A depressão pode fazer a gente deixa de amar nosso parceiro e querer ele longe?

Feita por >Fabiana de oliveira Macedo · 22 fev 2022 Depressão

Passo por uma situação assim tenho muito afeto por ele mais QR ele longe de mim

A melhor resposta 26 FEV 2022

Fabiana . A depressao nos faz querer isolamento. Entre outros sintomas.
Precisa de tratamento.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3184 respostas

27 FEV 2022

Sim. E te digo uma coisa: uma das primeiras saídas da depressão é transformá-la em raiva e frustração. Quando você não se permite sentir raiva um indignação por algo, quando ela não encontra meios de expressão, você vai ficando com raiva de você mesma e inevitavelmente vem a tristeza, a depressão e a sensação de culpa. Permita-se reagir, permita sentir raiva do que te indignar, coloque em palavras, desabafe. Se a depressão envolve o isolamento é justamente porque envolve um trabalho ter de colocar em palavras alguma coisa para o outro, preferimos que ele suma para que o problema talvez deixe de existir, mas ele não vai te deixar e vai martelar sua cabeça com pensamentos piores ainda voltados a você mesma. Estou à disposição.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

23 FEV 2022

Olá Fabiana! A depressão interfere na capacidade da pessoa sentir prazer, interagir ou participar da vida de forma ativa. É uma doença grave e incapacitante, podendo apresentar alguns sintomas como desânimo, tristeza, falta de vontade, choro com facilidade e dificuldade ou impossibilidade de sentir prazer, alteração no apetite, no peso e podendo ter insônia e diminuição da libido.
Precisa avaliar se é uma falta de interesse nele ou se o amor realmente acabou, é preciso te ouvir, entender o contexto de tudo que está acontecendo.
Busque ajuda para tratamento adequado da depressão.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

467 respostas

23 FEV 2022

Boa tarde, Fabiana,
Sim, a depressão nos faz perder o ânimo, o brilho e o interesse nas coisas que antes nos prendiam a atenção e o afeto.
Falo por experiência quando digo que ela pode criar um abismo entre vocês, mas também te faz olhar pra dentro e querer se conhecer melhor. Te faz olhar para os próprios sentimentos, e muitas vezes não gostar do que encontra.
Eu sugiro que experimente a psicoterapia, para lidar com estas questões que a afligem, neste momento concentrando-se mais em você e deixando a relação em segundo plano.
Quando não estamos bem, a relação sofre o impacto. Mas quando nos reencontramos, damos um novo brilho às coisas de nosso interesse.

Se quiser conversar melhor sobre estas questões, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

23 FEV 2022

Oi Fabiana,
Por acontecer sim, Fabiana.
Pode perceber ele como inoportuno, incomodativo; isto porque, primeiro voce precisa ajustar as coisas internas; Não é por maldade, mas não aguenta a companhia dele, prefere se isolar, viver na tua solidão sofrida.
Por isso, a necessidade de resolver isso.
Abraços

6398 respostas

23 FEV 2022

Olá Fabiana! Grato por perguntar. Queremos te conhecer mais detalhadamente. Depressão não faz, são pessoas inteiras que vivenciam depressão, que apresentam alguns comportamentos. Queremos te conhecer inteira, depois construir com você, caminhos melhores.
Querer o outro longo pode ser uma forma, algumas vezes, adequada, querer a si mesma inteira e por perto de si mesma, é uma necessidade.
Poderemos aprofundar reflexões técnicas, científicas de Psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.