Estou me sentindo muito mal e não sei mais o que fazer

Feita por >Leo · 17 mai 2021 Depressão

Talvez eu nem esteja aqui atrás de uma resposta, só quero desabafar porque não tenho mais ninguém com quem falar. Meu nome é Leo, tenho 19 anos. Curso licenciatura em matemática a noite e trabalho no setor financeiro de uma empresa durante o dia.
Um ano e meio atrás eu tentei suicídio por overdose pois me sentia vazio após o término do ensino médio. Passei a fazer terapia mensalmente, pois é o que tenho condição de pagar. Desde sempre, me sinto só. Sempre tive dificuldades em me relacionar com as pessoas. Nunca namorei, sequer beijei alguém. Tenho atração somente por meninos, mas tenho medo de me assumir. Tentei me aproximar de um amigo meu e quase tivemos um relaciomamento, mas meu medo de ser descoberto fez com que nos separássemos. Ele seguiu a vida dele, eu continuo no mesmo lugar. Agora, não tenho mais ninguém e estou desesperado contando um pouco do que sinto na internet. Não sei mais o que fazer, tem dias que eu não consigo me olhar no espelho, nos fins de semana eu chego a dormir até 20 horas, às vezes tomando remédio para continuar sentindo sono na tentativa de não ficar acordado pois assim eu sofro menos, tem dias que eu não sinto mais vontade nenhuma de sequer me levantar da cama para trabalhar. Estou cansado de tudo isso, estou pensando em me matar de novo. Isso dói. Dizem que eu só tenho que fazer o que gosto e esquecer os problemas, mas eu simplesmente não sei mais do que gosto se o que eu gostava não me traz felicidade nenhuma e eu não sinto mais vontade de fazer nada. Como fugir disso?

A melhor resposta 18 MAI 2021

Olá Leo! Que bom que você escreveu. A situação que você descreveu ilustra uma realidade muito atual. A solidão é muito mais uma forma desenvolvida pelo modelo tecnológico-capitalista atual do que uma tendência autônoma das pessoas. Será preciso, muito preciso que você tenha convivência regular com pessoas, desenvolva rotina de vida razoável e saudável. Converse com seu psicólogo sobre isso. Sessões mensais, são extremamente distantes e desaconselháveis para o quadro que você descreveu.
É muito possível que sua avaliação sobre sexualidade esteja extremamente temperada pela insegurança e pela imaturidade no assunto. Prudência.
A Matemática (como outros saberes científicos) é um saber maravilhoso. Você escolheu estudar Matemática, porque nutre a ideia de que lá no final do curso tem um marco de conclusão, um marco de conquista, que abrirá muitas outras frentes de vida.
Não fuja das coisas da vida, seja persistente, integre cultura, natureza e ética, aos poucos você desenvolverá formas de lidar com as coisas com predomínio da alegria e da realização.
Se puder ajudar, conte comigo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

10 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém