Acho que tenho dependência emocional

Feita por >Caio · 22 out 2018 Dependência emocional

Acredito ter um certo nível de dependência emocional e isso está afetando minha vida profissional há muito tempo. Tenho 30 anos e antes de conhecer minha esposa, com quem estou junto há 7 anos, eu tinha grandes expectativas sobre meu futuro profissional, mas também tinha dificuldades em encontrar uma parceira. Minha vida amorosa era ruim e sofri uma rejeição bem traumática. Preciso admitir também que minha autoestima poderia ser mais alta desde aquela época. Talvez isso tenha desencadeado um certo receio, mais forte que o normal, em desagradar minha atual esposa, que, não por maldade, por que sei que ela gosta mim, mas ela é ser humano, e, como todo ser humano, às vezes abusa kkkk. Nossa relação é sólida, apesar de algumas questões pontuais. Gosto muito dela e fico muito hesitante em definir nossa relação como sendo algo tóxico. Não acho que isso seja tão preto no branco. Praticamente nada na vida é preto no branco. Na verdade, sendo bem honesto, penso que é esse meu padrão de me prontificar facilmente em resolver problemas simples que ela tem no cotidiano como algo que preciso mudar. Tenho alguma flexibilidade no trabalho e essa flexibilidade me permite trabalhar de casa muitas vezes ao longo da semana. De maneira geral, acabo usando mal essa flexibilidade para ficar em casa e auxiliá-la ao longo do dia no trabalho dela em coisas pontuais. O problema é que meu trabalho exige imersão e essas distrações curtas, mas frequentes acabam afetando meu desempenho e até minha vontade de trabalhar. Esse padrão se repete há vários anos. Atualmente há períodos em que me desligo do trabalho por tempos mais longos (vários dias) e custo a retornar, pois tenho dificuldade de encarar que minha produtividade é quase nula. Fico com muita ansiedade, medo e culpa. Não acho que mereço ganhar nada, dado o que produzo. Uma solução seria eu ir presencialmente ao trabalho, quando estou lá às vezes a coisa rende mais, mas às vezes perco tempo conversando demais com os outros. Sinto que minha mente procura qualquer subterfúgio para evitar encarar que sou fracassado profissionalmente. Estou isolado. Não tenho perspetiva a longo prazo. Ganho pouco. Se eu tivesse o gás, ainda tenho potencial para ganhar mais (pelo menos por enquanto), mas isso exige tempo que estou hesitante em gastar pois tenho medo de isso afetar meu relacionamento de maneira demasiadamente negativa. E aqui faço uma ressalva. Isso sou eu que penso e não o que realmente aconteceria. Enfim, talvez mudar de área e dar aulas, algo que eu considero mais tranquilo do que eu faço, fosse uma opção, dada essa minha dificuldade.

O fato é que estou perdido, algo que ficou evidente quando reli esse texto kkkk. E então você psicólogo que vai ler esse paredão de texto, me diga, o caso é grave, né? Há esperança de cura? kkkk *rindo de nervoso*

Agora, mais sério: acho que preciso de um acompanhamento por uns meses. Que profissional seria mais indicado, um coach? Alguém que trabalhe esse meu medo no relacionamento? Uma terapia de casal? Dei informações suficientes?

Enfim desde já agradeço. Fico no aguardo por uma resposta. Um abraço!

A melhor resposta 23 OUT 2018

Boa noite! Existem vários elementos importantes no seu relato: dificuldade em se priorizar, culpa por pensar em se colocar em primeiro lugar, autoestima prejudicada por pensar que se não fizer tudo para o outro deixará de ter valor, medo da solidão, medo de se arriscar, autosabotagem etc. Vc deseja a abundância e a prosperidade, mas ao mesmo tempo barra as possibilidades e, por conta disso, vc acaba ficando "preso numa bolha". Existe sim uma toxicidade no seu relacionamento e me parece que está sendo causada pela sua dificuldade em colocar limites, estabelecer prioridades e centrar em vc. Seu mecanismo de funcionamento é centrado no outro. Sugiro que vc busque um psicólogo para terapia individual que trabalhe com abordagens humanistas ou existenciais, pois dada a sua capacidade de reflexão, seria muito benéfico. Se vc for de Campinas, fico a disposição. Caso contrário desejo boa sorte na busca de um profissional. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

22 OUT 2018

Olá!
Apesar do "paredão de texto", para podermos afirmar algo com certeza fica complicado aqui do outro lado. Pois bem, acredito que em primeiro lugar um psicólogo seria mais adequado do que um coach ou até mesmo terapia de casal.
Me pareceu existir mais sofrimentos no âmbito pessoal do que no âmbito "casal". Porém, sempre é válido se fazer algumas perguntas tais como:
- você á pensou em conversar com sua esposa como se sente dentro da relação?
- já tentou mudar de posição dentro da relação? se sim, o que acontece?
É preciso pensar se você age com medo de desagradar apenas a ela ou se é assim com todos ao seu redor;
É preciso refletir também se toda esta confusão a respeito de sua vida pessoal, auto estima e comportamentos seja o que esteja te dexiando com menos energia para trabalhar e desenvolver no trabalho.
Como disse anteriormente, são apenas perguntas para você se fazer e pensar. Autoconhecimento é muito importante! :)

Psicóloga Talita Costa Carneiro Mauad Psicólogo em Ribeirão Preto