Relacionamento - traição ou não?

Feita por >leticia · 6 out 2020 Terapia de casal

Namoro a 1 ano e 4 meses. Nosso relacionamento sempre foi bom. Somos amigos, parceiros, ajudamos um ao outro, estamos crescemos juntos... Mas, infelizmente ele traiu minha confiança. A duas semanas uma garota me mandou prints dele curtindo várias de suas fotos e chamando ela de linda, demonstrando interesse nela... Estou muito magoada e insegura, tentei conversar, mas ele nunca me dá um motivo concreto. Ele pede perdão e diz que jamais isso vai acontecer de novo. Eu não estou me sentindo muito bem, um lado meu diz que devemos terminar, pois não tenho mais confiança nele, já outro diz que devo dar uma chance. Ele por outro lado, não quer acabar de jeito nenhum e diz que quer reconquistar minha confiança... eu não sei o que fazer, pois o ocorrido está me afetando muito.

A melhor resposta 7 OUT 2020

Olá Letícia! Grato por escrever. Sendo inquestionável e precisa a descrição que você relatou, ficando explícito o interesse por namorar a outra garota, será hora de você experimentar outro namoro, com outra pessoa. Vejamos os fundamentos: as pessoas pesquisam, observam negociam trocas até atingirem o status de namorados. Uma vez, namorando ,veem se mais de perto, de outra posição, conhecem outros aspectos. Na média, experimetam, pelo menos três ou quatro namoros, para amadurecer e escolher uma pessoa para vínculos mais profundos. Pelo relato, você conheceu um lado dele que não gostaria. O grande namorado de cada pessoa é ela mesma. Achar as pessoas lindas é natural, achar a inteireza de uma pessoa com a plenitude do namoro confiável é outra questão.
As coisas mudam, as pessoas amadurecem, devem casar-se somente quando tiver o predomínio do amor próprio, a centralidade do amor em si mesmas, de tal forma que perder o outro, será perder uma pequena parte, mas preservar a essência de si mesmo. Que tenha segurança e autoconfiança a ponto de ponderar que quanto mais livre for a outra pessoa, mais ela viverá sua plenitude e, vivendo sua liberdade plena, cuidará do valioso respeito ao patrimônio que é você, por isso saberá ter postura de fidelidade ou reciprocidde acordada.
Confie em você: pondere o amor próprio, analise se o contexto é de traição ou de fraqueza.
Estaremos à disposição para maires esclarecimentos ou aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

10 OUT 2020

Letícia,
Tem coisas mais importantes para perceber do que se importar com este fato...
Voces são duas pessoas, duas pessoas que querem ser autônomas e completas, livres e independentes. Antes de namorar conquiste a ti mesma, seja dona de si mesma, da sua vida e da sua liberdade. E queira que também ele seja um homem livre, independente autônomo emocionalmente e com o tempo, também financeiramente.
É normal um homem e a uma mulher se encantarem com coisas belas e sensuais, isto faz parte da natureza humana. Porém como namorados, podem construir uma relação de confiança entre voces, movido pelo diálogo franco e aberto, verdadeiro consigo mesmo e depois, ele ser verdadeiro contigo e voce ser verdadeira com ele, expressar os sentimentos, não racionalizações. Sentimentos, como se sentem... cada dia um diálogo assim.
Tanto ele como você devem saber que existem muitas armadilhas que tentam "roubar" ou prejudicar a harmonia do casal, mas se estiverem fundamentados no diálogo verdadeiro e profundo, não há o que temer.
Isto é mais importante do que se preocupar se ele deu bola pra outra ou não. Contanto que consigam dialogar pois este acontecido pode reforçar o amor, não ciúmes.

5897 respostas

8 OUT 2020

Olá Letícia.
Procure ajuda psicológica, assim poderá ser mais assertiva em sua decisão de manter ou não esta relação e entender o que realmente aconteceu e está acontecendo nesta relação.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo