Por que me sinto doente?

Feita por >Marya · 1 nov 2020 Angústia

Eu sei que estou saudável, bem, pelo menos eu acho e foi o que, desde a última vez que visitei um doutor, ele me afirmara, porém, me sinto assim, desfalecendo. Mórbida. Pesada. As vezes é difícil respirar, as vezes meu peito pesa e eu me sinto sufocada, angustiada, fraca. Me sinto doente, morrendo. Como se a qualquer momento eu simplismente fosse desfalecer de tanto cansaço.
Não me considero depressiva e, muito menos alusiono com a morte. Não sou alegre toda hora, nem triste por longos momentos, apesar de ter dias que me sinto fria, distante e é como se todos os sentimentos que sinto fossem apenas fantasia, não existissem de fato, um exemplo o amor a terceiros. Simplesmente se torna irreal, como se nunca tivesse os amado. Admito que tenho uma dificuldade enorme em superar perdas de pessoas queridas e choro por todos os personagens que morrem nos filmes, como se eu soubesse e sentisse a dor daqueles que os velam. Como se fossem elas, as minhas. Acho meio bobo fazer isso, são apenas personagens, mas isso altera totalmente meu humor do tipo que eu fico calado, quieta, vazia, como se eu tivesse de fato perdido alguém e não apenas se resumisse a um filme.
Também tenho mania de balançar as pernas, faço isso para tudo, e preciso disso até para durmir.
As vezes parece que vou explodir. Que eu preciso extravassar, socar algo, gritar, jogar alguma coisa e depois que isso acaba, só me resta o nada. O imensurável vazio. Me sinto sozinha também, e apesar de todos esses sentimentos que disse acima me definir, sinto que é errado. Eu tenho uma mãe que me ama muito e daria tudo por mim, cresci com a ausência do meu pai, mas apesar disso, minha mãe foi meu tudo. Sei que não preciso dele mesmo que queira e que não deveria ser assim, quando minha família apesar de toda errada é minha. Minha louca e errônea família.
Acho que me tornei assim desde quando eu entendi o que era a dor de perder alguém, quando eu perdi minha estimada segunda mãe, irmã e amiga. Vai ver o luto dura mais tempo que apenas alguns anos, ou a raiva de não ter ido em seu velório e visto seu rosto uma última vez ainda me consuma. Talvez, certas pessoas nunca aprendem como dizer adeus.

Acho que já falei demais. Me desculpem! Só queria entender o porque disso tudo, o porque de eu me sentir assim e ser assim. Sou só a adolescente, e como tal, tendo a tornar pequenos arranhões em grandes cortes. Espero não estar fazendo-os perderem seu tempo.

A melhor resposta 2 NOV 2020

Marya... sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta
Você tem uma sensibilidade muito grande, tem um enorme coração e isto é bom. Tem empatia com as pessoas, se liga através do sentimento, mostra que tem uma espiritualidade ativa e está em dificuldade de conviver neste sistema frio e calculista que impõe limitações, julgamentos e regras...
Marya, você veio através dos teus pais mas não é deles, foi você que escolheu estas pessoas para serem teus pais, você arquitetou passar por todas estas experiências com um único objetivo: cumprir com a tua missão de vida.
Agora, precisa compreender que tudo depende de você, a vida te fez livre, independente, com possibilidade de experienciar tudo o que imagina e se guiar por seu livre arbítrio. Cada um de nós tem esta possibilidade desde que decida e escolha. Somos responsáveis pelo que somos, tudo depende do que escolhemos.
Tens que saber conviver com este meio que é desse jeito e não submeter-se a ele.
Se você se submeter, se coloca como vítima. Precisa ser artífice de ti mesma.
Nossa primeira realidade é espiritual, energética... antes de teres um corpo físico, eras energia espiritual. Foi ele que construiu este corpo que tens e serve para realizar o teu projeto de vida e se realizar.
Se te sentes doente é porque não estás vivendo o teu Ser... ainda! (um trocadilho que faço para te colocar que se és de acordo com o teu espírito, és saudável; Se te colocas como vítima é porque acredita que outros mandem ti).
Antes da doença existir no físico ela existe na emoção. Então mude estes pensamentos... você não está doente, está atrapalhada e confusa, quer viver de uma forma mais plena e não está encontrando o rumo...
A Psicoterapia te ajudará nesta tarefa. Compreenda-se e não aceite esta condição. Te ajudará a ter consciência da tua missão de vida e desenvolvê-la.
Tudo pode realizar desde que decida dentro. As condições físicas ($$) vão aparecer desde que tome a decisão de fazer.

5817 respostas

2 NOV 2020

Olá Marya! Grato por escrever. O que acontecerá se você escrever, por dez dias seguidos, um pouco mais, um pouco menos, tentanto, de formas diferentes, colocar para fora o que sente? Certamente se organizará melhor. Nós psicólogos, tal qual um jogador de xadrez, nos sentimos desafiados em ajudar a resolver questões como a que você coloca. Por essa razão não se incomode por escrever. a
Escreva!
A princípio, chorar por personagens e por perdas, pode ser considerado como elemento positivo, temperado por empatia, por saudade de passado bom.
De outro lado, há coisas profundas, sigilosas, específicas, que devem ser faladas na individualidade, com o devido compromisso ético, de acolhimento e de análise mais profunda. Eis a razão pela qual será muito benéfico você passar por conduta científica com psicólogo.
Conte conosco. Será enriquecdor.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

2 NOV 2020

Marya, só o fato de vc pensar que esta nos fazendo perder tempo escrevendo uma mensagem assim ja indica que vc precisa de ajuda. Se vc nao precisasse de ajuda não estaria no site de psicologos relatando seu caso. Então, creio que vc esteja depressiva sim, por todos os sinais e sintomas q vc relatou, pelo luto.... enfim, caso vc nao possa pagar por um psicologo, veja gratuito, mas nao deixe de procurar. Se precisar de ajuda sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 NOV 2020

Oi Marya,
Estou agradecida em poder ajudar, tudo que escreveu não faz nenhum colega psicólogo "perder tempo", estamos aqui justamente para isso.
Marya, converse com sua mãe, é muito importante e necessário você fazer terapia. Falar da perda, da saudade da sua amada segunda mâe, vivenciar as etapas do luto, vai ajudar muito nesse momento. Não deixe de buscar ajuda.
Estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins -Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo