Passei por problemas que não consigo esquecer. Preciso de terapia?

Feita por >Tai · 26 abr 2016 Psicologia clínica

Passei por diversos problemas do ano retrasado para cá e, desde de então, não consigo esquecer. Não consigo dormir direito e fico relembrando o passado. Como esquecer?

A melhor resposta 26 ABR 2016

Olá Tai, bom dia! Penso que a psicoterapia irá te auxiliar neste processo, não esquecendo o problema, pois isto não irá acontecer. O importe é ressignificar a importância que isto teve em sua vida e o tamanho que ele ocupa. A terapia irá te trazer outros benefícios e qualidade de vida. Espero ter ajudado, estou a disposição!

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

3 MAI 2016

Oi Tai!
Acredito que você está tentado entender o que aconteceu com ruminações.Quando ruminamos achamos que podemos examinar o passado e compreende-lo.Tentamos entender para que não aconteça novamente. Só que quando fazemos isso ficamos presos ao passado, pois esquecemos que a situação não depende exclusivamente de nós. Portanto, não podemos ter certeza da reação do outro. Possivelmente você está focando em perguntas que não tem respostas satisfatorias como por exemplo: " O que há de errado comigo? ou Por que eu? Por que isso aconteceu comigo?". Focando em perguntas assim a tendencia é você se sentir confuso e impotente.
Se pergunte se ruminar atrás mais alivio ou mais aflição? Traz mais certeza ou incerteza?
Um profissional poderá ajuda a perceber o que aconteceu de outra maneira e assim, amenizar o que está sentindo. Espero ter ajudado.

Pollyana Gomes Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

3 MAI 2016

Gostaria de poder lhe ajudar. Estou localizada no centro do Rio. A terapia do qual faço programação neuro linguística e hipnose o ajudaria bastante.
Você mudará a partir do momento q começar a reavaliar o hoje e direcionar pro seu amanhã novos ideais e pensamentos. A mente está aberta a receber qq informação. Faça. E assim mudará

Psicóloga Ana Luzia Correa Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

28 ABR 2016

Boa tarde Tai , este é aquele tipo de coisas que não podemos ter de volta ou voltar atrás, é coisas que nunca poderemos ter novamente e da mesma forma, coisas que aconteceram no passado não poderão ser refeitas pois não podemos voltar atrás no tempo para apagar as coisas que fomos fazendo, ou proteger-nos do sofrimento que sentimos no passado. Inicialmente, este é apenas um mecanismo de enfrentamento que temos como seres humanos para diminuir a dor, mas ao permitirmos que a tristeza e desilusão nos engulam o prazer da vida, somos obrigados a tê-las conosco durante muito tempo e em alguns casos para o resto das suas vidas, podendo desenvolver alguns problemas psicológicos, como: fobia social, ataques de pânico, insónias, ansiedade, depressão. É tempo de percebermos que aprender com o passado e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes.
Evite fundir-se ao seu passado ou aos seus sentimentos, o passado é algo que ficou para trás, é imutável, já nada pode fazer sobre o que aconteceu. No entanto no que se refere aos sentimentos que são acionados pelos pensamentos que tem, ou interpretações que faz acerca do que lhe aconteceu ou viveu no passado, isso você pode, e se quiser consegue mudar, não estou falando que você passou a ser infeliz ou triste, e sabe porque não usei essas expressões de “Ser”? Porque, acredito que estar a sentir-se infeliz ou triste, não é a mesma coisa de ser infeliz ou triste. Quando você se refere a si mesmo como sendo uma pessoa infeliz, está a personalizar esse estado, e considera que esse estado é permanente, mas digo-lhe que não é, isso é uma ilusão. E sabe porque razão não é infeliz? Porque nem você nem ninguém estão permanentemente 24/24 horas nesse estado de ser (infeliz). As suas emoções não são reações fixas às circunstâncias externas, elas emergem dos seus pensamentos, das suas crenças e das suas avaliações.
Sugiro que você procure uma terapia com abordagem Cognitivo Comportamental.
Abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2016

Olá, Sugiro a realização de atendimento psicológico para que você possa superar possíveis traumas de acontecimentos do passado. Estou a disposição.

Kelly Garcia Psicólogo em Jundiaí

8 respostas

28 ABR 2016

Boa noite, sugiro que você procure por um profissional que trabalhe com hipnose clínica, principalmente com a hipnose condicionativa. Através dessa técnica é possível se fazer o bloqueio de emoções e lembranças negativas, além de se poder fazer uma programação mental específica para problemas de insônia.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

27 ABR 2016

Bom dia!
A Psicoterapia é fonte de auxilio e ao auto conhecimento, se está com problemas e não consegue esquecer, precisa de um suporte técnico de um profissional, eu atuo presencial e on line. estou a disposição,
Grata
Gloria Libanio
Psicologo.

Psicóloga Glória Libanio Psicólogo em Salvador

17 respostas

27 ABR 2016

Olá Tai!A psicoterapia irá buscar os motivos pelos quais este problema ainda permanece vivo e lhe causando sofrimento. Deve-se trabalhar o significado dele e o lugar que ele ocupa em sua vida, quais as razões para ainda lhe causar dor emocional, e com isso minimizar seu impacto e permitir seguir sua vida de maneira mais tranquila e confiante.

Psicóloga Gracy Ramos Nakakura Psicólogo em Brasília

11 respostas

27 ABR 2016

Tai

O ideal no seu caso é realmente fazer psicoterapia, onde o terapeuta terá a chance de entender o por que vc aderiu tanto ao que aconteceu com vc e vai poder te orientar em como vc deve agir, para se desapegar das suas lembranças ruins,

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

27 ABR 2016

Olá Tai. Um processo de psicoterapia é sempre bem vindo e fornece ao cliente/paciente muitos ganhos, não somente em torno da queixa estabelecida. No teu caso, felizmente já identificou que sofre ainda com coisas do passado, então, por que não fazer um processo de terapia? Conheça, verifique abordagens e profissionais. Sugiro que pesquise sobre a Terapia EMDR. Trata-se de uma abordagem específica para reprocessamento de experiências/situações traumáticas. Vai gostar. O resultado é fantástico. Abraço e á disposição.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

26 ABR 2016

Olá Tai. A questão problema talvez não seja esquecê-los, mas sim trabalhar para que os resultados gerados por ele sejam edificadores. Nossa condição humana não nos isenta de falhas, mas cabe ressaltar aqui que não existe erro que não contenha acerto, assim como não existe acerto que não contenha erro.

Em relação ao fato de precisar ou não de psicoterapia, a resposta estará única e exclusivamente contigo, pois ninguém melhor do que você para dizer se precisa de apoio para transpor algo que possa gerar sofrimento.

Espero que estas palavras te auxiliem em algo e fico a disposição para o que for necessário também.
Fique bem.

Hélio Savi Bastos Psicólogo em São José dos Pinhais

1 resposta

26 ABR 2016

Esquecer de problemas nem sempre é fácil e nem sempre é possível. Tu não relatas que problemas são esses, mas penso que se estão interferindo nas tuas atividades diárias e básicas, como o sono que foi o que tu relataste, penso que seria importante sim procurar um psicoterapia.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

26 ABR 2016

Tai, você está sofrendo? Ao que me parece, sim. Então, tua pergunta pode se transformar em afirmação. Ou seja, você precisa de ajuda.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 ABR 2016

Tai, bom dia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre você. Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro