To me sentindo muito irritada, triste e com baixa autoestima

Feita por >fagundes · 29 jul 2023 Autoestima

Qualquer coisa me irrita desproporcionalmente, eu estou me afastando dos meus amigos, me sinto muito insegura e com baixa auto estima, tem dias que até choro por me sentir feia. As vezes tenho dificuldade de identificar meus sentimentos e acabo invalidando todos eles. Não sei como resolver, só sei que não quero continuar desse jeito, sem contar das compras compulsivas que faço e acabo fazendo dividas demais porque eu acho que quando eu compro, me sinto mais feliz.

A melhor resposta 2 AGO 2023

Lamento ouvir que esteja se sentindo assim. Lembre-se de que é normal enfrentar períodos difíceis, mas você não precisa enfrentá-los sozinha. Busque apoio e orientação adequados para lidar com suas emoções e restaurar sua saúde emocional.

Abraços.

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

5 AGO 2023

Fagundes
Voce se sente desse jeito porque está funcionando no automatismo do que aprendeu, do que foi condicionada a fazer e aceitar para poder ser aceita, amada e valorizada.
Só que isso não traz resultados satisfatórios para você, só te dá tristeza, baixa autoestima, raiva... daqui a pouco começa os problemas físicos, gastrite, ulceras, se já não tem!
Voce não se conhece, não sabe quem é, não sabe da sua verdadeira identidade, do seu objetivo de vida.
O meio te educou dessa forma que não é você. Por isso sofre.
Não há nada de errado contigo; tudo são sintomas de que precisa encontrar a verdade de si mesma, ser o que a vida quer de você.
Voce apenas está num sistema mas não é do sistema.
Faça Psicoterapia que tudo consegue resolver.
Abraços

5817 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JUL 2023

Olá fagundes, espero que esteja tudo bem com você.

É importante que você possa se aprofundar mais em seus sentimentos, para que você identificar as causas desses estados que descreve, bem como as melhores maneiras de superá-los. Adquirindo mais autoconhecimento é possível manejar de maneira mais adequada seus sentimentos, validando aqueles que precisam ser validados, e superando aqueles que não estão sendo produtivos e satisfatórios para seu próprio desenvolvimento. Sua vontade de mudar é um ponto importante, e acredito que vindo aqui até esse espaço você já está efetivamente dando o primeiro passo para sua mudança. Um profissional de Psicologia é muito indicado para você neste momento, pois ele poderá trabalhar de maneira a te favorecer na ampliação de seu autoconhecimento, e oferecer oportunidades de superar suas dificuldades e desafios. Gestão das emoções é um dos pilares da inteligência emocional, e sua prática deve ser continuamente buscada, para que você tenha uma melhora em sua qualidade de vida. Por isso, se for possível, busque um profissional de Psicologia, e inicie seu processo de psicoterapia. Acredito que isso irá te ajudar muito no momento, além de ampliar consideravelmente seu autoconhecimento, e sua capacidade de gerir suas emoções.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

30 JUL 2023

Olá Fagundes, vamos conversar mais sobre seus sentimentos e angústias. Não querer continuar nesta situação é o primeiro passo para você investir na sua saúde mental e bem estar. Tentar cobrir um vazio com as compras, só vai lhe trazer mais angústia e entrar num ciclo difícil de sair depois. Busque a terapia. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

30 JUL 2023

Olá Fagundes, como você informou que tem tido vários sentimentos e sensações que nesse momento não tem mais conseguido lidar da melhor forma e está afetando sua vida. É válido pensar na possibilidade de iniciar um acompanhamento psicológico para que você consiga identificar e clarificar seus sentimento e os fatores que tem levado você a se sentir assim nesse momento. Com a terapia você poderá fazer suas escolhas de formar mais consciente.
Espero ter te ajudado!
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

30 JUL 2023

Olá Fagundes! Obrigado por escrever. Nós, todos nós, somos compostos de milhões de aspectos. Vivemos noventa anos e não conseguimos acessar a todos os nossos aspectos. Feiura é um conceito subjetivo, mas é um deles, quando ponderamos nossa auto estuma, julgando-nos feios.
Não adiantará nada a pessoas te acharem feia, não adiantará nada as pessoas te acharem bonita, não adiantará nada as pessoas te acharem interessante, se você não der espaço, e não se permitir interagir. O que é fato é que todos dos únicos, ricos de possibilidades potencialidades, ao mesmo tempo que carentes, desejosos por companhia, por companheirismo, afeto, troca, sensação de pertença, dentre outras necessidades.
Cada ser humano, em harmonia consigo mesmo, interagindo com os demais, é pessoa altamente interessante e gratificante.
Vamos organizar tua harmonia e amor próprio?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.