Como posso me relacionar com minha namorada que tem bloqueio emocional?

Feita por >Eduarda · 26 out 2021 Terapia de casal

Já faz meses que nós duas namoramos mas desde o inicio do nosso relacionamento ela me conta sobre seu bloqueio emocional, sempre afirma que não consegue se sentir amada de verdade e que com o tempo sempre se afasta das pessoas mesmo as que gosta, recentemente nós terminamos porque ficou com ódio de mim sem motivo algum e depois de um tempo voltamos novamente, ela não sabe demonstrar amor e eu sinto que isso a incomoda muito, Ela também começou a perder interesse em coisas que ela anteriormente gostava.

Eu me importo muito com ela mas sempre que ela me conta essas coisas eu não consigo ajudar e me sinto inútil, quero saber como posso ajuda-la a quebrar essa barreira

A melhor resposta 28 OUT 2021

Olá Eduarda!
Esse mecanismo frequentemente está relacionado a algum trauma ou níveis muito altos de baixa autoestima: a pessoa por não se sentir capaz de ser amada, sabota seus relacionamentos ou se afasta por temores de ser deixada.
Este é um assunto para que sua namorada trabalhe em psicoterapia com apoio de um profissional.
O processo, por ser de autoconhecimento e fortalecimento emocional permitirá que ela alivie dores emocionais e se entenda de outras perspectivas e dinâmicas, favorecendo o relacionamento.
Você pode ajudá-la incentivando-a a buscar tratamento.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2021

Oi Eduarda,
Sim, sua namorada precisa resolver o trauma dela, precisa curar seu emocional... algo está impedindo que ela usufrua do prazer, da alegria e felicidade no presente... ela está traumatizada por algum acontecimento do passado. Agora, ela se autoboicota e não se permite ser merecedora dos benésseres da vida.
A única coisa que voce pode fazer, é ouví-la e incentivá-la para que ela se cure.
E também, não fique marcando passo, se frustrando, esperando por mudanças de outros, que não sabe se vão se realizar.
Viva a plenitude da tua vida!

5817 respostas

27 OUT 2021

Olá Eduarda! Grato por escrever. Poderemos, de forma direta, lidar com os teus bloqueios, não com os dela. Com os dela, ela precisa lidar. Vocês, pelo relato, nunca tiveram relacionamento pleno, portanto nunca amadureceram relacionamento, mas também nunca terminaram (pra valer). Veja: há algo que você precisa ponderar em si mesma. Namoro é experiência de aproximação, de amadurecimento (doçura) para se conhecer melhor. Não maior parte das vezes, esse movimento de se conhecer mais profundamente permite conhecer aspectos que mostram que o namoro não deve continuar. A escolha de uma companhia duradoura a ser investida por décadas, envolve parâmetros, envolve experimentação, frustrações, aprendizados.
Você se importa muito consigo mesma?
Estou à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

27 OUT 2021

Ei, Eduarda
Espero que esteja tudo bem
Quando alguém que amamos passa por um momento difícil, também sentimos pela pessoa. Mas uma forma valiosa de ajuda é ajudar a buscar ajuda.
Busque profissionais e lugares em que ela possa se abrir e trabalhar esses bloqueios.
Por último, de forma nenhuma você é "inútil", você já está a ajudando de alguma forma, não se sinta mal por isso, ok?
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha