Qual diferença entre narcista, histriônico e borderline?

Feita por >MARCIA B CAVALCANTE · 30 abr 2021 Transtornos personalidade

Gostaria de saber discernir as diferenças entre estes transtornos. Percebo alguns traços entre eles,principalmente , entre os narcisitas e hitrionicos.
Podem me orientar?

A melhor resposta 1 MAI 2021

Olá Márcia! Grato por perguntar. Narcisista é aquele que concentra, de forma desproporcional o cuidado, a atenção a si mesmo, sem olhar para a sua troca com as outras pessoas e com o ambiente; o histriônico é aquele que interage com a sociedade vestindo-se comportando-se, comunicando-se com a intenção de ser o centro da atenção e borderline é um conceito antigo que reflete a oscilação de humor na proximidade dos limites razoáveis, algumas vezes mais eufórico do que deveria, outras vezes, mais desanimando do que deveria.
Cuidado: você fez perguntas sobre nomes (rótulos, padrões, denominações). Cada pessoa é única, cada traço desses precisa ser analisado de forma integrada ao todo da pessoa, ao contexto de observação individual.
Lembre-se: cada pessoa é única, rica, com personalidade, história, identidade únicas, por isso, esses mesmos nomes de "distorções comportamentais" também se apresentam como únicos, particulares em cada pessoa.
O bom mesmo é conhecer as pessoas, suas personalidades, suas identidades, sua inteireza.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, reduzamos as mortes: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico. vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 MAI 2021

Márcia, vc pode procurar essa informação em sites.
Mas se procura por um diagnóstico , vc deve procurar um profissional.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro