Eu estou passando por um problema bem grande...

Feita por >Quatro · 16 dez 2020 Terapia familiar

Olá, eu estou passando por um problema bem grande...
Tenho quase 30 anos e mora eu e meu marido com minha mãe.
Ai entra o problema: meu sonho é sair de casa, nunca tive minha propria casa e nem sei como é viver sozinha.
Desde a infância ela sempre me privou de muita coisa, ate de rir em casa por conta de "barulho".
Tenho depressão, TDPM SEVERA DEMAIS, tentativas de suicídio nas costas, TOC e suspeita de autismo(estou procurando ajuda, tudo indica que sim).
Inclusive, esse ultimo quando comecei a suspeitar e buscar ajuda ela negou com toda a força e tentava justificar todos os meus atos "estranhos" com algo e invalidar o que eu sinto...

Na nossa casa moramos com minha avó com alzheimer avançado da qual não consigo sequer interagir pois ela me criou como filha e acabo surtando e chorando só de olhar pra ela e minha mãe não tem psicologico algum pra cuidar dela mas insistiu em largar o emprego e viver da pensão da minha avó quando meu avô morreu.(o que nos trouxe muitas dividas)

Temos um estoque de animais porque ela não deu ouvidos ao meu marido e eu quando falamos que não era pra pegar.(mais de 20 animais em uma casa minuscula)
E maior parte das consequências ruins que vivemos(isso inclui passar fome uns anos) foi devido a escolhas dela que ela não permitiu a gente de opinar.

Eu sou autonoma e me sustento muito bem(mesmo que o trabalho me de muitos problemas psicologicos graves)
Não consigo trabalhar fora de casa devido a minha fobia social e dificuldade de me relacionar, então me viro em casa com meu marido e tudo vai bem.
Estamos querendo sair de casa pois quero ter a vida que nunca tive, rir em casa, decorar a casa do meu jeito, e correr atras de oportunidades na minha area e na dele etc e quando fomos conversar com minha mãe a respeito ela pediu pra ficarmos ate minha avó morrer porque ela não consegue sozinha especialmente quando ela convulsiona ou cai.
Só que ta insuportável a convivência (sempre foi) e eu quero viver do meu jeito, isso ta me deixando pior e eu to mais depressiva e suicida em pensar nisso.
A saude da minha mãe ta mais debilitada com problemas de respiração e asma severa, e ela sempre fica se lamentando dessas coisas alem de falar sempre de "familia abandonando" pra mim pois ela está sozinha e todos oa irmãos viraram as costas pra ela, ela é solteira e não tem ninguém.
Me sinto na "obrigação" de ajudar ela ficando do lado dela mas por outro lado eu quero morrer por nunca ter vivido na vida, estar perdendo oportunidades profissionais na minha area e por termos uma relação muito toxica...

O que eu faço?
Eu realmente me sinto um lixo e quando ela fala de abandono piora.
Sempre que falo de sair de casa ela vem com isso.
Ja pensei em levar ela num psicólogo pro proprio falar de como eu to ao ponto de fazer algo contra minha vida por estar perto dela.
Brigamos muito o tempo todo e ela xinga e grita por tudo.
Eu fico literalmente trancada no quarto o dia todo com meu marido, só saimos pra ir no banheiro e fazer comida (as vezes)...
Nunca tive uma boa relação com ela e ela se recusa a procurar emprego, e mesmo que não se recusasse ela já ta com a saúde de tal forma que duvido que acharia.
No passado sugeri dela ficar trabalhando e usar o dinheiro da minha avó pra pagar uma cuidadora, e agora, estamos nesse buraco atual e ela não aceita se eu sugiro isso de novo...

Obrigada pela atenção e desculpa qualquer coisa, espero que esteja legível.

A melhor resposta 18 DEZ 2020

Boa noite. Amiga com tantas questões a serem tratadas não entendo pq ainda n procurou ajuda. Ou se já procurou. Mas de QQ forma vc está aq e precisa de ajuda urgente..
Pense em vc,
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

18 DEZ 2020

Boa noite Quatro. Vc precisa de ajuda profissional urgentemente. Deve ser muito difícil toda essa situação q vc está passando. Vc fez acredito q um resumo do q vc passa, mas deu p perceber o seu sofrimento.
Se precisar de ajuda profissional sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 DEZ 2020

Oi Quatro,
Sim, ficou bem legível o que está passando. E para sua saúde emocional e física, é necessário tomar algumas atitudes. Não será fácil, estamos falando da sua mãe, da sua avó, por isso precisa de um profissional para te ajudar a passar e lidar com tudo isso. A Psicoterapia, vai te ajudar a lidar com os conflitos, culpa e angústia.
Me coloco a disposição para ajudá-la.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo