Tenho transtorno bipolar e quero saber sobre vida profissional e stress

Feita por >Bipolaridade · 27 jun 2021 Transtorno bipolar

Tenho Transtorno Bipolar e meu desejo era terminar a Faculdade e exercer a profissão de Jornalista? É possível alguém com a doença exercer qualquer tipo de profissão? O stress e a convivência diária com pessoas pode ser um fator a se pensar para a escolha de uma Faculdade e então, logo, uma profissão futura para um Bipolar? No caso do Jornalismo, curso da área de Comunicação...justamente por exigir essa interação da "comunicação", deve ser uma profissão a ser desconsiderada por quem possui Transtorno Bipolar ?

A melhor resposta 6 JUL 2021

Olá!
Nenhum transtorno deve te limitar a fazer o que você deseja, isso porque mesmo que não tenham "cura" no sentido comum da palavra, todos tem tratamento para que você possa aliviar os sintomas, e no caso do TPB, a lidar com a impulsividade, raiva, e até a se relacionar melhor com os outros. Desta forma, independente da área que você deseja seguir, tendo um transtorno de personalidade é importante fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
À disposição,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

3 JUL 2021

Primeiro quem te diagnosticou como bipolar. Segundo bipolaridade é uma transição de humor entre mania e deprimido. Existe tratamento.
Busque ajuda.
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 JUL 2021

Olá Pessoa.
Em qualquer curso haverá estresse. Não se limite por ter bipolaridade.
Minha sugestão é respeitar seus limites físicos e emocionais. O apoio psicológico é tão importante quanto o medicamentoso.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 JUN 2021

Olá,
O transtorno bipolar tem tratamento sim. E através da medicação adequada, passada pelo psiquiatra e com a psicoterapia você consegue sim terminar a sua faculdade. Um abraço

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

29 JUN 2021

Uma coisa é querer ser jornalista como profissão.
Outra coisa é voce querer ser um jornalista exato que observa e relata as coisas sem interpretações e sem julgamentos... para isso terá que fazer PSICOTERAPIA para se certificar, para te autenticar, para recuperar a tua identidade.
Caso contrário será tendenciosa e lunática.
Ser bipolar não é problema desde que se conheça e saiba te conduzir.

5817 respostas

28 JUN 2021

Olá!
O transtorno bipolar é um transtorno afetivo que tem tratamento sim, e qualquer pessoa que o tenha, desde que corretamente diagnosticado e devidamente tratado, por um psiquiatra e um psicólogo clínico, tem condições de viver sua vida e desempenhar suas funções normalmente. O psiquiatra entra com a medicações imprescindíveis para conter/tratar alguns sintomas, como a mania, depressão e/ou episódios que manifeste psicose, caso seja Bipolar tipo I, e o psicólogo auxilia nas relações intra e interpessoais, na tomada de consciência sobre a manifestação dos principais sintomas, bem como no desenvolvimento de recursos necessários para o bem estar emocional do paciente. Marque uma avaliação com ambos os profissionais (psicólogo e psiquatra) e seja o que quiser ser na vida! Esse é o grande segredo de sermos seres humanos em continuum desenvolvimento. Podemos tudo desde que conscientes do que queremos e quando motivados pelo desejo certo.

Instituto de Psicologia C3 Psicólogo em Salvador

4 respostas

28 JUN 2021

Boa tarde.

Fazendo o uso correto da medicação juntamente com a psicoterapia, a vida é normal. A psicoterapia ajudará no autoconhecimento e você poderá tbm desenvolver habilidades necessárias..
Em relação ao lado profissional , vc tem a opção de fazer uma orientação profissional e de Carreira para ter mais assertividade em relação a profissão.
Boa sorte para você e tudo de melhor. Caso tenha interesse em saber mais sobre orientaçao profissional ou psicoterapia, estou à disposição.

Giselle Loures Nocelli Werneck Psicóloga Psicólogo em Juiz de Fora

2 respostas

28 JUN 2021

Olá!
Encontra-se em tratamento para o transtorno? Para o paciente com Transtorno afetivo bipolar o tratamento deve ser psiquiátrico e psicológico, utilizando-se de fármacos para estabilização do humor e amenização dos sintomas e psicoterapia para que o paciente aprenda a lidar melhor com seus afetos. Aprendendo a administrar e lidar com suas emoções é possível estabelecer uma rotina e vínculos saudáveis.
A disposição para demais dúvidas! :)

Jucélia França Psicólogo em Natal

4 respostas

28 JUN 2021

Olá Bipolartidade! (?) Grato por perguntar. Primeiro é preciso considerar que diagnósiticos são particulares, adquirindo uma identidade para cada pessoa, mesmo quando o diagnóstico é preciso. De outro lado, também as profissões podem e devem adquirir uma personalidade adaptada aos recursos de cada indivíduo, portanto individualizadas. O estresse é algo a se aprender a lidar, a administrar.
Nas três interfaces (profissão, bipolaridade e estresse) a essência está na busca, por parte da pessoa, por ter consciência e direcionamento de suas ações, para lidar com esses componentes.
Será aconselhável que você aprofunde a reflexão sobre essas questões, em processo científico com psicólogo especializado em orientação ocupacional, com persistência, mente aberta, continuidade e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo - Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8602 respostas

28 JUN 2021

Olá, seus sintomas e pensamentos são bem peculiares deste tipo de transtorno, entretanto é possível ter uma vida saudável alinhando a sua rotina medicação e psicoterapia. Certamente a psicologia o ajudará a se conhecer, perceber e lidar com as alterações e oscilações do humor.

Se cuide, busque ajuda!

Eduardo Cupertino Moreira Psicólogo Psicólogo em Curitiba

10 respostas

28 JUN 2021

Será que esse desejo ainda é de terminar a faculdade, e exercer a profissão? Será que tu se sente confortável em exercer o que teria cursado na faculdade? O que te capturou nessa escolha? e nessa dúvida?

Anônimo-389903 Psicólogo em Porto Alegre