Tenho sentimentos por pessoas inalcançáveis

Feita por >dressrosa02 · 9 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Oi, tenho 19 anos e atualmente estou tendo uns sentimentos que estão atrapalhando minha vida: só tenho interesse por pessoas inalcançáveis ou indisponíveis. Sendo famosos ou não, sempre obtenho obsessões temporárias. Sinceramente eu não sei mais o que fazer, esse sentimento não vai embora, apenas pensar na possibilidade da pessoa se envolvendo amorosamente com outra me causa uma sentimento horrível, tipo uma angústia no peito, o que me fez até mesmo a criar aversão a filmes/séries românticas. Tento me afastar para não receber mais notícias porém sempre é a mesma coisa, a frustação e raiva me corroem por dentro. Tento me relacionar com pessoas que conheço, mas ninguém me atrai e quando sinto atração, ela some após eu perceber que é recíproco. Não sei mais o que fazer, eu só quero ser uma pessoa normal, não quero sentir raiva por uma situação em que a pessoa envolvida não sabe nem da minha existência, não quero o sentimento de inutilidade/inferioridade esmagando meu peito.

A melhor resposta 10 JUN 2022

Olá, Dressrosa02! Espero que as coisas possam ficar bem.
O movimento literário romântico lançou a possibilidade da humanidade viver através da arte algo que não existia na realidade até então, o relacionamento com a pessoa ideal, mas para isso, era necessário que fosse uma pessoa inalcançável, justo porque, se o amante concretizasse seu desejo estabelecendo uma relação real, perceberia que a pessoa amada, na realidade, tinha também aspectos que o desagradariam e deixaria de ser aquela pessoa ideal desejada passando a ser apenas uma pessoa real, agradável em alguns momentos e desagradável em alguns outros. Mas, certamente, os românticos não criaram a idealização do nada, esse objeto idealizado já existia neles. Nós, contemporâneos, ainda fazemos o mesmo movimento de procurar o objeto ideal do nosso apaixonamento, muitas vezes é isso o que nos impulsiona às investidas amorosas, e para alguns, viver as idealizações em suas fantasias pessoais serve como uma proteção contra as frustrações das relações reais.
Espero poder ter ajudado um pouco e fico à disposição. Um grande abraço!

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

12 JUN 2022

Olá!! dressrosa02
Você é tão jovem! Liberte- se para viver a vida, só temos uma para viver. Me parece que você tem medos que não está disposta a enfrentar. Qual o seu maior medo? Já houve em sua vida algum abandono? Houve algum trauma que nunca tenha dividido?
Buscar profissionais que possam equilibrar essa direção mental em sua trajetória, vai mudar seus pensamentos e comportamentos.
Busque Psicoterapia e um médico também para ajudar com solução medicamentosa.
Pensamento positivo.
Att, Psi Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

12 JUN 2022

Oi, meu bem! Esse comportamento está sabotando seus relacionamentos. É necessário compreender que medos/receios estão relacionados a um relacionamento real e possível. Será que você teme que vejam quem você é de fato? Teme o abandono? São algumas possibilidades, mas você precisa fazer terapia para entender. Preste atenção no que passa pela sua mente quando você percebe que é recíproco e desiste. Estou à disposição caso deseje ajuda.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

11 JUN 2022

B noite
Você é tão jovem. Tem muitos caminhos e opções pela frente. Faça terapia. Vai te ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JUN 2022

Tá,,, Voce fez alguma coisa? Não!
Pois, precisa iniciar Psicoterapia; precisa resolver seus problemas emocionais, traumas, conflitos; é isso que está acontecendo... e isso só se resolve através da Psicoterapia.
Precisa ver as causas que podem estar nesta existência ou em outras; só uma psicoanálise para saber e resolver.
Abraços

5817 respostas

10 JUN 2022

Olá dressrosa02! Certamente pessoas inacessíveis nunca exigirão a vivência real. Isso ter a questão menos desafiadora. Pessoas acessíveis, provavelmente você, ao ver a situação se tornando possível, apresente comportamentos que afastam a pessoa. O amor ao outro começa pelo o amor a si mesmo. O amor a si mesmo, constrói através de rotina de vida temperada, saudável, sociável, ancorada em estudos sérios, em trabalho consistente, aprimoramento de vínculo com turmas de colegas e conhecidos.
Não há pessoas melhores ou piores. Todas as pessoas são altamente ricas de possibilidades e potencialidades, mas são únicas: não há cópias, não há iguais.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes e mais frequentes do que parece. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" não são religiosos - querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, mantenha distanciamento, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

10 JUN 2022

Olá
Imagino o tamanho da angústia que essa incompreensão gere. Entretanto, ela se mantém. Tudo aquilo que se mantém o faz em função de algum ganho (mesmo que a gente não perceba). Então me pergunto: que ganhos existem para ti se colocar nessa posição de não recíproco? Acredito que essa resposta não seja possível de forma clara nesse momento, afinal, envolve muita coisa em sua vida e por isso sugiro um processo de terapia para que algo a mais possa ser compreendido.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha