Por que as pessoas traem?

Feita por >Breh · 27 set 2021 Terapia de casal

A dois anos eu fui traída mas só descobri recentemente, isso tá me destruindo pq não sei como não percebi antes, me sinto burra e idiota, não sei pq as pessoas traem e adoraria saber o porquê, e porque os amigos ajudam a realizar a traição? não entra na minha cabeça q tds eles sabiam e ajudavam, e nunca me contaram nada, às vezes isso dói mt

Ps: já terminamos a mt tempo e o namoro durou 9 meses

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Breh!
Acredito que não exista uma resposta padrão da razão de traições. O fato pode estar ligado a questões de caráter, insatisfação, insegurança... entre outros.
A questão que temos que pensar é como você pode elaborar a traição que viveu minimizando as sequelas do fato e decepções envolvidas.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 OUT 2021

Sinto muito por você. Não tem uma causa específica, mas podemos pensar em algumas possibilidades
Para se autoafirmar, para contar vantagem para os outros, porque a relação atual está desgastada, porque querem ter um tipo de experiência nova, porque não consegue ficar numa relação monogâmica, posso continuar aqui listando mais alguns motivos, mas você não vai ter a certeza do motivo pelo qual seu ex namorado te traiu. E hoje que diferença faria na sua vida saber isso? Siga sua vida, cuide você, faça coisas que sejam importantes pra sua vida.
Se estiver difícil enfrentar este período, procure ajuda terapêutica. Com um atendimento especializado é possível encontrar ferramentas para superar essa fase com mais clareza.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

28 SET 2021

Estás realmente disposta a saber o porque da traição?
Tem certeza que quer? E, não é sobre o homem trair a mulher... é também a mulher traindo o homem!
O assunto é TRAIÇÃO!
Te desafio saber e entender, mas terá que fazer Psicoterapia.
Mas, vale a pena saber e conhecer pois nos livramos de muitos problemas

5817 respostas

28 SET 2021

Olá,
Existem inúmeras motivações que levam uma pessoa a trair, mas a questão aqui não é o outro, e sim você.
O que você pode extrair de aprendizado dessa relação? O que pode fazer por você?
Busque seu autoconhecimento ponderando a partir dessa dor o que de fato entenda que seja importante para sua vida. Reavalie seus valores.
Espero ter ajudado.
Estou à disposição.
Abs,
Adriana
CRP 25302

Adriana Pereira Sacadura Tavares Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

28 SET 2021

Olá Breh.
A traição é algo difícil de aceitar, mas ficar se perguntando porque as pessoas fazem isso, é o mesmo que ficar se martirizando porque as pessoas cometem tantas coisas erradas, daí tem uma lista enorme para se perguntar. Há uma frase que diz: "Não é o que acontece com você que te determina, mas como você reage aos acontecimentos em sua vida". É assim que você pode fazer a diferença em viver bem ou não. Porém muitos não conseguem reagir positivamente as situações difíceis que vivenciam, então a psicoterapia pode ser um destes caminhos para encontrar seu equilíbrio.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 SET 2021

Olá Breh.
O motivo da traição está em quem trai e não no traído. Parece que, mesmo com o término há tempos, você carrega uma "culpa".
Reveja seus valores pessoais e como namorada.
Liberte-se do ex, único meio de ter uma nova relação sem medos.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

28 SET 2021

Olá Breh! Grato por perguntar. As pessoas traem por várias razões: uma delas envolve confronto de forças internas muito marcantes:
- O impulso é muito forte nas pessoas, assim como é extremamente estimulado pela visão consumista do mundo atual;
- A preservação da espécie, apresente em suas bases, como um dos elementos, a busca por companhia corporal;
- As pessoas traem porque experimentam quebras de expectativas;
- AS pessoas traem por vingança;
- As pessoas traem por medo;
- As pessoas traem por falta de empatia;
- As pessoas traem por falta de treino quanto ao fortalecimento dos vinculos;
- As pessoas traem porque destemperam o encontro entre o passado e o futuro,...
Poderia apresentar muitas outras possíveis explicações, mas vamos à explicação para o lado da qualidade da vinculação:
- As pessoas as precisam de estabilidade e e regularidade para construírem qualidade de convivência sólida, ao mesmo tempo sentem que precisam, em certas relações, experimentar qualidade única: casamento e sexo.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais! Estarei à disposição para maiores aprofundamentos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

28 SET 2021

A traição é só uma consequência de diversas situações que problemas que ficaram mal resolvidos. É claro que isso não significa que a pessoa não é responsável. Cada situação deve ser bem avaliada para chegar ao entendimento real.

Anônimo-392125 Psicólogo em Lajeado

8 respostas

28 SET 2021

Olá!
Primeiro quero te dizer que não existe uma única resposta para sua perguntar. A questão de cometer traição fala sobre a outra pessoa e não sobre você. Geralmente quando estamos em situações que nos magoam temos a tendência a encontrar culpados , pelo seu texto você está atribuindo a culpa a você , se chamando de burra e idiota. Sugiro que busque autoconhecimento através de Psicoterapia. Ser traída não é sua culpa , seus "amigos" apoiarem essas traições também não . A responsabilidade é única e exclusivamente deles. É preciso dar a responsabilidade a quem de direito e diminuir essa carga de culpa e sofrimento por algo que está fora do seu controle.

Jéssica Fragoso de Jesus Psicóloga Psicólogo em Vitória da Conquista