Tenho depressão ou não? #2

Feita por >debora · 29 set 2017 Depressão

Tenho 25 anos, sou formada em TI, moro com meus pais e avós, tenho uma ótima família, meus pais são meus melhores amigos, temos uma excelente comunicação. Mas falando em amigos, não tenho muitos. Não estou trabalhando no momento, pois estou me preparando para um intercâmbio de 8 meses em outro país.

A questão é que não tenho dormido absolutamente nada, tenho me alimentado mal, sou extremamente sentimental, acredita que conheço rapazes e já no primeiro ou segundo encontro me apaixono? Odeio ficar sozinha, talvez seja carência, já que estou sem relacionamentos a um bom tempo!

Tô confusa, tenho tanta coisa boa na vida que outras pessoas não têm e mesmo assim estou muito triste, eu choro por estar sozinha, parece que as coisas nunca vão melhorar, daí penso, melhorar o que se tenho: saúde, casa, alimento, tanta gente não tem isso, eu tenho tudo e porque estou tão triste? Isso é depressão? Como eu posso melhorar? Desde já, agradeço !

A melhor resposta 20 OUT 2017

Débora, as questões que mobilizam a angústia são sempre singulares. Todo ser de linguagem ,como somos, carrega algum mal-estar que se evidencia em determinado momento da vida. Os sintomas que você descreveu podem estar associados à abertura de um quadro depressivo ou dizer respeito, apenas, a um momento de vida particular o qual somente você poderá dizer. Por isso, duas coisas são importantes: primeiro, não se compare com outras pessoas, cada um sofre por suas questões e nenhum sofrimento tem menor importância que outro; um segundo ponto, é importante que essas perguntas e sintomas sejam falados de maneira endereçada a um profissional que possa acolher suas questões. Você conhece algum psicólogo de referência em sua cidade?

Rafaela Ferreira Gomes Psicólogo em São Gonçalo

2 respostas

30 SET 2017

Boa noite Débora.
Primeiramente é importante que você não se compare com outras pessoas. Sua vida tem muitas questões positivas, porém esses sentimentos podem vir a aparecer em algumas fases de nossas vidas.
Eu sugiro que você procure uma psicóloga em sua cidade para ajudar a explorar o que te leva a esses sentimentos, a ressignificar algumas questões e lidar com isso da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

30 SET 2017

Boa noite, Debora.
Pelos seu relato, não dá para dar um diagnóstico, o que difere a depressão da tristeza é o período em que a pessoa está dessa maneira, ir outro lado vejo que você tem algumas questões para trabalhar, principalmente o seu lado mais social, aqui mesmo no site você vai encontrar um artigo de Pistantrofobia.
De qualquer forma sugiro que procure um profissional para te ajudar a sair da melancolia.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo