Possivelmente tenho algum bloqueio emocional?

Feita por >alasca* · 15 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

estou com 19 anos hoje e desde o início da adolescência tenho pensamentos como "não confie em ninguém" ou "faça isso para se proteger, depois vai ser pior". com início da pandemia passei a tentar ligar essas frases com as atitudes que tenho, como: não saber/querer falar sobre o que sinto, sempre que alguém se aproxima tento me afastar, evitar falar sobre qualquer coisa relacionada a mim (pode ser até algo que fiz e achei legal), sempre achar que as coisas vão ter um fim e preciso estar preparada para isso (ex: alguma pessoa me trocar). o problema é que não tenho a mínima ideia de onde essas coisas podem ter surgido, minha infância foi tranquila e não me recordo de nenhum trauma. passei a ler sobre bloqueio emocional a pouco tempo e me identifiquei bastante, seria isso?

A melhor resposta 22 JUN 2021

Alasca tudo bem? O melhor caminho é se auto-conhecer , sem auto conhecimento a gente sofre sem entender o real motivo, e por mais que diz que não tem trauma, sempre pode haver algo incosciente que só com analise conseguimos encontrar.

Fico a disposição!
Natalia Martins Psicóloga - online

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 JUN 2021

Alasca, Boa tarde!
Então, mesmo que você relata que sua infância foi tranquila, mas, desde da sua consepção, quando você foi gerada já se percebe o que acontece, que são os instimulos.. Durante o seu desenvolmento, na infância, pode acontecer algo que, quando chega a adolescência e vida adulta, a pessoa não se lembrar concientemente. Mas, algo que causa sofrimento, surgem em forma de sintomas, interferindo nas realizaçoes do dia a dia, como interaçoes sociais, angústia e outros sintomas, como mesmo bloqueio emocional.. Por meio de uma terapia você poderá indentificar o que aconteceu desde o período da infância até o momento atual da sua vida. O terapeuta irá te ajudar nesse processo.
Lúcia Maria

Lucia Maria de Oliveira Machado Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

16 JUN 2021

Olá Alasca.
Embora você comenta que teve uma infância tranquila, os pais para proteger seus filhos podem as vezes dizer coisas que para alguns filhos não ser afetado negativamente com suas intervenções, enquanto outros podem ser afetados.
Você relata estratégias de enfrentamento que criou porque em determinado momento de sua vida pode ter sido útil, porém na sua idade atual este padrão de pensamento e bloqueio de sentimentos podem afetar sua forma de se relacionar com você mesma e com outras pessoas.
Entender estes bloqueios emocionais e insegurança nos relacionamentos podem ser discutidos em atendimentos psicológicos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JUN 2021

Desde o desenvolvimento intrauterino, o indivíduo recebe estímulos e cria formas de responder a cada um deles — seja para se proteger de algo ou para suprir uma necessidade interna. A partir das experiências e dos estímulos recebidos, são construídos padrões inconscientes de interação e comportamento. O bloqueio emocional se origina da falta de segurança, medo e desconfiança em nossas próprias capacidades. Entretanto, a força desses elementos pode criar uma barreira difícil de quebrar. Isso pode comprometer a nossa postura no mundo e invalidar qualquer intenção de nos recuperar. Eu indico a buscar ajuda profissional.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus