Tenho bloqueio emocional muito forte ?

Feita por >Matheus Alencar · 18 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu acho que tenho bloqueio emocional desde os meus 15 anos, e hoje tenho 21 e isso ainda me sufoca, não consigo me relacionar amarosamente com ninguém, eu até consigo gostar de alguém, porém de um tempo eu acho que parei de gostar, então falo que não quero mais nada com a pessoa, mas quando me separo fico mal, mas se volto, os meus pensamentos que não gosto da pessoa voltam, sofro disso desde os 15 anos, e isso é sufocante, e atualmente to conhecendo uma menina muito legal, me sinto bem e a vontade com ela, porém esses pensamentos já estão vindo e eu quero dar certo com ela, mas não sei se é bloqueio emocional, só de escrever isso minha ansiedade ataca.

A melhor resposta 28 FEV 2023

Olá, Matheus!

Comecemos com seus 15 anos, algo aconteceu lá que te marcou de tal forma que "emudece" seu afeto. A psicoterapia é esse trabalho de investigação, esclarecimento e mudança. Fico à disposição para te acompanhar nesse trabalho, Matheus!

Abraço!

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Olá Matheus Alencar
Seu bloqueio emocional não começou aos 15 anos... seu bloqueio emocional aconteceu na primeira infância, entre o primeiro dia da tua gestação até os 5/6 anos. Foi nesta fase que voce passou por experiências e a sua mente compreendeu e sentiu rejeição ou abandono, manipulação, humilhação, exclusão ou traição. Depois, na tua interação com as pessoas é onde voce sente o problema.
Agora é o tempo de resolver... o sintoma precisa ser compreendido e resolvido...
Todos sentem bloqueio emocional, uns mais, outros menos, mas todos sentem. Alguns, só vao descobrir mais tarde...
Quanto antes resolver, mais resultados tem na vida.
Por isso a necessidade de conhecer a si mesmo, se compreender e buscar solunionar;
Não é o tempo que vai curar isso... é a consciência. Conscientizar-se e resolver e curar.
Use a Psicoterapia... está aú à sua disposição.

Abraços

5830 respostas

19 FEV 2023

Olá Matheus! Obrigado por escrever. Você está relatando, na conexão, sentimento de bloqueio, postura e idade, algo muito frequente, inclusive com explicação logicamente auto protetora. Na verdade você precisa desenvolver autoconfiança, precisa aprimorar entendimentos da tua identidade, potencialidades e natureza humana. Não ter namorada, com vinte e um anos e certa insegurança, é algo muito mais comum do que as pessoas imaginam. O que precisa, antes ser cuidado é a construção de turma de colegas e conhecidos, com vínculo ético, saudável, de qualidade, cuidar dos estudos sólidos e consistentes, do trabalho ou preparação para o trabalho consistente, da interação com a cultura, com as artes.
Será muito enriquecedor e promissor você contar com a assessoria científica de um psicólogo, para que possa desenvolver melhor imagem de si mesmo, melhor visão das trocas e vivenciar harmonia interna enriquecida com os vínculos de qualidade.
vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.