Demência emocional, eu acho

Feita por >Isa · 7 mar 2023 Dependência emocional

Eu estou em um relacionamento em que meu parceiro conversa com a ex dele e diz ser uma irma de consideração, e ter uma consideração gigante pela familia, e ja falei inumeras vezes que isso me deixa mal, mas pra ele eu estou errada, e eu acho que estou criando uma certa dependência emocional nele, pois faço de tudo por ele, sempre o quero do lado, e ele nao faz o mesmo por mim, eu nao sei o que fazer, mas nao to bem com tudo isso, so que pra ele, ele sempre ta certo. To cansada de tentar me explicar.
Tanto que esses dias a ex dele chamou ele pro aniversário dela, e ela me chamou porque se chamasse só ele iria ficar estranho, eu falei que não iria pra ele, e ele disse que ia mesmo se fosse solteiro, e eu não me sentiria confortável se eu fosse... eu só quero sair desse sentimento horrível que estou sentindo, mas eu não consigo

A melhor resposta 8 MAR 2023

Olá, Isa, tudo bem?
na dependência emocional entregamos ao outro a possibilidade de escolher muita coisa por nós, por isso há uma flutuação de humor conforme a relação está naquele momento. Me preocupa o poder que você entrega da sua vida ao seu companheiro, que fica na liberdade de agir como ele desejar, podendo até te machucar em alguns momentos.
Para resgatar essa autonomia e liberdade, te sugiro explorar sobre o assunto num processo de terapia, assim podemos ampliar nosso autoconhecimento e nos entregando de uma maneira mais saudável nas relações, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

10 MAR 2023

Olá, tudo bem?
Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira | (Oliveirapsic)

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

10 MAR 2023

Interessante que você escreveu 'demência emocional', quando eu penso que seria dependência emocional. E se for pensar, o inconsciente aflorou aí, ou seja, o que é a paixão? Senão um estado de demência temporário, um estado que você meio que fica num estado de cegueira, deixa as coisas na mão do outro, não consegue sair do lugar, devido a dependência emocional criada. Talvez até por isso, ele esteja assim dessa forma, você devotando sua vida por ele, fazendo de tudo, enquanto ele faz o que bem entende, inclusive até te magoando sendo amigo de ex. Se ele não cede, não abre mão de certas coisas pelo bem estar da relação de vocês, você acha que este homem tem alguma consideração por você? Parece que tanto faz pra ele. Talvez ele não esteja enxergando, mas você de posse do que está lendo aqui, precisa tomar atitudes, e a primeira é: cuidar da sua saúde mental, entender de onde vem isso (geralmente instalado na infância quando se percebeu precisando de atençaõ, amor,cuidados e não teve, a segurança vem daí, dos primeiros anos de vida). Entendendo e ressignificando, entendendo que você pode cuidar de si, que pode ter sua própria vida e o outro vem para somar e não para te completar, você vai virar as chaves que precisa e transformar essa relação. Vem entender teu funcionamento, existem traços de personalidade que são mais propensos a desenvolver dependência devido aos traumas que ficam registrados no sistema nervoso, mas a boa notícia, é que temos os recursos e estratégias para se trabalhar tudo isso e você desenvolver amor-próprio que está faltando aí. Agenda teu horário, me chama para marcarmos, eu te ajudo nesse processo, te ajudo a ressignificar esses sentimentos ruins que são gerados.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 MAR 2023

Isa,
Voce está tentando conquistar uma pessoa que não fechou o coclo com a ex-namorada. Ela, pode ser que fechou, mas ele não!
Ele está sim ligado a ex e cria esta dependencia com ela.
Como nada pode fazer para solucionar isso, pois não tem poder sobre ele, pode fazer por voce mesma.
Pergunte-se por que voce mantêm este relacionamento? Por que se sacrifica na esperança que ele se dê conta?
Retire tua atenção dele o desloque-a para voce mesma.
Pririze-se e viva intensamente, com ele ou sem ele. Não deixe de viver por causa dele.
Ou ele te valoriza ou voce escolhe outro namorado.
Se voce se mantiver sofrendo por causa dele é porque voce está com problemas emocionais e precisa resolver.
Analise-se e escolha o que voce quer para a sua vida.
Abraços

5830 respostas

8 MAR 2023

Olá Isa! Obrigado por escrever. Se você não se valorizar e exigir respeito, não será respeitada, valorizada. Esse namoro não está acontecendo. Você precisa amadurecer, desenvolver autonomia, personalidade firme, antes de namorar. Amadureça. Amadurece-se com estudos sérios e consistentes, com trabalho sério, com turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com a prática de esportes coletivos, com grupo de teatro, de serviços, com contato com a cultura e com a arte.
Um de nós, em primeiro momento, poderá contribuir muito.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.