Acho que não vivi o luto como deveria

Feita por >July · 30 jan 2022 Luto

Olá, tenho 23 anos e um filho de 5 minha mãe faleceu tem 3 anos e desde então tudo mudou na minha vida , sempre tive ela como meu porto seguro e quando ela morreu eu me vi sozinha e tendo q fazer decisões sozinhas cuidar da minha vida sozinha , meu filho sempre ia no trabalho dela a tarde depois da creche eu levava , um dia depois da morte passamos perto da onde ela morava e ele pediu pra ir, virei o carrinho em direção a minha casa e ele chorou e eu chorei junto a partir dali acho q vesti uma armadura pra nao sofrer e cuidar dele pra ele nao sofrer tbm porem hj em dia vejo q isso foi um erro , sou uma pessoa difícil de lidar estressada com ele , nao tenho amigos eu afastei todos de mim com minhas crises tipo do nada eu sinto q todos estão falando mal de mim que estao conspirando ai falo q quero ir embora falo que vou suicidar e acabo brigando com as pessoas sabe , acabou q se afastaram de mim e com razão quem q vai querer conviver , mas eu ja pedi desculpas ja reconheci meus erros mas nunca mais sera igual anos atrás... eu sou uma pessima amiga e uma péssima mãe nao aguento mais viver assim preciso dar um jeito de tirar esses sentimentos de mim tirar essas coisas ruins quero ter uma vida normal com meu filho preciso de terapia remédios pra me ajudar com
Isso . Desde ja obrigada irei ler todas a as respostas :(

A melhor resposta 31 JAN 2022

Oi, July
Eu sinto muito pela sua perda. Me parece que você "acelerou" o processo de luto para não demonstrar ao seu filho e ser forte pelos dois. Mas há um problema aí, o luto não pode ser transposto sem ser vivido e elaborado. Infelizmente precisamos passar pela dor pra entender que aquela pessoa não está mais lá. Assim que compreendemos determinadas situações, vamos poder explicar elas de forma mais calma ao filho, por exemplo.
Recomendo que escolha algum profissional e busque ajuda, mas penso que um primeiro passo está sendo dado.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

1 FEV 2022

July,
Não foi o luto que voce não viveu... não aceitou a morte da sua mãe e tomou a posição de vítima.
Sua mãe partir na hora certa, porque já cumpriu com a missão dela; Assim será contigo, com o seu filho, com todos.
O problema é: Como voce está vivendo a sua vida?
Sua mãe partiu para que voce fosse responsável pela sua vida e não ela.
Voce tem que ser mãe de ti mesma, pai de ti mesma, ser o que voce quiser ser.
Voce é dona da sua vida e a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para se conduzir e construir a tua realidade.
Em vez disso, voce continua se lamentando, se culpando, se vitimizando, se queixando da vida...
Cumpra com a sua obrigação que é ser quem voce quer ser. Não acha desculpas, tudo voce pode, desde que escolha.
Deus não vai te ajudar porque ele já te deu a liberdade e o poder de fazer.
Se precisar chorar a morte da mãe, chore, mas depois, assuma o controle da sua vida.
Se precisar de ajuda, sim, faça psicoterapia... e não é o remédio que vai te curar, não é nenhum agente externo, é uma decisão interna quem vai te ajudar.
Abraços

5817 respostas

31 JAN 2022

Olá July. Você foi muito clara, sensata e sincera para descrever sua história e a situação de vocês. O desenvolvimento da vida das pessoas costuma acontecer desse jeito mesmo: cortes, perdas, desafios, transformações. Estes fatos que você relata mudaram sua vida: ser mãe, a perda da sua mãe, a perda das amizades... e realmente, após as transformações a pessoa não será “igual anos atrás”. Mas a sua vontade de crescer, evoluir é notável: “quero ter uma vida normal”, ter amigos, ser boa mãe. Esta vontade de desenvolver sua vida é uma força fundamental. Com certeza a sua busca por um atendimento profissional poderá te trazer benefícios. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

31 JAN 2022

Bom dia, July
Sinto muito pela sua perda!
O luto precisa ser vivido, pois não há como esconder a mistura de sentimentos que ele trás: Medo, insegurança, tristeza e entre outras coisas a impotência diante da realidade. Reconhecer que precisa de ajuda já é um grande passo, pois é preciso que entenda cada sentimento e a maneira em que reage diante deles, e também o quanto o luto não vivido interfere nos relacionamentos interpessoais.
Não se pode mudar o passado, mas pode-se aprender com ele. Por isso, sugiro à busca por terapia, pois com o auxílio de um profissional capacitado conseguirá vencer esse momento tão difícil.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

31 JAN 2022

Olá July! Grato por escrever. Certamente você comentou uma parte da tua história mas há uma parte maior, um comentar interativo, a ser enriquecido com o ouvido amoroso, sensível, atento das pessoas. Permita-se dar continuidade para a tua colocação para fora dos teus desconfortos. Precisaremos conhecer mais da tua rotina, história e contexto de vida. Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (Atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituiçoes como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Vacine seu filho! Mantenha proximidade afetiva com distância física!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.