Um ex de adolescência ficou noivo e isso me incomodou. É normal?

Feita por >Bia · 19 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu tive uma amizade colorida na adolescência onde nos relacionávamos a distância (nos vimos algumas poucas vezes pessoalmente), porém nos afastamos, eu sentia que não gostava dele como namorado e sim como amigo, não me sentia atraída por ele e queria conhecer pessoas novas (era adolescente, estava cercada de pessoas novas) e eu entrei em um novo relacionamento que durou anos. Durante esse meu relacionamento, esse ex tentou conversar comigo, porém eu não permiti que a conversa evoluísse e bloqueei o contato.
Meu relacionamento terminou e esse meu primeiro “amigo colorido” estava namorando. Até aí tudo bem, fiquei feliz por ele.
Quando ele postou que ficou Noivo, me senti incomodada, com vontade de falar com ele e resolver sentimentos não resolvidos do passado.
Para mim parece muito errado isso que estou sentindo, até porque já se passaram quase 10 anos e esse sentimento surgiu depois que ele ficou noivo, antes nunca senti saudade.
É normal se sentir assim? Tenho medo de ser algum traço de narcisismo.

A melhor resposta 20 ABR 2023

Olá Bia.
Com base em seu relato, poderia sugerir se tratar de um sentimento de perda, logo, é normal sentir-se assim.
Aparentemente embora você tivesse seguido com sua vida em um outro relacionamento, como você mesmo diz, sente que ficaram questões não resolvidas. Esse sentimento pode ter surgido agora, após esse noivado, pela sua percepção que o relacionamento dele evoluiu para algo mais sério e que embora vocês não tivessem mais um relacionamento já a um longo tempo, de alguma maneira você sentiu que o perdeu de fato.
E sim, é normal sentir-se assim, pois por mais que não existisse um compromisso entre vocês, o sentimento e sensação de abandono/rejeição podem ter emergido.
O interessante seria você procurar auxilio psicológico para que com ajuda desse profissional, você consiga compreender o significado real desses sentimentos e analisa-los como um todo. Se conhecer é a melhor solução.
Sinta-se acolhida e fico a disposição.

Priscila Santos Presente Dias - Psicóloga Clínica - Especialista em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar

Priscila Santos Presente Dias Psicólogo em São Bernardo do Campo

7 respostas

20 ABR 2023

Olá Bia! Grato por escrever. Não é normal. É altamente imaturo. Namoro com distância, não é exatamente namoro. Dúvidas não permitem vivência razoável de vinculação. Uma pessoa sem compromisso com você ficar noiva, não pode, não deve ter implicação nesse aspecto. A questão não é narcisismo, é imaturidade. Considerando que, segundo seu relato, já fazia dez anos que vocês se vincularam com distância, nesses dez anos, você viveu vida que não te propiciou amadurecimento nesse aspecto.
Antes de namorar com outra pessoa, você precisa consolidar questões mais pessoas, namoro consigo mesma, autoestima.
Estarei a disposição para ajudá-la.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.