Um borderline pode apresentar traços anti-sociais?

Feita por >diferente · 3 abr 2021 Transtornos personalidade

como por exemplo, falta de empatia em certas ocasiões.
eu só gosto das pessoas q me dão algo material, sentimento n me nutre , tb só sei se uma pessoa gosta de mim se ela gasta pq sei q n é fácil ganhar . N consigo trabalhar ou estudar pq tenho vários outros transtornos , e tenho medo de n conseguir sobreviver sozinho
se eu n to ganhando nd pq faria algo?
mas tb tenho certo senso ético, nunca prejudicaria alguém pra sair ganhando mas se a pessoa me prejudicar e eu puder dar o troco é 0 empatia e até me assusto como fui tão frio e cruel
eu só quero sobreviver ...

A melhor resposta 11 ABR 2021

Bom dia, espero que esteja tudo bem com você!

Eu tenho uma boa experiência com o Transtorno Boderline ou, Transtorno de Personalidade Limítrofe e, muito pelo contrário, o boderline é uma pessoa extremamente empata por outras pessoas ou situações, no sentido de rapidamente "se misturar" ao outro, ou o que está acontecendo ao seu redor, confundindo-se com aquilo. Como não estou de posse de seu diagnóstico não tenho subsídios para te dar mais detalhes sobre isso, nem afirmar se é isso mesmo. Mas, o que você relata no seu escrito, parece ser apenas uma característica de sua personalidade, e que se tem te incomodado, pode ser trabalhada em um processo terapêutico. Você pode fazer as coisas para aprender novas habilidades, novos hobbies, novas formas de atuar no mundo, e isso é super saudável para seu desenvolvimento pessoal. Sua profissão é algo que deve ser desenvolvida ao longo do tempo, e muitas vezes não traz um retorno imediato do ponto de vista financeiro. Se tem dúvida sobre que carreira seguir, uma boa orientação profissional vai te dar ótimas indicações sobre isso. Mais do que sobrevivendo, você está vivendo, e isso é incrível e te da inúmeras possibilidades de desenvolvimento potencial ! Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 ABR 2021

B dia. Vc tem diagnóstico de borderline?
Vc já se consultou c psicologo?
Vc precisa buscar ajuda.
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 ABR 2021

Olá diferente! Todos somos diferentes, únicos, em construção, ricos de possibilidades, potencialidades e possíveis caminhos. Você é uma pessoa inteira, cheia de incontáveis aspectos, para muito além, mais muito além de conceitos como borderline. É preciso se conhecer.
Todos queremos sobreviver e nossa sobrevivência plena acontece quando somos recíprocos com os outros, flexíveis, tolerantes, parceiros, esforçados por fazer as trocas darem certas.
Você sabe que não é fácil ganhar, assim sendo, pode ponderar que as pessoas também podem pensar que você somente provará o gostar delas caso gaste com elas. Acontece que gastar envolve gastar dinheiro, dinheiro é símbolo da cultura. A natureza é maior: envolve amor, segurança, vínculo, solidariedade, companheirismo, persistência. dentre outros aspectos.
Em qual medida sua crueldade e frieza não podem ser reações e não ações?
Pondere.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida e obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

4 ABR 2021

Não é comum borderline ter esse traço. Porém os transtornos que preenchem amo critério de falta da empatia: são anti social e narcisista. É raro existir comorbidades a pessoa ter um desses e ser borderline.
Você precisa ir num profissional psiquiatra ou psicólogo e rever esse diagnóstico.
Mas para te tranquilizar, seja o transtorno que você tiver e até mesmo comorbidades, tem tratamento para sintomas e questões que perpassam ele, e principalmente, para buscar a maior funcionalidade em todas as áreas de sua vida.
Estou a sua disposição!

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro