Tive um rompimento traumático com minha esposa

Feita por >Eduardo · 19 abr 2018 Terapia de casal

Vivi doze anos casado e há 3 meses rompemos nossa relação. Foi um trauma muito grande, pois a amava demais. Em decorrência deste rompimento sofri alguns bloqueios psicológicos, estou com insônia severa e me sinto uma pessoa muito fria, tenho a sensação de que não tenho mais emoções e nenhum tipo de sentimento, gostaria de saber se esse bloqueio é reversível, se há alguma terapia ou medicamento para reverter esse bloqueio?

A melhor resposta 25 ABR 2018

Eduardo, você está vivendo um processo de luto após o término da relação. Esse processo dura em média 6 meses, ou no máximo um ano. É muito doloroso, mas você poderia elaborar tudo o que aconteceu e sofrer tudo o que tiver que sofrer durante essa fase. Dói, mas passa. Enquanto isso, dedique-se ao seu trabalho, faça exercícios, vá a lugares diferentes, faça amizades, pois muitas vezes nos afastamos dos amigos, da família , para nos dedicarmos ao relacionamento, refaça essa rede, se não der, faça coisas onde você conheça novas pessoas, dança, academia, cursos. O que você gostava de fazer antes do relacionamento? Tente retomar, encontre-se com você novamente. Caso seu período de luto não passe, procure ajuda profissional para acompanha-lo nesse processo. Abracos.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

20 ABR 2018

Olá Eduardo! Me parece que você esta vivenciando o processo de luto, que é uma fase de readaptação. Foi um relacionamento longo o qual você investiu boa parte da sua vida, é natural que você se sinta dessa forma. No entanto algumas coisas precisam ser trabalhadas com as questões emocionais, o entendimento de que você possa vir a sentir novamente. Aproveite esse tempo para olhar mais para si e buscar se conhecer entendendo seus sentimentos, eles tem um significado que pode te orientar a sentir-se bem novamente.

Adam Pereira Leite Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

20 ABR 2018

Olá Eduardo, além da terapia ou em conjunto, procure coisas que são e ou foram boas para você. Coma bem, pratique um esporte, fale com pessoas e não espere a vontade de fazer as coisas para tomar uma atitude. Sua dor é justa, mas ela não precisa tomar conta de todos os momentos do seu dia. Att, Thyago Vargas.

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

20 ABR 2018

Olá Eduardo. O rompimento de uma relação é interpretado pelo cérebro como se você estivesse vivenciando um luto, e como tal, os sintomas de insônia, afeto paralisante, raiva, e outros surgem como uma resposta ao sentimento de perda.
Você pode encontrar apoio em processo de psicoterapia que ajudará na reestruturação e resignificação de sua vida. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraço com carinho. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana