Abandonar sonho profissional por um grande amor?

Feita por >Pam · 20 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Tive um relacionamento perfeito durante 4 anos e terminamos depois que eu mudei de estado pra seguir meu sonho de estudar fora. Depois de 4 anos separados e de relacionamentos falidos, ele já teve 2 namoradas e eu já tive 2 namorados, voltamos a nos falar e percebemos que nada mudou entre nós, nos amamos e queremos ficar juntos novamente, porém, ambos não conquistamos ainda nossa independência financeira, ele continua morando na casa dos pais e eu continuo vivendo de bolsa assistencial da universidade no outro estado. Por conta da pandemia eu tive que voltar pra casa da minha mãe (foi aí que nos reencontramos) e eu não fico feliz morando aqui, pois, me acostumei com a independência e liberdade e meus pais são muito rígidos e não permitem "nada" além de no outro estado eu ter mais oportunidades de trabalhar e ser bem sucedida do que na cidade em que minha mãe mora e conquistar minha independência financeira é e sempre foi minha maior prioridade e meu maior sonho . A pergunta é: volto a morar com meus pais de vez, pra ficar ao lado dele (ele mora no mesmo bairro da minha mãe) ou continuo vivendo no outro estado, porém sozinha e sabendo que nos amamos muito?
Tô muito indecisa, eu sofro por saber que estou perdendo o grande amor da minha vida, a chance de ser muito feliz com alguém que vale a pena porém eu também sofro muito de precisar depender da casa dos meus pais pois aqui eu preciso obedecer às ordens deles e é um lugar muito ruim de oportunidades de emprego e estudos.

A melhor resposta 2 JUL 2022

Pam...
A escolha é sua, voce é a dona da sua vida, voce decide o que quer para a sua vida, se autonomia. liberdade e independente ou dependência, submissão e controle.
Veja que está em jogo o que voce é e onde voce está.
Voce é vida, força e energia... a vida te dá a liberdade e o livre srbítrio.
O sistema (pais, sociedade, cultura, crenças...), o lugar onde voce está, te dá o limite, o controle, a dominação, a submissão.
Se, ao escolher a liberdade, a independência, perder o seu "grande amor" talvez esse não era t teu verdadeiro grande amor.
Nem mesmo ele concordaria voce deixar os teus sonhos para ficar com ele.
Abraços

5817 respostas

24 MAR 2021

Olá Pam...
Percebo que estas vivenciando uma grande dilema em sua vida, o amor ou independência financeira. São as coisas que você mais busca, mas neste momento encontra dificuldades em decidir o que será melhor para seu futuro.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para trabalhar essas questões e buscar as respostas que tanto almeja.
Em terapia trabalhe seu autoconhecimento, sua autonomia e sua autoestima para assim compreender o que realmente importa e lhe fará feliz.
Busque compreender a situação que vem enfrentando e procure alternativas para solucionar seus problemas.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste