Esposa morando longe com sintomas de depressão

Feita por >João · 30 nov -1 Depressão

Olá, estou com uma situação que não sei se minha esposa tem depressão. Mas ela está uns meses morando fora para estudos e demostrou mudança de comportamento, já não quer falar todo dia, nem ao menos mandar mensagens.

Fico muito preocupado, pois há algum tempo ela comentou que estava "bem morando fora, sozinha, mas que comigo em casa também se sentia sozinha" - e meio que me culpou por esse vazio. Isso me chateou mas fui pesquisar e vi que havia vários outros sinais/sintomas antigos de uma possível depressão nela, como falta de energia, cansaço, irritabilidade, sem vontade de fazer coisas que gostava, sono excessivo... parte disso causado também por estresse, pressão e tensão no antigo trabalho, já que ela acabou pedindo as contas para estudar fora.

De qualquer forma, isso me afetou e já comecei sessões, mas queria saber como abordar isso com ela, já sugeri que também fizesse terapia, ficou reticente mas deu a entender que faria. E ela mesma comentou que teve uma fase de depressão e que eu nunca dei atenção nem cuidado, porém, eu não conhecia a doença até ler e pesquisar.

O diagnóstico poderia ser feito online, mesmo ela tendo essas fases de altos e baixos, já ter sinalizado ter um período anterior, depois melhorar? E seria indicado com psicólogo ou psiquiatra, ou ambos?
Obrigado!

A melhor resposta 11 OUT 2024

Olá Joao! O diagnostico e tratamento psicológico da depressão pode ser feito em consulta presencial ou consulta online por um profissional psicólogo cadastrado no conselho federal de psicologia. Assim como a terapia de casal, lendo o relato de vocês percebo magoas, dificuldade de comunicação, distancia emocional. Em uma terapia de casal vocês poderiam dar atenção para o relacionamento. Espero ter ajudado, cordialmente, a disposicao
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, especialista em psicoterapia junguiana e casais.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria