Como ajudar alguém com forte depressão e morando longe?

Feita por >Adriely Barbosa · 5 jan 2018 Depressão

Eu tenho um irmao adolecente de 16 anos que sofre de depresaao e tristeza profunda. Sintomas como tristeza por abandono, falta de altoestima, insuficiencia entre outros estao em caso. (asimm como o Suicidio). Como moro em outro Pais nao sei como ajuda-lo.

A melhor resposta 8 JAN 2018

Adriely é muito difícil ajudar alguém à distância. Ligações e contatos através de aplicativos de mensagem podem ajudar, mas não é o suficiente. O ideal seria você conscientizá-lo a buscar ajuda, encorajá-lo a que procure um psicólogo. A psicoterapia vai dar o suporte emocional que ele necessita no momento e o psicólogo poderá identificar melhor o que esteja acontecendo com seu irmão e buscar estratégias. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 JAN 2018

Olá, tudo bem?
Segundo seu relato, é importante orienta-lo a buscar ajuda de um profissional, relatar sua preocupação com a situação, e o estado emocional dele, se colocar disponível caso ele queira compartilhar seus sentimento, angustias. Caso ele não sinta-se a vontade o profissional pode ajudá-lo, é importante para ele saber que alguém se preocupa com o seu estado emocional.

Estou à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

8 JAN 2018

Olá Adriely!
O fato de buscar auxílio para ajudar seu irmão já demonstra sua iniciativa de continuar acrescentando positivamente na vida dele. Embora pode ser aparente a dificuldade da distância, seu contato mais possível oferta um amparo para seu irmão. Demonstra para ele que, muitas vezes, não é necessário levar uma carga sozinho, e assim dialoga com ele sobre a existência de profissionais de saúde, e entre eles a psicoterapia, que contribuirão enormemente nessas fases da vida humana.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

6 JAN 2018

Adriely, bom dia! A melhor maneira de ajiudar seu irmão é incentiva-lo para que comece um tratamento psicológico. Ele pode ser ajudado a melhorar mas é fundamental que procure por psicoterapia. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

6 JAN 2018

É preciso que toda a família esteja envolvida em buscar comunicação com ele. Seu irmão não pode permanecer sozinho, a solidão piora o quadro depressivo e aumenta o risco de suicídio. O ideal é que ele procure com urgência uma psicoterapia, e se ele estiver neste estado emocional há muito tempo é importante que também procure ajuda psiquiátrica.

Anônimo-310851 Psicólogo em São José do Rio Preto

29 respostas

6 JAN 2018

Primeira coisa é conversar com seus pais, já que eles são os responsáveis por ele. Além disso muitas vezes a pessoa com depressão profunda não tem forças pra procurar ajuda sozinho, tendo que muitas vezes ser levado contra vontade. Se o risco de suicídio for alto ele precisará ser monitorado de perto pelos responsáveis, busquem ajuda o mais rápido possível.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente.

Cláudia Santos Nunes

Claudia Santos Nunes Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

5 JAN 2018

Olá, adriely.
Você pode ajudá-lo orientando a ele a busca de um psicológo, e de um psiquiatra, pois se a depressão for muito, é necessário tomar antidepressivos para o alívio mais rápido dos sintomas, se seu irmão fizer um tratamento adequado, em pouco tempo ele se sentirá melhor.
Qualquer dúvida estou a disposição

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo