A introspecção de uma mente frágil.

Feita por >ANON · 30 mai 2024 Abordagem psicológica

Recentemente (há 2 anos) recebi um diagnóstico de dupla morbilidade, no caso, eu tenho TEA e TDAH. Dês de então eu tenho tentado me tratar e não consigo ajuda tanto pelo convênio quanto pelo sistema público. Eu sou uma pessoa muito frustrada comigo mesmo, gosto de muitos assuntos - dentre eles eu poderia mencionar a física, matemática, neurociência, geopolítica e argumentação lógica - mas não consigo compreende-los da maneira que acredito ser ideal. Em outras palavras, eu me frustro por não conseguir aprender o que gosto e na quantidade que gostaria.
Em parte eu acredito que seja por causa do meu TDAH, que me impede de manter uma rotina eficiente de estudo, mas também acho que há uma incapacidade cognitiva que me impede de avançar mais nessas áreas, ou seja, eu não sou tão inteligente quanto gostaria de ser.
Venho tentando buscar ajuda profissional há muito tempo e tenho tido muitas decepções com relação a isso. Pra ser sincero, já estou pensando em desistir. Me sinto sozinho, dessintonizado com o resto da sociedade. Incapaz de tratar minhas comorbilidades e por conseguinte, incapaz de aprender e dedicar meu tempo as coisas que amo.
Meu TDAH e meu TEA me trazem muitas dificuldades, mas talvez a minha maior dificuldade seja a de compreender o sentido de uma mera existência efêmera que eu chamo de vida, talvez tivesse sido melhor se eu não fosse concebido.
Ora, porque tirar do homem a única coisa da qual ele não pode viver sem? Porque fui privado do amor?
Se não posso mergulhar no fascinante mundo das ciências e me deleitar com o prazer da aprendizagem, o que mais me resta? Diga a minha alma para que ela não sinta mais dor!
Eu só... Preciso de ajuda...

A melhor resposta 1 JUN 2024

ANON
Você foi mordido pelo sistema que te classificou com TEA e TDAH
Tentou se tratar através dos instrumentos do sistema, mas estes vão te convencer a aceitar as limitações descrita por ele.
“Eu sou uma pessoa muito frustrada comigo mesmo, gosto de muitos assuntos - dentre eles a física, matemática, neurociência, geopolítica e argumentação lógica - mas não consigo compreende-los da maneira que acredito ser ideal... me frustro por não conseguir aprender o que gosto e na quantidade que gostaria”
Voce idealizou, imaginou uma realidade que precisa ser construída, mas se esconde no TDAH, que julga impedir de manter uma rotina eficiente de estudo, uma incapacidade cognitiva, que não é inteligente...
Todos são inteligentes, mas a maioria não sabe usar a sua inteligência e por isso, paga com a dor, frustração, angústia.
Você é como é, não foram os teus pais que te fizeram, voce veio através deles e veio para se realizar e trouxe contigo todas as ferramentas que seriam necessárias para se realizar, mas a aprendizagem é necessária.
Voce não nasceu para te frustrar e foi você que quis estar aqui... para aprender. Então, caia fora dos julgamentos e se responsabilize por si mesmo. Não é o TDAH e TEA que impedem, é as desculpas que voce está dando para si mesmo para não evoluir.
A vida te deu a liberdade para fazer experiências; te deu o livre arbítrio para fazer novas escolhas... voce se torna o que escolhe. Você cria o seu próprio destino.
Você não foi privado do amor, você é amor, mas não se reconhece como tal.
Precisa se colocar nas coordenadas da vida, viver a sua vida e saber lidar com o sistema em teu benefício.
Faça Psicoterapia se quiser compreender a grandeza da vida e da experiência que está fazendo nesta existência.
Abraços

6179 respostas

31 MAI 2024

Bom dia, Anon! Obrigado por escrever. Teu texto e a denominação dos diagnósticos apresentados, não combinam entre si. Ademais, diagnósticos subjetivos como esses envolvem variações muito diversas; vai de dificultados imperceptíveis até graus de alto comprometimento. Cada pessoa é única. TEA ou TDAH precisam ser individualizados. Querer aprender Física, Matemática, Neurociência, Geopolítica e lógica, é um desafio para todos nós. A maior parte desses saberes, comungo com você, o interesse. De outro lado, passados mais ou menos, cinquenta anos, entendo que há muito saber. Apenas uma pequena parcela de uma especialidade, poderei aprofundar. É preciso conviver com a inevitável limitação humana. A Ciência vem acumulando muito conhecimento. Não poderemos saber em profundidade, nem um por de cento do que o coletivo científico acumulou.
Creio que você precisa mais se conhecer, amadurecer, conhecer a natureza humana, vivenciar entendimento mais amplo das vivências culturais. Esportes coletivos de contato, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, artes, cultura, teatro, turmas de estudos com foco em um saber específico. Evite ficar querendo abraçar o mundo. De grão em grão a galinha enche o papo. Você com pequenos e simples passos, estando harmônico e focado em cada passo, irá longo.
Se desejar, posso contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

31 MAI 2024

Olá, Anon!

Sinto muito que você esteja passando por esses desafios. Receber diagnósticos como TEA e TDAH pode ser muito difícil, especialmente quando o acesso ao tratamento é limitado. É importante lembrar que suas dificuldades não diminuem seu valor ou seu potencial.
Continue procurando ajuda profissional, mesmo que seja desanimador. Talvez um profissional especializado em TEA e TDAH possa oferecer as ferramentas e o suporte que você precisa.
Tente se concentrar em pequenos segmentos dos tópicos que você gosta. Isso pode tornar o aprendizado mais gerenciável e menos frustrante.
Encontre atividades que ajudem a reduzir o estresse e aumentem seu bem-estar. Exercícios físicos, meditação ou hobbies relaxantes podem ser úteis.
Procure grupos de apoio ou comunidades online de pessoas que também têm TEA e TDAH. Compartilhar experiências pode ser reconfortante e inspirador.
O fato de você ter interesse em áreas tão diversas e complexas é uma prova de sua curiosidade e inteligência. Continue perseguindo essas paixões de maneira que se sinta confortável.

Você não está sozinho, e há esperança. Se precisar de orientação profissional para entender melhor seus sentimentos e encontrar estratégias para gerenciar suas condições, estou à disposição para ajudar.

Atenciosamente,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni.
Neuropsicóloga | Especialista em Saúde Mental | ABA para autismo e deficiência Intelectual | Terapia Cognitivo-Comportamental.

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira