Transtornos sexuais na adolescência

Feita por >Jane S. · 22 jan 2015 Orientação sexual

Boa tarde. Minha filha tem 15 anos e agora está vindo com uma história de ficar com meninas para experimentar. Sempre conversamos muito sobre os namoradinhos dela, mas agora não sei como reagir, se proibo, se não falo nada, se deixo ela encontrar a identidade sexual dela. Sou separada, não sei o que fazer.

A melhor resposta 26 JAN 2015

Olá Jane
A curiosidade sexual é algo comum da adolescência, mas pode ser difícil para os pais compreenderem e saberem lidar com a situação.
Você pode ser sincera com sua filha e dizer não saber o que fazer nesta situação e propor que ela converse com um ou uma Psicóloga, com quem ela poderá conversar abertamente sobre sua curiosidade, desejos e vontades.
Quando os pais têm dificuldade em lidar com algum assunto referente aos filhos, é importante que estes busquem ajuda profissional.

Consultório Prando Psicólogo em São Paulo

4 respostas

29 MAI 2015

É natural ocorrerem descobertas na adolescência e desejo de experimentação de sensações diferentes. Não é isso que definirá a sexualidade da sua filha. A definição da sexualidade está ligada a outros fatores. Dialogue com sua filha de modo aberto, para que você possa acompanhar de perto as dificuldades dela, orientá-la e conhecer melhor o que ela pensa.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JAN 2015

Bom dia Jane, a adolescência é marcada pela identidade do indivíduo, e a busca de seu estar no mundo.
O que posso aconselha-la, é estar sempre conversando com sua filha e tentar compreender sua orientação sexual, seus desejos, e principalmente, a forma que ela está sentindo em decorrência disso.
O fato de sua filha estar tentando encontrar sua orientação sexual, é um fato totalmente normal e natural, assim como ocorre com muitos outros adolescentes, e só de você estar ali pra ela, dando esse suporte familiar, mesmo sendo só você e ela, já é algo muito importante!
Uma coisa interessante, é você estar conversando com ela, e caso ela ou você tenha interesse e necessidade, estar procurando um psicólogo para tentar dar um suporte nesse quadrante, e tentar achar meios e possibilidades para uma qualidade de relação familiar, ainda melhor!

Espero ter ajudado.

Marcio Gomes Pereira Jr. Psicólogo em São José dos Campos

7 respostas

26 JAN 2015

Olá, Jane.
A adolescência é uma fase de experimentação, de transformação, na qual o adolescente quer encontrar "seu lugar no mundo".
Por isso não é raro encontrar casos como o da sua filha.
Primeiramente você deve procurar ajuda de uma psicóloga, para que consiga passar por este momento de crise sem que situações traumáticas sejam criadas.
Se você tem um espaço para colocar as suas angústias, conversar com sua filha ficará mais fácil!

Lilian Fernanda Gomes Psicólogo em Ribeirão Pires

4 respostas

26 JAN 2015

Bom dia Jane!
Tudo bem?
É normal que o adolescente sinta necessidade de experimentar novas situações. Pode ser apenas uma "modinha" mas pode ser a descoberta de sua homossexualidade.
Acredito que o melhor caminho é conversar muito com ela, saber de suas vontades, necessidades e por que a vontade desta nova experiência (com meninas).
Converse, dialogue e oriente sempre. Você pode ser uma aliada muito importante para a felicidade de sua filha!

Abraços,
Marcia Eliane
Psicóloga Clínica e Especialista em Sexualidade Humana