

Voce precisa se qualificar, precisa conquistar ser mulher de valor e não se igualar às demais.
Cometeu erros por falta de consciência, por imaturidade, como o fato de se ligar e ficar dependente de um garoto desse tipo.
Por isso precisa se qualificar. Faça Terapia para se conhecer e expandir a consciência, para garantir melhores escolhas e resultados melhores.
Abraços

5830 respostas

3 MAI 2023

Olá!
Primeiramente, gostaria de dizer que é bastante corajoso e muito importante que você tenha compartilhado essa história. Entendo que essa situação pode ter gerado muitos sentimentos conflitantes dentro de você, como culpa, vergonha e arrependimento. Esses sentimentos podem ser difíceis de lidar e podem afetar sua vida diária.
É importante que você entenda que esses sentimentos são normais e fazem parte do processo de lidar com uma situação difícil como essa. No entanto, a culpa excessiva pode ser prejudicial à sua saúde mental e bem-estar.
Recomendo que você procure um profissional de psicologia para ajudá-la a trabalhar nesses sentimentos. A psicoterapia pode ajudá-la a explorar e compreender melhor seus pensamentos e sentimentos, a lidar com a culpa e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com a situação.
Lembre-se de que a terapia é um processo e pode levar tempo para alcançar uma sensação de alívio ou resolução. Seja gentil consigo mesmo e permita-se o tempo e o espaço para trabalhar nesses sentimentos.
Estou à disposição, envie mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

3 MAI 2023

Olá Anonimato! Obrigado por escrever. As pessoas, todas as pessoas, estamos em constante construção. A cada dia vamos amadurecendo, nos melhorando em certos aspectos, piorando em outros. Um menina de doze anos tem uma avaliação e entendimento do mundo e da vida, muito diferente de uma moça de vinte anos. Pelo relado, você vivia uma fragilidade, ao mesmo tempo, uma imaturidade e ameaças.
Certamente aquelas condições eram muito diferentes das de hoje. É preciso compreender que pessoas em desenvolvimento, aos doze anos de idade, precisam de respaldo e apoio, precisam vivenciar boas companhias. Você, nesse caso citado, não pode contar com isso. Foi direcionada e inadequadamente utilizada por uma pessoa de dezesseis anos, com propostas , naquela ocasião, erradas, maldosas. Será enriquecedor você refletir com a confiança, o bom senso, empatia e a Ciência que um de nós, psicólogos, poderemos te oferecer.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

3 MAI 2023

Bom dia! Sinto muito que carregue com você essa dor há tantos anos, acho que posso te auxiliar a refletir sobre algo, você reconhece a toxicidade da relação que tinham, de como ele não queria seu bem. Tem poucos detalhes sobre como foi essa situação que vocês ficaram, mas uma coisa sobre relacionamentos abusivos é que existe um momento de “lua de Mel” onde a pessoa te conquista para te fazer mal de novo, e não precisa ser um namoro para configurar uma relação, entende?
Então entender que sua versão adolescente fez na época o que achava que a faria feliz, que faria bem! E hoje você já compreende que não faz parte de quem é, que não aceitaria passar essas situações. Se perdoar não é um exercício fácil mas libertador! Reconhecer que não é mais aquela menina e que você não faria mais as decisões de antes e nem tolerar mais algumas coisas. Espero que tenha te ajudado em algo, abraços.

Leticia Dih Ribeiro Psicólogo em Sorocaba