Não consigo me importar com os sentimentos de algumas pessoas

Feita por >Keyla Santos · 9 ago 2022 Luto

Eu não consigo sentir saudades, demonstrar sentimentos ou me importar com os sentimentos dos meus amigos ou algumas pessoas. Somente com quem estou em um relacionamento. Perdi um amigo que me dizia que eu não me importava com ele e nem com os sentimentos dele. Até mesmo com minha família não sinto saudades e não demonstro afeto. E não consigo enviar mensagem para eles perguntando como estão ou algo do tipo.

A melhor resposta 10 AGO 2022

B tarde. Akira.
Existem fases do luto, e a última é a aceitação.
Se vc tem perdas significativas e não passou por essa fase é possível q tenha dificuldade em lidar com sentimentos. E talvez por isso vc se comporte dessa forma.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 AGO 2022

Oi Akira. Sinto muito que isso venha lhe fazendo perder pessoas importantes. Em terapia você vai entender que aprendemos determinados comportamentos que nos foram muito úteis em algum momento da vida e que vc problema se dá quando continuamos reproduzindo os mesmos comportamentos com situações diferentes e pessoas diferentes, e que não farão você alcançar o que deseja.
Busque ajuda e mude esse realidade. Abraços

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

11 AGO 2022

Olá Akira,
que bom que chegou até aqui!
Não entendi bem qual sua dúvida, mas vamos falar um pouco sobre o seu relato através de reflexões. E o que você sente com tudo isso? Você se vê obrigada a agir conforme as pessoas te solicitam? E, o que você acredita que aconteça para ter esse tipo de comportamentos ou reações?
Sabe, mais importante do que o que nos acontece é entender como e para que agimos como agimos. Olhar para o que acontece, entender o que sente a respeito, buscar reconhecer como você chegou até aí... podem ser pontos importantes para te ajudar a mudar seus resultados, ampliar sua consciência e te assegurar na tomada de decisões e escolher: permanecer ou mudar.
Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito nesse processo! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima!

Espero ter te ajudado!
Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

11 AGO 2022

Olá Akira,
Há uma diferença entre não sentir afeto e não conseguir demonstrar o que sente.
Não sentir afeto pode estar associado a traumas e experiências que vivenciou e hoje não consegue sentir afeto por certas pessoas. Já não conseguir demonstrar afeto, pode estar associado ao modo como você percebe o mundo ao seu redor, se é mais tímido ou introvertido.
De qualquer maneira, seria interessante que buscasse ajuda de uma psicóloga para poder melhor entender o que está acontecendo e quais são seu sentimentos. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

10 AGO 2022

Olá Akira! Obrigado por escrever. Será interessante analisar mais profundamente, pois você diz demonstrar sentimentos somente com quem está em relacionamento. Isso quer dizer que consegue demonstrar sentimentos, se importar, sentir afeto e saudades. Dessa afirmação derivam algumas consequências: o foco da demonstração fica direcionado a apenas uma pessoa, podendo sobrecarregá-la de expectativas e trocas; os outros acabam sendo descartados, pois as crianças vivem relacionamentos diferentes dos adultos e idosos: crianças se relacionam com mãe, pai, colega, professora, babá; idoso, pai se relaciona com esposa, filhos, irmãos, amigos; idoso se relaciona com esposa, irmãos, amigos, filhos, netos, cuidadores.
Qual será o grau de comprometimento efetivo de você, para mudar a si mesmo? Vamos refletir para valer, com um psicólogo?
Abraços virtuais (A Dengue e a Covid são reais. A maior parte dos políticos é falsa. A Imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.