Nos amamos, mas estamos armados e sempre se machucando

Feita por >Viviane · 20 dez 2021 Psicologia clínica

Eu tenho um "namoradinho", ele mora longe de mim,ou seja, é à distância. No inicio foi tudo bem, mas eu como pessoa sei que tenho problemas tais como bloqueio emocional e por muito tempo eu negava meu amor por ele por medo e de criar uma barreira. Esse tempo passou, tínhamos muitos momentos de ajustes todos os mês, o que fez ficar mal e etc...Mas,não era muito legal porque era desesperador. No meio desses momentos ficávamos ansiosos e com medo, e pensando "Será que é o fim?"

Bem, estamos aqui até hoje,dezembro. Mas em junho ocorreu problemas mais preocupantes como a distância que a gente sentia um do outro, estávamos untos porém longes até ns palavras, como um devaneio

E desde então tudo pra mim tem ficado estranho demais. Coisas que ele faz me deixam tristes,coisas que eu faço deixa ele triste. É como se estivéssemos armados e sempre se machucando sem querer. Não importa quanto a gente se desculpe ou diga que nao era por querer, eu ainda me sinto estranha. Estou sendo feliz,ou apenas uma idiota que permanece no que machuca? Estamos em um momento pessoal da vida muito delicado também, ele tem problemas em casa e eu twnho os meus. Esses oroblemas nos fizeram ser mais diferentes ainda e sinto que não o conheço mais, por estar em sua forma estressada.

Gosto muito dele,mas não sei se o que faço e isso me deixa mal

A melhor resposta 23 DEZ 2021

Oi Viviane,
Nesta existência, nada acontece por acaso, tudo é incitação para o desenvolvimento; estamos aqui para despertar a consciência individual e nos colocar dentro da consciência universal, a grande energia que nos envolve.
As "brigas", os incômodos que surgem entre voces vão continuar, e mesmo se os dois buscarem outros parceiros os problemas vão continuar (voces se levam consigo) até voces aprenderem o que precisa ser curado, o que precisa ser compreendido, saneado.
Sim, é preciso que cada um resolva seus bloqueios emocionais, seus traumas, todos nós temos muitos, muitas mágoas, muitos conflitos, muitas emoções gravadas, de experiências passadas mal resolvidas... são estas emoções que precisam ser saneadas, curadas para que a vida possa ter prosseguimento, com menos conflitos, com menos sacrifícios.
Não é verdade que viver seja algo difícil... se vocè se colocar na dor, sim, aí fica difícil, mas a vida está onde existe alegria, prazer e facilidade. A vida é uma ventura extremamente gratificante.
É necessário que cada um resolva as suas carências... carências são falta de Si mesmo, distanciamento de si mesmo. Se estás carente de afeto, de amor, é inútil procurar no outro... ele não pode preencher este vazio, só vai conseguir preencher de ti mesma.
Por isso, aprenda a buscar a você, seja uma mulher que se orgulha daquilo que é, a cada dia pergunte-se o que mais pode melhorar? E seja a cada dia melhor do que ontem. A cada dia seja a sua melhor versão.
Este crescimento, este despertar vai te colocar em outras condições, melhores condições e se voces dois não estiverem mais juntos, o que importa? Serviu para despertar e alçar voos maiores.
Abraços, não tenha medo, voe.

5892 respostas

21 DEZ 2021

Olá Viviane! Grato por escrever! Namorar envolve machucados, namorar a distância, é algo como aceitar receber apenas dez por cento do salário. Convivendo ao vivo e em cores, no dia-a-dia, com uma pessoa, a conhecemos pouco, imagina em namoro a distância. Quando isso se associa a dito "bloqueio emocional", que precisa ser melhor dimensionado, mas superação de medos e timidez se resolve com prática real, ao vivo e em cores. Uma grande parte das pessoas que fazem opção por namoro virtual, o faz por medo de lidar com a experiência real. Nessa condição a coisa que essas pessoas (timidez acima do confortável), é viver experiências reais.
Você não gosta dela, gosta desse porto seguro e cômodo, que você elaborou um desenho em sua cabeça.
Lembre-se, o grande namorado de cada pessoa, somente pode ser, precisa ser, ela mesma. O namoro com o outro é vivência de experimentação, de aproximação, afastamento, que na maior parte das vezes não deve dar certo. Namoro sólido é construção amadurecida.
É preciso assumir posição, enriquecer posição amadurecida. Antes de namoro, no estágio desse tipo de redação, é prioritário, turma de colegas, prática de esportes, estudos sérios, trabalho sério, viagens, experimentações éticas e saudáveis.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.