Sou casada e tenho 2 filhos, mas minha mãe não aceita eu morar longe dela

Feita por >Aline Pasoto · 23 fev 2018 Terapia familiar

Minha mãe sempre foi uma mulher possessiva e agressivo. Qualquer coisa que a contrariasse ela usava argumentos para te abalar psicologicamente. Eu namorei 7 anos um rapaz dependente químico e me deixava levar como forma de escape. Além de tudo meu relacionamento com ele era também possessivo e sofria de agressões verbais e psicológicas. Nos casamos e claro, me divorciei em 6 meses. Tive depressão e pânico e precisei voltar a morar com meus pais. Após 2 anos e meio conheci meu atual esposo no qual tenho 2 filhos e somos muito felizes. Por ironia do destino, acabei indo morar ao lado dos meus pais (porta com porta) e eles me ajudam financeiramente quando necessito. Tentei várias vezes morar em outra casa mas me sinto na obrigação de cuidar deles. Minha mãe não aceita também e diz que vou deixá-la, que vou abandonar meus pais, que ela precisa de mim e etc. Meu esposo recebeu uma proposta para trabalhar em outro país, o que é nosso sonho, mas minha mãe não aceita. Diz que é para esperar ela morrer, que ela vai ficar sozinha, que eu vou abandoná-la, que eu sou ingrata e etc... Me sinto culpada. Estou infeliz por isso. Quero dar uma vida digna para meus filhos e seguir a minha vida com meu esposo. Preciso de ajuda.

A melhor resposta 24 FEV 2018

Aline, muitas pessoas assumem uma postura passiva de comportamento, onde se colocam propositadamente numa posição inferior, vulnerável, como forma de manipular e obter algo. Não conheço o contexto total do seu histórico familiar, do comportamento da sua mãe, mas imagino se poderia ser isto. E aí quando ocorre essa manipulação e as pessoas se deixam levar, perdem oportunidade ou deixam de fazer o que gostariam, ficam "presas" as outras. Isso pode ocorrer em qualquer tipo de ralação, não somente parental. Sugiro que você pense e converse com seu marido sobre o que é melhor para vocês, para o futuro de vocês. Outra sugestão é buscar psicoterapia para entender melhor o que se passa na relação com sua mãe, e se fortalecer. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 FEV 2018

Olá Aline, pelo seu relato, sua mãe tem um padrão ao qual quando contrariada, não aceita frustação e você acaba cedendo e repetiu seu padrão com o ex marido. Creio que as duas precisam de ajuda; sua mãe deveria fazer terapia para entender dentre outras coisas, que criamos os filhos para serem independentes e nossa missão tera sido cumprida se assim fizermos e você se fortalecer para não ceder diante de relações abusivas. Abs

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba

26 respostas

24 FEV 2018

Olá, Aline.
É importante você buscar por ajuda profissional, para conseguir entender o porquê se sente tão culpada em relação a seus pais e não consegue seguir com seus planos, mesmo sendo o que vc diz, melhor para seus filhos e a sua família, ficar longe não significa não dar assistência, mas entendo o seu sentimento de culpa, por isso é importante buscar ajuda.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo