Medo de machucar o meu parceiro

Feita por >Hellen · 2 fev 2021 Separação

Oi, eu fico com um cara ja tem quase dois meses, e desde de quando conheci ele decidimos ficar só entre a gente...até que percebi que nao queria um relacionamento, ja que eu vi que eu preciso de um tempo sozinha, aprender mais sobre mim mesma sem se preocupar com ninguém além de mim mesma, ja que passei por dois relacionamentos abusivos...
Bem, ele é realmente uma pessoa incrível, bondosa, muito respeitadora, faz de tudo por mim, mas o problema sou eu, eu nao gosto da mesma forma que ele, e fico me sentindo mal por isso, mesmo ja falando que minha condição da gente ficar é que eu uma hora ia pegar meu rumo, mas que poderíamos continuar amigos, ja que ele é uma pessoa que eu quero por perto na minha vida, e ele concordou.
Sinto que estou usando ele, ou que estou atrasando a vida dele, ele é uma pessoa tão boa, ele merece o mundo, mas eu não mereço ele, ele nao merece essa minha versão, e isso me deixa muito angustiada, porque sei que nao estou apaixonada, e vejo ele mais como um amigo... e ao mesmo tempo falo a mim mesma que ele sabe onde ta se metendo e que ele ta ciente de toda a situação, eu realmente nao sei lidar com isso....

A melhor resposta 3 FEV 2021

Olá Hellen! Teoricamente você apresenta os elementos para uma relação livre de maiores compromissos. Na prática, você imagina estar machucando a outro pessoa, supondo que ela está em envolvimento e expectativa diferente. Conclui dizendo que não sabe lidar com isso. Parece uma questão de consciência, de valores.
Em que medida os relacionamentos abusivos do passado não estarão confundindo a clareza e possibilidades da interação atual?
Poderá ser enriquecedor você amadurecer reflexão sobre tua identidade, teus planos, tuas dúvidas, através da caminhada científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, vacina para todos, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.