Tenho dificuldades para pensar e sentir os prazeres e felicidades antigas.

Feita por >Dan · 16 mar 2022 Psicoterapias

Tenho dificuldades em relação a minha namorada e também com meus amigos, mas isso parece ser mais grave quando estou com ela. Isso começou em Dezembro de 2021, tínhamos acabado de fazer 4 meses de namoro, e eu comecei a ter dúvidas sobre nossa relação, se gostava dela ainda ou não. Eu contei sobre isso a ela, e como esperado, qualquer um entraria em pânico se o parceiro estivesse em dúvida, creio eu. E durante duas semanas ela me "pressionou" bastante sobre isso, e as dúvidas começaram a aumentar cada vez mais. Pelo menos, hoje vivemos mais em paz, conseguimos conversar bastante sobre, e eu sei que amo ela. Eu só queria saber se é normal ter essa dificuldade em pensar num futuro com ela ou em momentos em que vivemos. Eu sempre fico animado quando consigo pensar em algo assim, mas é difícil isso acontecer.

A melhor resposta 17 MAR 2022

Olá Dan, espero que esteja se sentindo melhor.
Para prospectar um futuro é importante viver o momento presente. Como você disse que a ama, te convido a observar quais as atitudes vocês tem um com outro HOJE que te faz querer ficar. Viva um dia de cada vez e lembre-se que a escolha é diária. Se passar o dia vivendo o passado ou tentando controlar o futuro essa dificuldade e sentimento de infelicidade só vai crescer dentro de você.

Caso sinta dificuldade em viver no momento presente, talvez o que está relatando seja apenas um aspecto de um problema maior. Ter dificuldades, se sentir triste e confuso é normal, porém é importante se perguntar ''Está causando impacto no meu cotidiano? Tenho passado muito tempo preso a esses problemas/pensamentos?''. Se a resposta for SIM, busque a ajuda de um profissional, você não precisa passar por isso sozinho.

Lídia Rodrigues Oliveira
Psicóloga - CRP 09/15726
Especializanda em Terapia Cognitivo Comportamental.

Lídia Rodrigues Oliveira Psicólogo em Goiânia

1 resposta

23 MAR 2022

Danilo Leal,
Voce parte de um princípio mecânico, estanque e isto não se aplica para os sentimentos que são dinâmicos. A vida é dinâmica, é energia. todos nós somos diferentes a cada momento.
A única certeza que tem é sobre voce mesmo, um princípio semovente que está numa constante evolução. O que passou, passou, não volta mais. Voce tem que identificar no aqui e agora o sentimento que flui.
As coisas são como são e não como queremos que sejam...
Quem é voce? O que é voce?

5817 respostas

17 MAR 2022

Dan pensar no passado ou futuro pode ser algo natural, creio q vc não deva se obrigar a pensar nisso. Deixe as coisas fluírem naturalmente. Viva o presente sempre .
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAR 2022

Ola
Dúvidas sobre o futuro sempre existem e se dá felicidade quando ela está lá é um bom sinal.
Dúvidas sobre o futuro a dois são comuns, é normal não conseguir planejar ou visualizar tudo.
Apenas apreciar o hoje. Com relação a insegurança a terapia pode ajudar.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

17 MAR 2022

Bom dia, Dan,
Primeiramente, parabéns pela decisão de conversar sobre suas dúvidas. Sim, temos de falar sobre nossas inseguranças, pelo bem da relação.
Nada está bom sempre, e nem nunca estará. E a confiança e liberdade de conversar sobre os medos de ambos é o que torna a relação mais saudável.
Agora voltando à sua questão, pode ser que a ansiedade do dia-a-dia, o cansaço e o desgaste físico esteja atrapalhando sua relação consigo mesmo, seus prazeres e interesses. Sim, o cansaço interfere na nossa percepção de nossos próprios gostos, e muitas vezes aquilo que antes nos agradava deixa de fazer sentido ou nos interessar. É um sinal claro de estresse.
O primeiro passo você já deu, que é pedir ajuda e falar o que te incomoda em si mesmo. Isto requer muita coragem e maturidade.
A psicoterapia pode te ajudar a ir muito além dos medos e das incertezas, melhorando sua auto-estima e confiança em si, pra que possa assim reencontrar seus gostos e alegrias.
Se tiver interesse ou apenas quiser conversar um pouco mais sobre o assunto, fico à sua disposição.
Tenho especialidade em Psicoterapia Breve e Terapia de Casais, atuando há mais de 20 anos com o foco na solução dos problemas que nos afligem no dia-a-dia.
Confie em você. Você sempre saberá o que é melhor.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

17 MAR 2022

Olá Dan! Grato por escrever. Namoro é experiência de aproximação que faz ver, devido a aproximação, aspectos e intensidades que não podiam ser vistas por visões mais de longo, ou menos frequentes. Sendo assim, na maior parte das vezes acaba. Namoro começa idealizado: precisa ser realizado. Futuro duradouro, precisa de persisência, flexibilidade, tolerância, sabedoria, discernimento. Sabedoria, tolerencia e demais princípios precisam de amadurecimento. Em dúvida, retarda-se o amadurecimento. Amadureçam!
Conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8644 respostas

17 MAR 2022

Olá Dan!
Realmente deve ser difícil sentir diferentes incertezas. Vocês começaram muito bem, pois a comunicação é a base de tudo. A terapia iria ajudar, você entender essas duvidas e o momento que você vem enfrentando. As vezes nossas inseguranças tomam conta e precisamos trabalhar com isso. Fico a disposição!

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

17 MAR 2022

Boa noite Dan
Ter dúvidas no relacionamento faz parte da integração de teus sonhos e desejos com a pessoa que está junto de ti.
Tomaram a melhor decisão, apesar de no início ter sido mais complicado, em conversar abertamente sobre esse assunto.
Se conseguires resolver a questão internamente e com ela seria muito bom mas, se ainda permanece muitas dúvidas procure uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre