Problemas com o passado do parceiro.

Feita por >pssousan · 7 jun 2023 Terapia de casal

Olá.
Em 2014 conheci meu atual marido, e em 2015 começamos a nos envolver e ficar. Eu ainda era bem nova, tinha entorno de 13 anos, nesse tempo descobri que ele vivia um outro relacionamento, foi muito traumatizante pra mim, entrei em ansiedade profunda, perdi cerca de 10kg, tudo que comia vomitava logo em seguida, mas apesar disso permaneci no relacionamento esperando uma mudança e que ele me assumisse.
Passou um tempo, e em 2016 ele teve um problema com essa garota e finalmente passamos a namorar sério, e ele com o tempo mudou muito, completamente, vejo que ele se arrependeu do ocorrido e me respeita e me ama demais, amaduceremos juntos depois dessa situação, porém, eu sempre acho que ele está em dívida comigo, às vezes sinto raiva por coisas bobas também, fora que peguei uma obsessão em acompanhar o perfil dessa garota a anos, desde o ocorrido, sempre fico procurando e pesquisando tudo sobre a vida dela, e ela já casou e possui outra família. Não tenho ciúmes no sentido de achar que ele voltaria com ela, ele depois do que aconteceu nunca mais procurou ou chegou a falar com ela, ele simplesmente seguiu em frente. Já pra mim, parece que minha vida estagnou, apesar de ter casado e começado uma faculdade, parece que tudo o que aconteceu foi ontem...
Queria saber como posso perdoar meu marido e parar de ficar acompanhando a vida dessa garota.

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 JUN 2023

Olá Psssousan! Obrigado por escrever. Antes de namorar consigo mesma, você não só namorou como casou-se com seu marido. Em nossa sociedade complexa, até os vinte e cinco anos de idade, a quase totalidade das pessoas precisam amadurecer. Para isso precisam formar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, conviver com eles, com certa riqueza de vínculos, precisam vivenciar estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho, vivenciar grupos de esportes coletivos de contato, grupos de teatro, estudos, arte, dança, cultura, serviços, dentre outros. Os namoros devem ser para se conhecer melhor e amadurecer. Partindo dessa ideia geral, considerando que você pulou muitas etapas, será preciso, com as devidas adaptações, que você amadureça, desenvolva autonomia, originalidade e autoconfiança. Isso poderá ser feito com a ampliação da socialização, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.