Dependência emocional e tristeza

Feita por >Anônima · 1 nov 2021 Dependência emocional

Eu acho que estou em dependência emocional com meu namorado, me sinto muito bem quando estou na companhia dele...e quando ele vai dormir ou fazer alguma outra coisa me sinto só, parece que me sinto vazia...A gente terminou uma vez por ele acabar se fechando, acabamos brigando muito e ele ficou mal por estar sonhando todas as noites com uma garota que ele já gostou no passado ( os sonhos eram contra a vontade dele e ele ficava muito mal tendo esses sonhos...ele acabou terminando por não achar justo comigo ) nós nos amavamos demais… eu fiquei muito mal sem ele e acabamos resolvendo tentar novamente, eu fico um pouco mal por nosso relacionamento não estar sendo como antes, eramos grudados e todos os nossos momentos foram muito especiais para mim, sinto muita falta disso...ele me disse que ele estava muito dependente de mim e resolveu parar com isso pois estava fazendo mal, mas eu sinto tanta falta dos nossos momentos juntos dessa forma que chega a doer...tem alguma forma da gente continuar juntos e eu não ser tão dependente emocionalmente dele?

A melhor resposta 2 NOV 2021

Oie!
As possibilidades sempre existem. É possível sim que vocês possam voltar a ter um relacionamento sem a dependência emocional, mas exige um trabalho terapêutico de ambos. Os dois precisam entender o que essas dependências sinalizam e aprender a viver sem elas, aprender a estar com o parceiro por vontade, não porque uma dependência me obriga.
O cenário da dependência emocional é bem delicado, busque alguém que possa te ouvir com bastante sensibilidade.
Mas não deixe de buscar ajuda
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

3 NOV 2021

Olá.
Procure focar em solução, em sair, passear, ficar com ele, resolver coisas juntos e não pense tanto na relação, deixe o tempo se encarregar do amor que vai sendo construído. Se ficar pensando que a relação vai acabar, como vai viver o agora? Deixe os problemas de amanhã para amanhã e não para hoje.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 NOV 2021

Olá Anônima! Grato por escrever. Por enquanto não há uma forma de vocês permanecerem juntos. Você ainda não pode estar junta consigo mesma. Duas pessoas somente podem estar juntas, quando ambas estão inteiras, livres, independentes, com vida cultural específica de cada qual, vínculos que sejam diversos (amigos, colegas, conhecidos). Não há relacionamento que resista ao ficar "grudados". É cômodo abrir mão de si mesma, e depender do outro, mas não dura. Ninguém com razoável normalidade quer ser cuidado pelo outro, de maneira plena, detalhada. Nem mesmo você que está alimentando essa ilusão impossível.
Evite ficar sozinha, resgate seus vínculos pré namoro, recupere tuas metas e objetivos originais. Organize rotina rica, saudável, ética, ponderada, o mais plena possível, significativa, realizadora.
Estou à disposição para melhor fundamentação e aconselhável tratamento com psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

2 NOV 2021

Os dois, tanto voce como ele, precisam fazer Psicoterapia... precisam curar, sanear seu estado emocional, conhecer-se, saber o que é a vida e como voces se enxargam; O que esperam da vida e como estão se colocando diante da vida.
É precisa despertar para a vida. O que voces estão vivendo não condiz com as coordenadas da vida.