Eu tenho uma dificuldade enorme em admitir ou mostrar meu erros, o que eu faço?

Feita por >Elisa · 29 mar 2021 Habilidades sociais

Talvez alguns digam que é só falar o erro e tudo certo, mas noeu caso vem um pavor mórbido que eu sempre tenho a sensação de que eu preciso estar bem, rindo, tudo está ótimo, e quando tenho atitudes erradas ou alguém me corrije eu me sinto arrasada e de orgulho ferido, sinto que desapontei e perdi aquela pessoa. Então eu sou muito fechada emocionalmente e acabo filtrando só o qie é bom pros outros, e mesmo quando estou mal precisando de ajuda eu digo que não precisa, posso estar morrendo,mas por fora está tudo bem e não aceito ajuda dos outros.
Também tenho medo de depender de outros e jogarem na minha cara, e medo de incomodar, de ser um fardo.
Outro dia uma colega me fez uma pergunta se algo que eu estava fazendo estava dando certo, como etaba sendo a experiência e eu acabei mentindo falando que estava indo tudo bem, de forma muito vaga. Sendo que eu não estava dando conta, me sentia exausta e não estava sendo produtivo. Era algo que eu podia parar de fazer, mas mesmo assim ficava lá dando o sangie e o suor sem nem sentir prazer no qie ei estaba fazendo , pois para mim parar seria o mesmo que ser incapaz e só de lembrar eu me sinto extremamente envergonhada.
Aliás, percebo que esse sentimento de vergonha me atrapalha muito, pois acabo escondendo várias coisas que não são legais sobre mim, por achar que se as pessoas descobrirem quem eu sou elas não vãoe querer e vão escolher pessoas melhores que eu.
Essa situação já passou faz meses e mesmo assim ainda me sinto mal por ela,e pior,na minha cabeça eu sou mentirosa e os outeos sabem disso.
Vivo atormentada por mim mesma, e eu me afasto das pessoas por achar que eu sou uma pessoa ruim e que por causa desses comportamentos eu sou má.
Me sinto longe até de Deus, me sinto sozinja no mundo.
Tenho notado que cada vez mais esse terror de esconder as coisas tem me causado uma ansiedade e preocupação excessiva.
E pra piorar eu leio na internet sobre disturbios psicológicos , ficoe perguntando se eu não sou narcisista ou tenho algum grau de psicopatia.
Pois eu sou uma pessoa mais fria, porém com o lado emocional todo desorganizado. Mas eu nunca menti pra prejudicar ou usar alguém, era mais pra eaconder minhas falhas.
Pela minha dificuldade em ver o lado do outro, euacabo pensando nessas coisas.
O que piora pq eu vejo esse tipo de gente como pessoas que não são humanas,e ser assim é melhor morrer.
Mas como eu tenho muitos problemas e dificuldades emocionais como a tag e a depressão, eu fico sem saber que tipo de pessoa reaente sou eu. Queria saber....porque honestamente não sei quem sou.

A melhor resposta 3 ABR 2021

Bom dia Elisa, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo seu relato é possível inferir que seu lado emocional precisa de suporte para se desenvolver de forma saudável e adequada, pois ele está te trazendo doses consideráveis de sofrimento, e também já está afetando seu lado mental. Precisamos ter o entendimento que ninguém é perfeito, e isso nos torna cúmplices em nossas imperfeições e na busca por melhorias em nosso ser. O que está acontecendo, ao meu ver, é que você está se colocando uma carga de cobrança muito grande, e, muito provavelmente, muito maior que o outros de fato o fazem, se realmente fazem. Um exercício super importante para tentar melhorar esse nível de cobrança pessoal, é não tentar se comparar com ninguém, em nenhum momento, por enquanto. No fundo, o que estamos desejando, é que você melhore sua autoestima, e comece acreditando que você é totalmente capaz de realizar boas tarefas e atividades, mas não porque você precisa dizer isso para alguém, mas sim porque você quer fazer isso para você própria, como uma forma de dizer que se ama, e quer dar o seu melhor porque você merece isso. Sobre as questões de diagnósticos, é preciso verificar se eles foram dados por profissionais capacitados para isso. Não tente se autodiagnosticar baseando-se por leituras na internet. Pelo que descreve no texto, um acompanhamento psicológico é muito recomendado para você para que possa trabalhar essas questões que tem relatado de modo a minimizar seu sofrimento e melhorar consideravelmente sua qualidade de vida. Procure um profissional de psicologia capacitado, de sua confiança, para te dar suporte nesse processo. Estou a disposição para atendimentos on-line, caso precise. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

30 MAR 2021

Olá Elisa.
Grata por sua participação.
Você não mencionou se foi diagnosticada com TAG por especialista ou se chegou a essa conclusão por conta dos artigos que leu na internet. Então, tome cuidado ao chegar a essas conclusões por conta própria que podem estar completamente equivocadas e você sofrer por antecedência e na pior das hipóteses se automedicar errado causando danos à saúde. Dê sempre preferência à recorrer a um especialista da área médica e ao psicólogo. Os sintomas com alto grau de ansiedade, medo do julgamento dos outros e insegurança que citou denotam baixa auto-estima. Procure um profissional da psicologia. O psicólogo num ambiente neutro, sigiloso e sob à luz do conhecimento científico saberá conduzí-la gradativamente ao autoconhecimento e você poderá entender o por quê isso vem acontecendo e quais estratégias de enfrentamento poderá usar para fazer as mudanças necessárias ao seu Bem Estar físico e emocional.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 MAR 2021

Olá Elisa, no seu relato você diz ter ansiedade e depressão. Você faz tratamento medicamentoso é terapia ? Caso sim, converse com os profissionais que te atendem. Caso não faça terapia, busque ajuda especializada de um psicólogo. Na terapia você será capaz de descobrir as origens de seu comportamento, irá se conhecer melhor e mudar seu padrão de funcionamento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

30 MAR 2021

Olá Elisa! Grato por escrever. Seu texto coloca significativo sofrimento, por isso mesmo, ao mesmo tempo, coloca busca por modificar essa realidade.
Na verdade você vive a sensação de insuficiência, lutando com todas as suas forças para esconder isso, sem poder trocar de forma eficaz com as pessoas. O gasto de energia para esconder a humanidade normal, natural é tão grande que você não experimenta serenidade para observar e ponderar as incoerências, limitações e contradições que são próprias de todos os seres humanos. Também por não trocar, acaba por não ter acesso às dificuldades que outros experimentam.
Sendo assim, será necessário você criar vínculo de qualidade com um psicólogo, portando-se com abertura mental, persistência e disciplina, para que possa resgatar o centro do seu bem estar, nas essências de si mesma.
Procure por um de nós e passe por uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.