Como faço pra melhorar isso? Tenho medo que meu parceiro pare de falar comigo

Feita por >mirelly · 18 jan 2023 Abordagem psicológica

eu tenho muito medo que meu parceiro pare de falar comigo do nada, de uma hora pra outra, eu não acho que ele faria isso, mas tenho muito muito medo, meu coração fica dando uns choques o dia inteiro por isso, e minha cabeça só pensa nisso, não para um segundo.
acho que isso pode ser por alguns antigos relacionamentos meus e amizades, mas não sei o que fazer.

A melhor resposta 20 JAN 2023

Olá Mirely. Entendo sua angústia em relação a esse medo e a dificuldade em saber o que fazer. O primeiro passo, que é identificar o que está acontecendo, você já deu.
Pelo seu relato me pareceu que você está tendo crises de ansiedade devido a esse pensamento intrusivo. Se for esse o caso é importante você buscar alguma técnica para lidar com as crises, pode ser de relaxamento como a respiração diafragmática, relaxamento progressivo, ou a técnica de grounding; existem várias.
Uma orientação importante é entender que não é só porque você tem esse medo e pensamento ele não necessariamente vai acontecer. Então tente conversar consigo mesma entendendo: Por que você acha que isso pode acontecer? O que tá te mostrando isso? O que mostra que isso não vai acontecer? Por que tem medo disso?

Recomendo que você busque ajuda, especialmente de psicólogos que trabalham com a Terapia Cognitivo-Comportamental para ajudar nisso.
Espero ter ajudado!
Psicóloga Daniela Nunes Tavares (CRP 05/68342)

Daniela Nunes Tavares Psicólogo em Três Rios

2 respostas

19 JAN 2023

Olá Miirelly! Obrigado por escrever. Na verdade, pelo que você escreveu, caso não haja outros dados diferentes, você está ainda muito imatura, insegura, namorando antes de estar pronta para namorar. Namorar com outra pessoa exige que a gente tenha firmeza da nossa identidade, das nossas metas, turmas de colegas e conhecidos, consciência dos estudos sólidos, do trabalho consistente, prática de esportes coletivos de contato, desenvoltura com os hábitos culturais próprios da nossa cultura, lugar e idade.
Perceba que o medo dificulta para que você se expresse com originalidade e espontaneidade, empobrecendo suas ofertas nas trocas socias e amorosas.
Vamos aprofundar reflexão?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8634 respostas

19 JAN 2023

Olá Mirelly!
Muitas vezes, alguns acontecimentos do passado podem influenciar na forma como lidamos com acontecimentos no presente. Portanto, se você teve relacionamentos, sejam estes amorosos ou de amizade, que geraram ansiedade ou preocupação e terminaram de forma mal resolvida, essa(s) vivência pode(m) estar gerando esse medo e ansiedade atual em você.
Mas isso não é algo incomum, e tem como melhorar e até acabar. Se quiser conversar mais sobre isso, estarei a disposição para te ajudar a encontrar caminhos para curar essas feridas do passado para poder viver cada relação de maneira mais leve e conseguir enxerga-la como algo único, sem ter medo que seja como outras que já viveu.
Fique bem!

Daniela Pupo Carneiro Melges Psicólogo em São Paulo

2 respostas

19 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então agenda sua consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém