Traição tem perdão?? Alguém me ajuda

Feita por >Isabella Siqueira pereira · 29 ago 2021 Terapia de casal

Pfvr alguém me ajuda? bom... eu namoro tem um ano nesse 1 ano ele sempre me tratou com muito carinho muito mesmo me mmimava falava que iria me ajuda em tudo que eu estivesse passando prometeu me ajuda pra sempre é etc... porém uma menina me mandou mensagem dizendo o seguinte você namora com fulano Aí eu disse sim porque aí ela me disse vou te mandar uns prints de umas coisas que ele falou comigo e nos print havia : ele respondendo q gostosa no stts dela , que queria pra ele q ela tava uma dlç e até marcaram de ficar e disse q por ele rolava além de beijo.... eu li isso e na hora eu fiquei sem chão porque ele nunca demonstrou ser assim pelo contrário ele sempre foi muito bom comigo sempre me ajudou muito por isso eu tô meio na dúvida do que fazer nessa situação porque eles não chegaram a ficar mas estavam marcando então ele estava na intenção porém a mãe dele e o pai dele conversou com ele e diz a mãe dele que ele chorava muito dava para sentir dor no olhar dele um olhar de arrependimento e ele jurou para ela que não queria me perder e agora eu não sei o que fazer nessa situação estou sofrendo muito Alguém me ajuda

A melhor resposta 30 AGO 2021

Olá Isabella, espero que esteja bem!

O perdão deve ser um exercício constante em nossas vidas, dentro dos mais variados contextos, e por isso deve ser incentivado e praticado sempre, sempre que possível, não se esqueça disso. A amargura e o rancor são sentimentos que, quando cultivados, nos impedem de crescer e alcançar novos voos em nossas vidas, nos ligando por laços de sofrimento a situações que nem sequer queríamos ter vivenciado. Já pensou em como essa postura pode trazer sofrimento para nós, e nos impedir de nos desenvolvermos adequadamente?

No entanto, isso não significa que, quando passamos por um episódio de traição, devemos voltar nossa relação achando que tudo vai ser "como era antes". O perdão deve ser tentando, sem dúvidas, no entanto a volta da relação é uma outra questão totalmente diferente do perdão e do ato de perdoar. Sobre esse ponto, é você quem vai saber se deseja voltar, e qual o seu limite diante desta situação. Para alguns uma vez já é o suficiente, para outros, ainda há uma segunda oportunidade, ou terceira. Será que no seu limite há espaço para uma, duas, ou três vezes? O que você merece dentro de uma relação? O que você busca?

Olhe um pouco para si nesse momento, para o que você merece, para seu verdadeiro valor, e busque entrar em contato com o que você está buscando dentro de uma relação. Deseje sempre o melhor para você nesse campo, e se sentir necessidade, busque ajuda de um bom profissional de Psicologia para te auxiliar nesse momento que está vivendo. No mais, espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

11 SET 2021

Isabella Siqueira.
Voces tem que desenvolver o diálogo, precisam conversar, precisam combinar que forma de vida voces querem levar juntos.
É ilusão ele dizer que não vai mais olhar para outras mulheres, é claro que vai olhar, todos se sentem atraídos pela beleza e formosura das mulheres, mas se ele tem compromisso contigo, é claro que não vai avançar o sinal, mas não pode mentir que não se sentiu atraído. Se isto gera ciúmes em ti, aí o conflito está em ti e não é porque ele é aasim. Voce é que tem que mudar, curar a baixa estima, ciúmes, etc.
Numa traição, ambos tem 50% de responsabilidade, pouco importa se ele traiu ou se voce traiu... A traição revela um conflito que precisa ser superado, curado em si mesmo.
Muita coisa num casal, ambos supõe coisas porque acham obvio. Na verdade não é obvio e o que é correto num, n~~ao é para o outro. Então, precisam conversar que forma de vida querem levar juntos, como lidar com estas coisas. Daqui a pouco, voce vai olhar para um homem ou uma mulher com desejos, isto é normal, mas como tratar isto com o companheiro ou companheira quando isto acontecer. E vai acontecer.

5830 respostas

1 SET 2021

Oi Isabella,

A base do relacionamento sadio é a confiança. Diante de tudo que aconteceu, é compreensível que você fique insegura. O diálogo nesse momento é fundamental para resgatar o que foi perdido.
A psicoterapia pode te ajudar a se fortalecer emocionalmente e trabalhar sua autoestima.
Fico a disposição.
Umabraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

30 AGO 2021

Olá Isabella! Grato por escrever. Primeiro: o grande perdoado do perdão é perdoador, não o perdoado; segundo: no imáginário das pessoas, a hipótese de traição, é fácil, ideal, apresenta seus atrativos. Não prática a coisa é extremamente diferente. Quem apenas imagina não precisa por à prova, a adequação e viabilidade de sua imaginação; quem escreve, está muito longe de praticar.
Será que você está sendo respeitosa consigo mesma? Lembre-se: namoro é experiência que somente fica pleno caso, cada um os dois, antes de namorar ao outro, coloca o centro do respeito e amor em si mesmo; namoro é experiência de construção, de aproximação, que, na maior parte das vezes, com o outro, não dá certo. Para que de certo com o outro, é preciso primeiro dar certo consigo mesma: é preciso envolver amor próprio, auto respeito, construção de caminho essencial, metas e objetivos genuínos.
Será interesssante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, para que possa demarcar sua essência pessoal, tuas metas e objetivos.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

30 AGO 2021

Olá Isabella.
Quando o arrependimento é sincero cabe a você decidir se quer perdoar e continuar na relação ou apenas perdoar e cada um seguir seu rumo. O perdão é sempre importante para você ficar bem, não é para o outro.
Descobrir a sinceridade nas atitudes e palavras dele pode te dar a certeza de quem ele é, assim poderá decidir se quer ficar ao lado dele ou não sem surpresas futuras.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo