Acho que estou com algum tipo de bloqueio emocional

Feita por >Running · 24 nov 2021 Traumas

Bom dia,

gostaria por gentileza de orientação sobre uma questão. Tive alguns traumas emocionais por conta de relacionamentos, aparentemente eu achava que já os havia superado (traição entre outros). Tenho consciência que nem todos os homens são iguais, que nem todos podem trair etc. Esses conceitos iniciais estão extremamente claros em mim, porém, há quase 2 meses comecei a conversar com um rapaz, porém, não ficamos. E ele demonstrou que está interessado em mim, mas decidiu ser claro comigo... alegando que quer começar as coisas corretamente, confessou 2 traições de relações anteriores (quis confessar o passado), mas afirma que não pretende repetir essas ações jamais. Foi um balde de água FRIA em mim, eu já "naturalmente" mais analítica sobre relacionamento cheguei em casa depois de sair com ele, assim que fechei meus olhos parece que por um momento minha mente foi direto nos dois episódios de traições que eu tive, meu peito doeu tanto e eu comecei a chorar (pareceu um gatilho). Passei a noite angustiada, chorei muito a ponto de me tremer toda. Mesmo que ele não tivesse me dado essa notícia, eu sinto sempre que se alguém se aproxima de mim, eu passaria pela mesma coisa. Enfim, isso é um tipo de bloqueio? É possível tratar isso? A terapia pode me ajudar? Pois, é uma coisa que acontece inconscientemente e involuntariamente. Quando eu vejo, estou coberta de emoções negativas, uma dor no peito que me associa a dor dos dois términos do passado, lembranças e memórias quase que palpáveis e isso me dá um vazio muito grande. Obrigada, desde já!

A melhor resposta 25 NOV 2021

Olá Running! Grato por escrever. Desculpe-me a resposta anterior, enviada por digitação involuntária. Certamente a psicoterapia poderá te ajudar muito. Basta você vir com mente aberta, persistência e regularidade. Seus escritos dão possibilidade de algumas reflexões básicas, válidas para todos nós.
Assim como o grande beneficiário do perdão, é o perdoador, o grande prejudicada pela traição, é o traidor. Isso não significa que as pessoas traídas devam ficar felizes em ser traídas e lidar com isso de maneira a aceitar.
A essência do respeito está no respeito a si mesma.
No caso específico, quando ele te fala que agiu traindo pode haver duas direções mais prováveis de interpretação:
- Ser honesto e sincero com você, demonstrando grande e sincero arrependimento;
- Sinalizar que você está sabendo que se ele trair, você já sabia desse costume.
Para você, especificamente, a essência das coisas está no amor próprio, na colocação dos limites da forma de negociar a convivência.
Não é possível namorar a outra pessoa, da forma mais rica possível, caso antes, a pessoa não namore a si mesma, não organize a harmonia e confiança interna.
Abraços virtuais ( garimpar a verdade é uma arte que nos faz mais seguros - a maioria dos ditos religiosos são falsos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

25 NOV 2021

Olá Running! Vá mais devagar. Certamente a psicoterapia poderá te ajudar muito. Podemos, no entanto, com base no que você escreveu apontar algumas reflexões:
Assim como quem perdoa, perdoa a si mesmo,

8607 respostas

25 NOV 2021

Ola
Sim! A terapia pode te ajudar muito!
Não sei se vejo necessariamente como um bloqueio já que você se permite conhecer outra pessoa, mas há uma ferida ai, algo que não te permite seguir a diante. Essa ferida é causada por nossas experiências passadas, elas nos "ensinaram" que pessoas podem nos machucar, por isso você se sente dessa forma. Mas essas feridas podem estar "desatualizadas": algo que funcionou no passado não necessariamente vai funcionar hoje. Não é porque alguém me machucou no passado que sempre vão me machucar no futuro.
Não deixe de buscar ajuda para "atualizar" essas vivências, pode te ser muito benéfico.
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha