A linha tênue entre o fetichismo e a realidade.

Feita por >Antonio Junior · 27 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá a todos, primeiramente quero agradecer a todos que se propuserem a responder. Pretendo ser breve e direto.

Gostaria de entender com mais clareza o ponto de vista da psicanálise sobre o fetiche “cuckold.” Não quero dialogar sobre o que é certo ou errado, (porque a visão de certo e errado é muito subjetiva) tampouco sobre o ponto de vista social acerca disto. (Sei que há muitos tabus)

O que eu gostaria de entender é onde isso surge. Esse fetiche surge a partir de situações comportamentais da infância? É algo hereditário? Tenho 24 anos, e não lembro ao certo quando isso começou exatamente, mas acredito que desde meus 15/16 anos (época que conheci minha atual mulher) meu lado emocional sente essa necessidade e eu não consigo me relacionar somente eu com a minha esposa devido a essa necessidade, ela é muito parceira e sempre topou essas peripécias, e sempre foi algo bom para nós e sou muito feliz de ter uma parceira com a mente tão aberta.

Mas eu gostaria de entender o porquê que sinto essa necessidade. Se tem relação com a forma que fui criado (que foi em um ambiente marcado por brigas entre meus pais) ou a partir de qual ponto da minha existência que surgiu essa necessidade, esse sentimento carnal.

O que me assola não é ter esse “estilo de vida”, e não fico me baseando em parâmetros sociais sobre o que é correto ou incorreto. O que me assola é entender onde isso surgiu e como controlar tal impulso de sempre querer ver outro homem dominando minha parceira, de observar ela entregue a outra pessoa, de sentir a necessidade de implementar todo tipo de situação lasciva dentro da nossa relação sexual.

O ponto que mais me intriga dentre tudo isso e talvez seja importante mencionar para obter uma análise mais precisa é o seguinte. Eu só sinto prazer na minha esposa quando vejo outro à desejando, quando vejo outra pessoa sentindo prazer nela ou quando relembro alguns momentos.

Obrigado a todos, espero ter sido claro na minha busca e não ter esquecido de mencionar detalhes importantes para uma análise de primeira estância.

A melhor resposta 28 FEV 2023

Olá Antonio! Obrigado por escrever. A questão central é você e sua namorado estarem confortáveis para o hoje, mas principalmente para o amanhã. Há uma luta entre a cultura e a natureza: todos somos seres sexuais que temos desejos, interesses por sexo, por afeto, por trocas. De outro lado, queremos segurança, estabilidade, confiabilidade, certeza. Casamento com monogamia é combinado para temperar essas duas forças que não se conciliam: Estabilidade e liberdade, cultura e natureza. A sociedade reprova, uma grande parte das pessoas lidam bem com sua liberdade, mas não com a do parceiro.
É uma ousadia altamente emocionante, mas que tal qual aplicação financeira com potencial de alto rendimento, também apresenta, na mesma proporção, alto risco.
Se desejar aprofundar, estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

28 FEV 2023

Antonio Junior
Tem muitas coisas implicadas... pode ser que este desejo nem nasça de voce mesmo.
Precisa ser analisado. Pode conseguir, fazendo Psicoterapia.
Para a vida, nada é certo e nada é errado. Tudo voce pode experimentar, conhecer, aprender e conscientizar.
Tudo são possibilidade de expandir a consciencia, aprender e escolher.

Abraços

5817 respostas

28 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém