Minha namorada está passando por problemas em que ela está confusa

Feita por >Marco · 1 set 2021 Psicologia clínica

Como ajudar ou agir nessas situações? Meu nome é Marco tenho 26 anos minha namorada está passando por problemas em que ela esta confusa com tudo já não sabe mais o que quer, pensei que fosse só um momento, mas ela tem dúvidas até sobre nossos negócios ela queria desistir de tudo como nos sempre compartilhamos momentos e pensamentos sejam eles bons e ruins senti que precisava de ajuda para que ela a passe por essa situação ela não aceita ajuda de um profissional e eu entendo, mas tenho medo de que piore porque está me afetando também afinal ela nem sabe se, quer seguir em frente comigo ela já me falou que me ama e que ela precisava de um tempo para resolver tudo isso, mas até agora ela não chegou a nenhuma solução o que mais me preocupa é ela, tenho medo que isso só agrave a situação. Mesmo com tudo isso acontecendo eu sempre me mantenho do lado dela dando todo suporte e ajuda necessária.

A melhor resposta 2 SET 2021

Marco,
Tua namorada está passando por uma crise existencial, isto não é ruim porque a partir daí ela pode se encontrar e ajustar o seu caminho. Se ela não quer ajuda é porque já tem em mente caminhos a seguir. Se não quer por teimosia ou orgulho, vai se dar mal porque se ela não compreender o que está acontecendo, vai se adaptar a uma situação que não vai ser o melhor para ela. E aí, nada e ninguém pode fazer alguma coisa por ela. Lembre-se, a porta se abre por dentro.
O melhor que pode fazer é se afastar dela para dar espaço para ela resolver as suas questões. Assim como está não é realizador para voce.

5817 respostas

6 SET 2021

Olá Marco.
Se você buscar ajuda psicológica poderá enfrentar melhor esta situação, sabendo como se relacionar da melhor maneira possível com ela. Por outro lado, ela percebendo suas mudanças positivas, poderá se interessar por fazer acompanhamento psicológico, isto pode ou não acontecer, já vi vários casos em que a pessoa não queria, mas ao perceber as mudanças no outro, se interessou pela psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 SET 2021

Olá Marco.
Grata por participar aqui.
Procure conversar com a família ou parentes, amigos bem próximos dela e que estejam solidários em ajudar. Converse em separado e ouça a opinião deles e a descrição do que eles observam nela e compare com a sua visão também. Se chegar a conclusão que você está certo procure fazer terapia você mesmo para obter suporte de assertividade e comunicação nessa e outras questões que possam estar relacionadas.
Fico à disposição,
Maria Nair
Psicóloga Clínica
Terapi Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

2 SET 2021

Oi, Marco

Perceba, você esta fazendo absolutamente tudo que está em suas mãos, dando suporte, buscando ajuda para ela, se preocupando, etc., infelizmente nem sempre esse tipo de ajuda é suficiente, por mais bem intencionados e sinceros que sejam.

Lamento que ela não queria a ajuda de um profissional, pois ao meu ver, essa seria a melhor possibilidade para ela, organizar as ideias, entender as angústias e buscar caminhos para resolve-los, as vezes coisas como essas que parecem simples para alguns, para outros, é um grande tormento.

Tente mais uma vez incentiva-la na busca por um profissional, não há dúvida que se ela se abrir para essa possibilidade, a situação pode melhorar para ambos. Me coloco à disposição!

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga e Terapeuta Sexual

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

2 SET 2021

Olá Marco! Grato por citar. Seus descritos não esclarecem as especificidades das questões envolvidas, mas aponta que ela não aceita ajuda profissional. Você aceitaria? Muitas vezes, quando uma pessoa resiste a ajuda profissional, alguém próximo: (namorado, marido, pai, mãe, filho, neto), acaba por enriquecer formas de direcionar a pessoa que se recusa a contar com a assessoria técnico-científica de um psicólogo.
Em certa medida, todos temos incertezas. Em certo grau isso é útil para que possamos agir com maiores buscas de entendimentos e esclarecimentos. Quando as dúvidas inviabilizam ações de esclarecimentos ou execuções, são paralisantes.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

,